antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
RachadoPT

[Tutorial Básico] Programar Em Pascal #1

7 posts in this topic

    Boas pessoal, como nunca vi nada sobre programar em Pascal aqui na comunidade decidi trazer eu uns pequenos tutoriais básicos, para quem quer aprender a fazer uns programitas assim só para brincadeira.

 

O que é Pascal? 

     - Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth,2 tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.

 

Que programa devo usar para programar em pascal?

    - Eu aconselho Pascalzim, que é um programa brasileiro muito fácil de usar e tem compilador, para transformarem logo o programa para .exe. Existem tambem outros programas tais como o Turbo Pascal, Free Pascal e outros, mas eu recomendo mesmo o Pascalzim. 

 

     Site do Pascalzim: http://pascalzimbr.blogspot.com.br/

 

Deixa-te mas é de paleio e ensina logo a começar um programa!

 

   Todos os programas em Pascal começam por: Program 'nome_do_programa' ;

O "program" só aceita 1 palavra para dar o nome ao programa, caso queiram escrever um nome com mais que uma palavra, têm que separar as palavras por "underscores" , "_".   Ex: Program 'calculadora_simples';

No fim de cada linha tem que ter também um ponto e vírgula, que marca o fim da sintaxe, fora nas estruturas condicionais e repeticionais, mas isso explico mais pra frente.

   Para fazer aparecer alguma coisa no ecrã usam a seguinte sintaxe: write('texto');  ou writeln('texto');

A diferença do Write para o Writeln é que o write escreve tudo numa linha e caso o texto exceda o limite de carateres dessa linha o programa não escreve mais, e o Writeln continua o texto noutra linha, por isso eu aconselho a usar sempre o Writeln porque mesmo que não exceda o limite da linha não muda nada.

Quando querem escrever alguma coisa de texto tem que ser dentro de apóstrofes, para o programa saber que o que foi escrito foi do tipo string.

   Exemplo de programa:

 

 

Program 'olamundo';

 

Begin

     writeln('Olá Mundo!');

End.

 

Este programa vai digitar no ecrã "Olá Mundo!"

 

Este foi o primeiro Tutorial de Pascal, o que não vai muito longe porque também ainda só vou a dar as estruturas condicionais na escola.

 

Se tiverem alguma dúvida deixem ai abaixo e se gostaram não se esqueçam de dar +1

 

Digam também se acham que vale a pena fazer tutoriais desta linguagem, porque esta linguagem não serve para muita coisa, e não se vêm por aí programas feitos com ela porque ela é geralmente usada nas escolas para ensino apenas!

 

Até ao próximo tutorial!

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

que nice, é como se fosse uma quest, no meu ponto de vista ._.+1 tou a espera do prox

Share this post


Link to post
Share on other sites

Até pode parecer uma quest com esta sintaxe, mas lá no 3º ou 4º tutorial já não acho que pareça tanto uma quest xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, faço tutorial em video ou por texto? xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, faço tutorial em video ou por texto? xD

A mim tanto me faz, entendo das duas maneiras e se tiver dúvidas não hesito em colocá-las.

Share this post


Link to post
Share on other sites

que nice, é como se fosse uma quest, no meu ponto de vista ._.+1 tou a espera do prox

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this