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Honeybear

Primeiros comboios a hidrogénio circulam na Alemanha

7 posts in this topic

  Os primeiros comboios a hidrogénio já circulam na Alemanha!

 

Alemanha-Coradia-iLint-Alstom_01.jpg

 

Anunciados originalmente em 2016, os dois primeiros comboios movidos a hidrogénio já circulam no norte da Alemanha, numa linha onde anteriormente operavam locomotivas a diesel. Os dois veículos Coradia iLint estão equipados com com células de combustível que convertem hidrogénio e oxigénio em electricidade, eliminando assim as emissões poluentes relacionadas à propulsão.

 

A Alemanha torna-se, assim, o primeiro país a ter comboios a hidrogénio em circulação, mas este é um investimento que está na mira de outros, nomeadamente Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Itália, França e Canadá. O Governo francês já estabeleceu 2022 como prazo para ter o primeiro comboio do género nos seus caminhos-de-ferro em 2022, de acordo com o The Guardian.

 

Aliás, os dois Coradia iLint que agora entrarem em circulação são fabricados por uma empresa francesa, a Alstom. Podem ser encontrados, desde dia 17, numa linha comercial de passageiros no norte da Alemanha, entre Cuxhaven e Buxtehude – um trajecto de cerca de 100 km. A Alstom planeia colocar até 2021 mais 14 comboios a hidrogénio na província de Lower Saxony, a oeste de Hamburgo, onde se estrearam os primeiros dois; outras regiões alemãs já mostraram interesse neste tipo de veículos mais amigos do ambiente.

 

Alemanha-Coradia-iLint-Alstom_02.jpg

 

Os comboios Coradia iLint são capazes de atingir os 140 km/h e apresentam uma autonomia de mil quilómetros com uma única carga de hidrogénio. A electricidade necessária para mover estes veículos é produzida juntando o hidrogénio ao oxigénio, um processo que emite apenas vapor e água. Uma bateria a bordo dos comboios ajuda a manter a continuidade eléctrica dos mesmos, armazenando também a energia produzida em excesso.

 

“O Coradia iLint inaugura uma nova era de transporte ferroviário não poluente. É uma inovação que resulta de um trabalho de equipa entre França e Alemanha e exemplifica uma cooperação transfronteiriça bem sucedida”, salienta Henri Poupart-Lafarge, presidente e director executivo da Alstom, em comunicado.

 

Fonte: Shifter

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https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif

Esses fazem 1000Km de autonomia e 140Km/h de velocidade máxima, sabes quanto é que os diesel-vapor faziam só para ter ideia de comparação?

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2 horas atrás, morfo2 disse:

Esses fazem 1000Km de autonomia e 140Km/h de velocidade máxima, sabes quanto é que os diesel-vapor faziam só para ter ideia de comparação?

 

A nível autonomia não faço ideia, a nível de velocidade sei que os "comuns" aqui em Portugal (retirando todos os comboios os  Alfa visto que eles andam a cerca 220km/h) são entre 90 a 120 e a maior parte deles é assíncrona.

 

isto é em comparação de velocidade, os de hidrogénio surpreendem pela positiva, porque iriam ser comboios par ser utilizado nas linhas inter-cidades, regionais e inter-regionais.

 

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1 hora atrás, Lynn disse:

 

A nível autonomia não faço ideia, a nível de velocidade sei que os "comuns" aqui em Portugal (retirando todos os comboios os  Alfa visto que eles andam a cerca 220km/h) são entre 90 a 120 e a maior parte deles é assíncrona.

 

isto é em comparação de velocidade, os de hidrogénio surpreendem pela positiva, porque iriam ser comboios par ser utilizado nas linhas inter-cidades, regionais e inter-regionais.

 

 

Também tens que ver que a linha ferrea em Portugal está uma lástima, tive a oportunidade de trabalhar 1 ano e meio na CP e deu para ver tudo mais ou menos.

Não temos as infraestruturas para ter comboios andarem mais rápido.

 

Se quiseres outro exemplo semi recente, Metro de Lisboa antigamente (vários anos) andavam a 80/90kms, devido a instabilidade das infraestruturas foram obrigados a circular a 50km para não haver algum acontecimento não desejado.

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6 horas atrás, Lynn disse:

 

A nível autonomia não faço ideia, a nível de velocidade sei que os "comuns" aqui em Portugal (retirando todos os comboios os  Alfa visto que eles andam a cerca 220km/h) são entre 90 a 120 e a maior parte deles é assíncrona.

 

isto é em comparação de velocidade, os de hidrogénio surpreendem pela positiva, porque iriam ser comboios par ser utilizado nas linhas inter-cidades, regionais e inter-regionais.

 

 

4 horas atrás, nagatto disse:

 

Também tens que ver que a linha ferrea em Portugal está uma lástima, tive a oportunidade de trabalhar 1 ano e meio na CP e deu para ver tudo mais ou menos.

Não temos as infraestruturas para ter comboios andarem mais rápido.

 

Se quiseres outro exemplo semi recente, Metro de Lisboa antigamente (vários anos) andavam a 80/90kms, devido a instabilidade das infraestruturas foram obrigados a circular a 50km para não haver algum acontecimento não desejado.

Obrigado, só queria mesmo ter algum termo de comparação.

Sendo assim estes novos comboios prometem!

Era bom ver isso em Portugal mas provavelmente só daqui a uma década XD

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Era bom ir de Lisboa ao Porto numa hora ou talvez menos! Quem diz Porto Lisboa, diz Algarve - Vila Real e por aí fora! Unia muito mais o país! 

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Infelizmente o investimento português, passa por alugueres que tornam-se mais caros do que a compra. A manutenção é algo que só é feito quando tragédias acontecem. E os poucos investimentos que fazem, todos por interesses, servem para alimentar os amigos dos detentores dos tachos... 

Por muito que se inove em Portugal na próxima década não é pensável sequer. O aluguer de alguns comboios velhos tem sido um negócio milionário para a Espanha que vai disponibilizar uma meia dúzia de comboios do século passado com imensos custos de manutenção... 

É o pior... Só será completo o negócio em 2022... Mas prontos, vamos continuar a alimentar quem já está alimentado... Renovar só para daqui a 10 anos, de país desenvolvido estamos a começar a ser em desenvolvimento, porque de facto o atraso de Portugal está a ser extremo. Como apaixonado pelos países nórdicos, vejo que Portugal tem muito ainda a aprender, investir onde deve ser investido...

Olhando para uma Dinamarca e Portugal, pergunto-me onde gastamos os milhões e milhões de importos que todos nos depositamos nas contas do estado? Um país que incentiva o uso de transportes públicos e tem linhas de comboio onde de 2 em 2 meses um descarrila, autocarros onde os atrasos passam as meias horas, onde o preço de um passe mensal de autocarro para um miúdo ir para a escola a 5km ronda os 65€. E tudo isto comparo com um país onde por o equivalente a 70 e poucos € (salário mínimo de 2100€, atenção!), conseguimos ter um passe mensal intermodal (autocarros, metros, ferrys, metros, etc) sem limites num raio de mais de 50km e isto não é apenas especulado e em condições especiais por ser estudante idoso ou o que for... Apenas é assim, falo por experiência própria, apenas noto que cada país estabelece as suas prioridades, Portugal enche os bolsos de alguns, outros pensam em que lá reside... 

Mas veremos quanto tempo demorará a chegar isso até cá. 

A tecnologia é espetacular, fascina-me, mas é Portugal... :/

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