• Chatbox

You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Annie

Critérios De Correção - Exame Fqa715 - 1º Fase 2016

24 posts in this topic

Critérios oficiais já sairam:

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Exames
Versão 1:

Hidden Content

Versão 2:

Hidden Content

Post original
As escolhas múltiplas são a da versão 1, mas coloquei a resposta por extenso para os da versão 2 verem a equivalente.

Grupo I
1.
1.1) 2,4m
1.2) A [Vx=-2,0+1,2t]
1.3) Gráfico
2.
2.1) C [F diretamente proporcional à aceleração]
2.2) 1,16.102 m.s-2

Grupo II
1) B [u = 6,0sin(1,2.102 πt)]
2) 1,28.10-1 V

Grupo III
1) +- 0,5mm
2) 3,36.10-1 N
3) B [A que tem só a seta para a esquerda com menor tamanho que as outras duas]
4) A [A que tem o X em cima e não são paralelas]

Grupo IV
1
1.1) 2,28.104 J
1.2) C [da diferença entre as taxas temporais de absorção e de emissão de energia pela superfície da lata]
2) D [0,34 x (c - 27) = - 0,20 x (c-5)]
3) C [4,6 vezes maior do que a espessura da chapa de aço]

Grupo V
1) B [superior ... superior]
2) -4,0.10-6 mol.dm-3
3.
3.1) C [H3O+ e H2O]
3.2) Resposta longa
4) A [1,8.10-6 mol.dm-3]

Grupo VI
1) B [+1]
2.
2.1) A [1,50 mol]
2.2) 1.38g.dm-3
2.3) Não sei quanto dá corretamente, deu-me Kc=1.86 [Dá Kc=0,537]

Grupo VII
1) D [A que tem 4 eletrões não ligantes em cada oxigénio e duas ligações covalente duplas]
2) 180º
3) B [2,1,0]
4) D [2,18.10-18 J, sendo o eletrão removido de uma orbital 2p]
5) Resposta longa

E a segunda versão?

Calhou-me a versão 1, não te sei dizer as letras das múltiplas da versão 2, mas vou editar e escrever a resposta por extenso

Thanks! Mas és de 20 a f.q?

Não, mas as respostas que indiquei devem estar praticamente quase todas certas porque confirmei com a stora depois do exame e coloquei a correção das que tinha mal no enunciado.

O que achaste do exame? Fácil? Difícil?

Estive a ver a versão 1 e parece mais fácil que à 3 anos atrás, os exercícios pelo menos estão bem mais explícitos e finalmente usam imagens decentes.

Facílimo, acertei o cálculo todo menos a 2.3 do grupo VI onde me enganei no passo E

Os outros passos tenho corretos, o C e o D dependendo do professor corretor tenho certo ou errado, porque está lá o cálculo, mas não está explicito.

Hidden Content

Depois errei algumas múltiplas mesmo estúpidas, mas regra geral, o exame foi bastante acessível e fácil, mas tinham alíneas que davam trabalho a fazer (fáceis mas trabalhosas).

Devo ter entre 14 e 16, a ver se subo um bocado na 2ª fase.

Boas.

Cometi o mesmo erro no exercício em que era pedido o cálculo da constante de equilíbrio. Achas que o facto de, tal como tu, ter considerado a reação inversa para o cálculo de Kc é fator de desvalorização?

Boas.

Cometi o mesmo erro no exercício em que era pedido o cálculo da constante de equilíbrio. Achas que o facto de, tal como tu, ter considerado a reação inversa para o cálculo de Kc é fator de desvalorização?

É, na ultima etapa, perdes 4 pontos se tiveres o resto correto (ficas com 11 nesse exercício).

Eu não sei é se me vão descontar 4 pontos ou 9 pontos visto que eu fiz o cálculo das concentrações na própria constante, não me lembro se coloquei Kc = [H2].[CO2] / [H2O].[CO] , mas se coloquei não devem descontar.

Exato

A questão é que, a meu ver, os reagentes correspondem às substâncias que têm concentração inicial, não àquelas que não têm concentração inicial, isso não faz sentido nenhum. Logo, Kc teria de ser o inverso do Kc proposto pelo IAVE, mas enfim...

Exato

A questão é que, a meu ver, os reagentes correspondem às substâncias que têm concentração inicial, não àquelas que não têm concentração inicial, isso não faz sentido nenhum. Logo, Kc teria de ser o inverso do Kc proposto pelo IAVE, mas enfim...

Foi exatamente o que eu pensei, por isso é que fiz ao contrário.

Colocaram-se substâncias para reagir, na minha cabeça isso são reagentes, mas segundo a reação que eles puseram são produtos.

Mas a reação dá-se nos dois sentidos.. por isso é que achei que dava para trocar e escrever a reação ao contrário, sendo H2 e CO2 produtos e CO e H2O reagentes.

Muito estranho, se muita gente errar eles são capazes de dizer algo, principalmente a spf ou a spq.

Também pensei nisso, aliás já estou ansiosamente à espera pelo comunicado da spf!

Estou à espera da correção detalhada deles para ver como é que eles explicam a resolução.

"A Sociedade Portuguesa de Física (SPF) considera a prova adequada ao programa da disciplina e elogia a forma como esta foi construída."

"Apesar dessa percepção da professora e dos alunos, a SPF considera que a prova de Física e Química teve “uma extensão adequada ao tempo previsto para a sua resolução”.

Também o grau de dificuldade foi considerado por aquele organismo como apropriado e semelhante ao que se tinha verificado em 2014 e 2015."

"As questões “são formuladas de forma clara e compreensível, tendo em conta os destinatários, e não colocam problemas de correção científica”, sublinha a SPF.""

Fonte:

Hidden Content