Bem neste tópico irei realizar umas mini avaliações e detalhes para alguns servidores privados português .
EliteMt2
-O EliteMt2 já é bastante antigo , mas não perde a qualidade não me lembro de ter ouvido falar de corrupção sobre o servidor , e estilo PvM/PvP , o nível máximo é 250 , mas com uma recente actualização passou a 240 sendo assim jogadores acima de 240 ficaram com o nível actual para não haver confusões , O servidor de vez em quanto leva actualizações importantes como implantação de armas/armaduras/ entre outros , nunca levou reseet .
-O MKMT2 é um bom servidor estilo PvP PvM já têm uns bons anos , já ouvi certos casos de corrupção não sei se é verdade ou não , eu já joguei e não notei o cheiro a corrupção , o MKMT2 têm como nível máximo 150 , Também leva actualizações de longe a longe mas importantes novo objectos mapas entre outros , o MK têm andado apagado do PvP sendo assim um servidor mas virado para o PvM , a população que anda pelo Mk são os português e os brasileiros . o Mk já levou mais que um Reseet .
-O DragonSD é um servidor estilo PvM é um servidor recente já têm um bom tempo , nunca ouvi falar de corrupção no servidor , eu também jogo e não senti o aroma a corrupção nem nada do género , como todos os servidores há duelos , têm a quest de Kill´s PvP e não têm de PvM o que acho estranho num servidor PvM , o DragonSD Têm como nível máximo 215 , não me lembro de actualizações no DragonSD . O DragonSD já levou reseet .
-O MyLastPvP é um servidor polémico , por o sucedido no passado , actualmente é um dos melhores servidor português a meu ver , gosto bastante de jogar , apesar de ter sido banido mas isso explicarei no final do tópico , o servidor e PvP/PvM mas mais virado para o PvP , é um servidor português actualmente mas a uns tempos atrás tinha pessoal inglês , como havia muita pouco gente o servidor passou a ser Oficialmente Português , O servidor têm uma equipa actual muito profissional e disposta a ajudar quem precise , O servidor penso que nunca levou nenhum Reseet .
-O DKMT2 é um servidor PvP/PvM , apesar de tudo que já passei com o DKMT2 , confusões com o Administrador , há de se ser realistas e profissionais , é um bom servidor não há corrupção eu próprio joguei , e muitos apontam que aja corrupção na guild ReborN , mas não há pois eu fui da guild ReborN e não ouve qualquer tipo de corrupção , o nível máximo é 150 penso , é um servidor recente e bom , o DKMT2 Já levou Reseet .
Avaliação de 1 a 10 : [08] _____________________________________________________________________
M2Dragon
OO M2Dragon é um servidor Full PvP , começas-se a nível 65 e têm como nível máximo 105 , este servidor não é como os outros para podermos upar temos de acumular Kills ou seja por cada jogador morto por nós recebemos EXP , eu pessoalmente jogo e adoro ! têm uma boa equipa , gosto bastante da comunidade , o M2Dragon nunca levou reseet até a data .
-Bem como disse no texto da avaliação ao MyLastPvP irei explicar como fui parar banido !
Bem eu um dia decidi trocar os meus equipamentos todos Metin2.PT por MyLastPvP , na altura era permitida a troca inter servidores , mas a suposta pessoa que eu troquei fez Farm Kill , eu fui banido por estar em posse de itens de um char banido por Farm Kill fui um pouco injustiça do comentem com a vossa opinião sobre este assunto , eu ainda não falei com o administrador do MyLastPvP após a actualização da equipa , irei tentar falar com ele tentar resolver este problema , pois eu naquela época fiquei praticamente limpo no pt recentemente consegui refazer a minha vida no pt e gostaria de voltar ao MyLastPvP :)
Servidor parece muito bom pelo que parece, em principio vou jogar, mas uma sugestão que muita gente irá concordar de certeza: se os bonus forem pt-br, metam pt-pt e no 6-7 metam só bonus de pvm, senão o pvp fica muito abusado. Isto a meu ver claro, mas boa sorte com o server ^^
Boas
Venho aqui falar sobre o dano das aranhas do V3, eu sou Guerreiro mental, lvl 93, já experimentei vários bonos nos meus equips, e mesmo assim as aranhas pequenas sacam-me 2k e as grandes 3k, ora isto parece pouco agora imaginem várias aranhas a tirar isto, morro muito rapido, o que me impede de passar de nível, eu até tiro bom dano mas não basta se elas me tiram muito. O que eu cria propor era se dava para baixar o dano das aranhas do V3, porque realmente está bue alto.
Cumpz: Dreams
Bom para quem precisa de um item que teletransportar para perto do líder do grupo.Observação: necessário está no grupo para usar o item de teletransportar para perto do líder do grupo.
quest teamwarp begin state start begin when ID_DO_ITEM.use begin if party.is_party() then if party.is_leader() then say_title("Gruppenmitglieder ansprechen!") say("Möchtest du die Gruppenmitglieder ansprechen?") local ss = select("Ja","Nein") if ss == 1 then item.remove() party.setf ( "x", pc.get_x() ) party.setf ( "y", pc.get_y() ) party.chat("======== Der Leader spricht zu euch! ========") party.chat("======= Ihr könnt euch nun teleportieren! =======") else say("bye!") end else say("Zum Leiter teleportieren!") say("Möchtest du dich nun teleportieren?") local ss = select("Ja","Nein") if ss == 1 then if party.getf("x") == 0 or party.getf("y") == 0 then say("Dein Leiter ist nicht bereit.") else item.remove() pc.warp(party.getf("x").."00",party.getf("y").."00") end end end else say("Du bist in keiner Gruppe.") end end endendCréditos: SoNicce.
Boas familia cyber.
Venho ca esclarecer o que para uns não e novidade e para outros pode ser.
Este tuturial destina-se a pessoal que tenha o seu servidor com os serviços da NO-IP
Introdução
Veja-se livre do xamp e consiga um site 24/7
Pode adequiri um Subdomino gratis em qualquer webhost free - Webhost usado neste tut: 000webhost
1ºPasso
Depois de adquiri um subdominio num webhost gratís e de arranjar um site de metin2, configure-o da seguinte maneira.
Host: "Seu endereço no-ip"
User: root
Password: 123454321 (sua pass)
2º Passo
Comprimir o site num arquivo .zip e realizar o upload para "public_html" no seu webhost atraves do painel de cliente
3ºPasso
Abrir a porta (3306) no portmap tal e qual como uma porta de jogo. (deixo o esquema)
3306 | 3306 | any | 3306 | 192.168.5.100
4ºPasso
Abrir a porta (3306) no router tal e qual como uma porta de jogo. (TCP e UDP)
5º Passo
Testar e ser feliz
Notas finais:
[*]Pode nao funcionar coretamente se as ligações do webhost ate ti forem lentas
[*]Favor de configurar o site direito
[*]Aconcelho a mudar a password da base de dados (idiotas chamam navicat) porque a porta fica aberta a coneçoes externas e qualquer um pode entrar nela basta digitar a password das files e entra. Por isso toca a mudar a pass para vossa segurança e do servidor.
Creditos: Henrique Oliveira
Mais alguma coisa comentem ai em baixo
Se gostarem deem http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif 's
Quem nao quer nao usa apenas estou a partilhar uma informação que tive de aprender sozinho porque quando eu queria a 3 meses, ninguem me sabia responder, ao fim de dois meses lembreime de partilhar para que ninguem volte a ter de passar pelo mesmo.
Cumprimentos Henrique Oliveira
Olá pessoal, bom hoje trago o meu trabalho em montar uma serverfiles ótima para disponibilizar para que as pessoas não tenha dificuldade de entender e de compreender basicamente como essa serverfiles funcionar. Essa serverfiles foi criada por mim não está totalmente completar falta 30% para completar pois falta quests e eventos, está serverfiles pode ser pvm ou pvp vai ao gosto do seu desenvolvedor, as quests iníciais foram removidas por mim então só tem as quests importante como você vai nota assim que você baixar para testa mas já garanto de início que está serverfiles estão ótima.
Atenção!
Para iníciar os 10 channels necessário 12 Gbs de Ram.
Ser você gostou do meu trabalho não esqueça de agradecer.
Bem-vindo ao Overgame Beta.
Descrição do servidor Overgame:
Proteções contra ataques.
Gamecore2089.
Dbcore1667.
Lib2010.
Nível máximo 120.
Contém 10 channels.
Contém sistema de install quest.
Contém sistema de backup manual.
Contém sistema de clear manual.
Sistema de energia.
Sistema de costume.
Sistema de vouchers.
Sistema de mascotes.
Sistema imperial.
Sistema de auto-potes.
Sistema de novas montarias (22-30).
Guild wars Fixed.
OX QUIZ Fixed.
Guerra de reinos.
Guerra da Tochas.
Todas as montarias oficiais.
Todos os penteados oficiais.
Quase todas as metins novas oficiais.
Quase todos os itens novos oficiais.
Todas as refinações oficiais.
Novos monstros.
Sexta skill warrior e ninja.
Terceiro andar da Gomi
Mapas da invasão.
Caverna demoniaca.
Quase todos os pets.
Mapa gm_guild_castle.
Mapa gm_guild_build.
Gruta chun fixed.
Lojas normais.
Sem bug de gold.
Novo locale.lua.
Vários bugs corrigido.
Todas as quest basicas configuradas.
Linguagem alemão 91%, 1% br, 6% chinês e 2% inglês.
Descrição do FreeBSD 7.4:
Instalado Apache2.2
Instalado Mysql5.1
Instalado PHP5
Instalado IP Firewall Rules.
Instalado Paketfilter e Antiflood.
Instalado Kernel.
Instalado Serverfiles2011 criado por Rancoroso.
Tamanho do hd virtual 80 Gbs.
Login do VirtualBox:
User: root
Password: 123456
Login da MySql:
User: rancoroso
Password: 123456
Login da conta:
User: rancoroso
Password: 123456
Portas do channels:
13001,13002,13003,13004,13005,13006,13007,13008,13009,13010.
Comandos da serverfiles2011:
Iníciar o servidor: sh start
Limpar logs: sh del
Criar backup: sh backup
Re-instalar quests: sh quest
Reiniciar o servidor: reboot
Caminho de arquivos:
game2089: /usr/rancoroso/share/game
dbcore1667: /usr/rancoroso/database/db
backup.sh: /usr/rancoroso/backup.sh
start.sh: /usr/rancoroso/start.sh
clear.sh: /usr/rancoroso/clear.sh
channel: /usr/rancoroso/channels/
backup: /usr/rancoroso/backup/
quest: /usr/rancoroso/share/locale/germany/quest
www: /usr/local/www/apache22/data/index.php
Novos comandos:
/go gm1
/go gm2
/go devil1
Novos monstros:
2600 gnoll_helhound
2601 gnoll_warrior
2602 gnoll_mage
2603 gnoll_commander
2620 gnoll_minotaur
2630 troll_warrior
2631 troll_archer
2632 troll_mage
2633 troll_commander
2650 troll_argus
2660 naga_soldier
2661 naga_archer
2662 naga_mage
2663 naga_warrior
2680 naga_commander
Novos npcs:
30129 Sr.Coelho.
33002 Sr.Lorey.
33008 Sr.Jack.
30121 Espectro Shura.
33003 até 33007 Andarilho Desafortunado.
Montarias:
ID: 20110 até 20119.
ID: 20213 até 20219.
Pets:
ID: 20120 até 20143.
ID: 34001 até 34003.
Download do Overgame Beta
Cliente Oficial das Serverfiles
Criado por Rancoroso.
Autor: Rancoroso.
Créditos: Rancoroso.
Skype: invisionbrazil.
Qualquer dúvida entra em contato com o criador.
Bom, amigos deixo aqui o stop para minha serverfiles2011.
Tutorial incluído no download....
Download do stop dos channels full
https://www.virustot...sis/1361309828/
depois de adicionar basta usar o comando
sh stop
bom, é isso sejam feliz.
Hoje vou falar de uns extras/plugins importantes, para o google chrome e firefox.
O que são extras ?
Extras são mini programas (muito leves), que se instalam nos navegadores do firefox ou google chrome ou outros.
Como instalar ?
No firefox: Clique no botão verde que diz "+ Adicionar ao firefox", aquilo a seguir fica a transferir em poucos segundos. Depois acabado de transferir vai aparecer uma caixa, clica no botão "instalar". O firefox vai pedir para você reiniciar o firefox, e pronto já tem o extra instalado.
No google chrome: Clique no botao azul que diz "+ Instalar" (alguns extras é preciso iniciar a sessao para trasferir). A seguir vai aparecer uma caixa de confirmação você clica no botão "Adicionar", e o extra fica a instalar. Passando pouco tempo acaba, e já esta o extra instalado.
Extras (que eu recomendo) para firefox:
Anti-publicidade:
já esta farto de imagens e textos de publicidade ? Este extra acaba com isso
https://addons.mozil...lus/?src=search
Anti-pop-ups:
Já esta farto de janelas pequenas abrirem sem voce abrir ? Este extra acaba com isso
https://addons.mozil...don/?src=search
tradução:
Esta farto de ver textos em outras línguas ? Este extra traduz tudo para português.
https://addons.mozil...e-t/?src=search
Desprotetor de Links:
Esta casando de ver links para colocar o numero de telemóvel/celular para poder fazer o download ? Este extra acaba com isso
https://addons.mozil...nks/?src=search
Extras (que eu recomendo) para google chrome:
Anti-publicidade:
já esta farto de imagens e textos de publicidade ? Este extra acaba com isso
https://chrome.googl...aibdccddilifddb
Anti-pop-ups:
Já esta farto de janelas pequenas abrirem sem voce abrir ? Este extra acaba com isso.
https://chrome.googl...cnamgkkbiglidom
Desprotetor de Links:
Esta casando de ver links para colocar o numero de telemovel/celular para poder fazer o download ? Este extra acaba com isso
https://chrome.googl...blgehihofbfbmei
Fui eu que escrevi tudo (não copiei em nenhum lado).
Espero que gostem :)
Desculpem pelos os erros ortográficos.
Me da http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif plx ??
Olá, venho anunciar neste tópico o download do windows 8 pt-pt final, e testado também por mim no virtualbox (menos o
activador). E sem vírus.
Informações:
Processador de 1GHz para o de 32 bits ou 64 bits.
Memória RAM de 1GB para o de 32 bits e 2GB para o de 64 bits.
Espaço de 16GB disponível no Disco Rígido.
Placa de vídeo de 128MB com suporte a DX9.
Isto tudo para poder ter o windows 8
http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/espi28.gif
Foram usados os cds originais da Microsoft em PT-PT.
Por isso esta totalmente em Português de Portugal.
Não necessita de chave para instalar.
Nome do ficheiro: Windows_8_AIO_PTG-Zyrtec.iso
TAMANHO do ficheiro: 4,13 GB
Versões disponíveis para escolher na instalação:
Windows 8 (Core) X32/86 btis
Windows 8 (Core) X64 btis
Windows 8 Pro X32/86 bits
Windows 8 Pro X64 bits
Windows 8 Enterprise X32/86 bits
Windows 8 Enterprise X64 bits
Download:
http://upafacil.com/?d=5034D00511
http://upafacil.com/?d=5034E02B11
http://upafacil.com/?d=5034E1E911
http://upafacil.com/?d=5034CA1811
http://upafacil.com/?d=5034CF5011
Senha para extrair: free
Download do activador:
http://uploaded.net/file/vzpykw58
Senha para extrair: osreformados.com
Como Instalar o windows 8:
1-Extrair os ficheiros:
8AIOPT_ZYR.part1
8AIOPT_ZYR.part2
8AIOPT_ZYR.part3
8AIOPT_ZYR.part4
8AIOPT_ZYR.part5
2-Depois de extrair, gravar num cd ou numa pen o ficheiro "Windows_8_AIO_PTG-Zyrtec.iso"
3-Iniciar o computador e arracar com o cd ou a pen usb
4-Instalar o windows 8
5-Abrir o activador, para activar o windows 8
Ps:
Download tirados do site: osreformados.com
Tópico feito por mim
Peço a equipa cyber-gamers para colocar mais links de download se faz favor.
Me da http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif plx ??
Qualquer duvida diga nos comentários, obrigado.
http-~~-//youtu.be/Osj2S1EleK8
Algumas armas e armaduras:
Loja Geral:
Professor:
Negociante de armas:
Negociante de Armaduras:
Mapa Farm:
Detalhes:
-> 2011/2012 ServerFiles / DB / cliente
-> Novas armas / armaduras Nova
-> Armas
-> Personalizado Base de dados / Lojas / cliente
-> Nível Max 255
-> Montadas Novas
-> Novos Mapas
-> 2 canais
-> Servidor precisa de muito pouco Mb / Gb
Bem, os arquivos do jogo tem algumas atualizações do .Kay331 & .Infinity e genommen.
Novos comandos:
Criar um único backup:
cd /home/game && sh backup.sh
Cada dia irá criar automaticamente uma cópia de segurança: cd /home/game && sh auto_backup.sh
Cerca de 5 segundos após o início de um canal automaticamente, o comando é inserido: /etc/rc.d/netif restart
(Ou seja, o banco de dados é mais rápido e Filezilla)
Após as configurações sysinstall ou qualquer outra coisa o comando deve ser digitado para mais segurança:
cd /home/game && sh make_api.sh
reinício de Canais ou encerramento: cd /home/game && shut.sh
(Close.sh também funciona)
Conexão Filezilla:
Alterado a porta a segurança e enorme
Porta apropriada: 1337
Senha para DL: Icebeatzz
Servidores Hamachi e PortMap:
Changelog:
Na consola o y é o z e o z é o y - Criar Server versão 1.0 / cliente / base de dados .
- Port Mapt & Starters Adicionado Dl
Creditos Epvp Criado por Icebeatzz
Traduçao e Upload por PowerOff
Boas sei qu estes 2 erros afectam muita gente e por isso hoje vou ensina-los a resolve-los, então aqui vai:
Error de cores (No souch file or directory etc.)
erro exemplo:
o que têm de fazer é:
1º-ir a:
e a pagar os arquivos:
e façam isso em todas estas pastas:
Crédtitos UJ e eu por ter traduzido e simplificado xD
A professora pediu-nos que fizessemos um projecto e eu como gosto de Metin2 desenvolvi isto:
Ver este Tutorial em PDF
Espero que gostem
E s c o l a S e c u n d á r i a D r . J o r g e C o r r e i a
por: Paulo Gonçalves
Aluno nº19 da turma TGPSI
De 24/04/2012 a 08/05/2012
Relatório do Projecto de Programação de Sistemas Informáticos
1
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Índice
Índice 1
Introdução 2
Objectivos 3
Desenvolvimento do Projecto 4
Ponto 1 – Instalação e configuração dos Ficheiros do Servidor 4
Ponto 2 – Instalação e configuração dos programas de acesso ao servidor 7
Parte I – Instalação e configuração do Navicat 7
Parte II - instalação e configuração do Filezilla 7
Ponto 3 – Criação de uma conta e tornar o nosso personagem GameMaster (administrador) 8
Parte I – Criação de uma conta. 8
Parte II – Tornar o nosso personagem GameMaster (administrador) 9
Ponto 4 – Ligar o cliente ao servidor. 10
Ponto 5 – Estudo das bases de Dados. 11
Parte I – Estudo da Base de Dados Accounts. 11
Parte II – Base de Dados common . 12
Parte III – Base de Dados Player. 13
Ponto 6 – Implementação de itens, NPCS e monstros(mobs) 15
Parte I – Implementação de itens. 15
Parte II – Implementação de NPCS. 20
Parte III – Implementação de monstros(mobs). 22
Dificuldades Sentidas. 25
Conclusão. 26
Girias utilizadas neste documento e no mundo dos jogos. 27
Bibliografia e Netgrafia. 28
2
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Introdução
Neste módulo foi proposto pela professora desenvolvermos-mos um projecto individual sobre algo aprendido na disciplina de Programação de Sistemas de Informação e propus-me a desenvolver e explicar o processo de instalação e configuração de um servidor de jogos,
Metin2, e ainda conectar as bases de dados do servidor com o cliente de jogo. Escolhi este projecto porque engloba várias áreas da informática, nomeadamente Sistemas Operativos, Arquitectura de Computadores, Redes de Comunicações e Programação de Sistemas de Informação.
Para tal efeito utilizei os seguintes programas:
-Navicat 10.0;
-Notepad++;
-Filezilla;
-Virtual PC 2007;
-M2 extractor;
-Portmap;
-DUC Client No-ip;
-Ficheiros do Servidor;
-GIMP 2.8
-Cliente.
O servidor como requer bibliotecas somente disponibilizadas pelo sistema operativo FreeBSD toda a configuração e instalação foi feita numa máquina virtual. Os ficheiros do servidor assim como as bases de dados foram criados por outras pessoas sendo o meu objectivo apenas o de
melhorar os aspectos defeituosos deixados pelos criadores. Todo o conhecimento que adquiri sobre este assunto foi nos fóruns da Internet, Youtube e na
escola, tendo tido muito trabalho de pesquisa antes de poder fazer qualquer alteração.
3
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Objectivos
Este projecto tem como objectivos principais:
-Instalação e Configuração do Servidor de Metin2;
-Instalação e Configuração dos programas de acesso;
-Criar uma conta e tornar o nosso personagem GameMaster (administrador);
-Ligar o cliente ao servidor;
-Estudo das Bases de Dados;
-Implementação de novos itens, NPCS e monstros (mobs).
-Desenvolvimento de um programa para fazer a transferência dos arquivos mais recentes e
actualizados em relação ao servidor (Patcher).
4
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Imagem 1 - Escolha da placa de rede
Desenvolvimento do Projecto
Ponto 1 – Instalação e configuração dos Ficheiros do Servidor
Primeiro comecei por fazer a instalação de uma nova placa de rede. Para este passo fui no menu Iniciar do Windows, depois na pesquisa escrevi hdwwiz. Carreguei no botão Seguinte, seleccionei o ponto Instalar o hardware que eu seleccionar manualmente a partir de uma lista e carreguei no botão
Seguinte. Nesta lista seleccionei a aba placas de rede e cliquei no botão seguinte. Na aba fabricante escolhi Microsoft e depois
Microsoft Adaptor Loopback. Depois Seguinte, Seguinte e ele instala. Quando a placa de rede for instalada cliquei em concluir.
Depois segue-se a configuração da placa de rede. Para este passo fui ao Menu Iniciar, Painel de Controlo, Centro de rede e partilha e no
meu caso cliquei na conexão local 3. Fui as propriedades e editei as configurações IP v4. Pus
para atribuir um IP fixo com as seguintes configurações.
Ilustração 2 - Propriedade do Protocolo IP v4
Pus um visto no Validar Definições ao Sair e OK.
5
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Feito isto tive que fazer três transferências.
Ficheiros do Servidor + Maquina Virtual: http://depositfiles....files/g1o5m24f6
Virtual PC 2007:http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=4580
Portmap: http://www.mediafire...v1fvn8e62f8zb4a
Extrai o Portmap e os ficheiros do Servidor e instalei como um programa normal o virtual PC. A senha dos ficheiros do servidor é “cyber-gamers.org”.
De seguida abri o Virtual PC e cliquei no botão New...,
Next, Create a Virtual Machine, Next, Next. No Operating System coloquei Others, Next, Adjusting the RAM, pus 1024MB de RAM e Next.
Escolhi a opção An existing Virtual Hard Disk e Next.
Coloquei a localização dos ficheiros do Servidor extraÍdos (um ficheiro .vhd) e cliquei Next.
Tendo feito isto seleccionei a máquina e cliquei em Settings. Na aba Networking seleccionei o Microsoft Adaptor Loopback.
Depois cliquei Finish. Seleccionei a minha máquina e cliquei Start.
O programa Virtual PC vai iniciar um sistema operativo virtual. O utilizador que usamos é o root com a password mcncc.com
(pode ser mudada posteriormente). Depois de colocar o login e a password na consola escrevi sysinstall. Depois escolhi a opção configure
e depois Networking, Interfaces. Optei pela opção de0 e carreguei em No, No e coloquei as seguintes configurações:
Ok, Yes, Esc, Esc. Outra configuração que fiz neste menu foi a configuração do Teclado. Para isso fui à opção Keymap e escolhi Portuguese (accent).
Feito isto carreguei ESC e escrevi na linha de comandos /etc/rc.d/netif restart para reiniciar as configurações de rede.
Depois escrevi reboot para reiniciar a máquina.
Quando a máquina reiniciou inseri o login e password e escrevi na linha de comandos ./start para iniciar o servidor.
Depois liguei o Portmap abrindo o programa.
Chegando ao fim da instalação e configuração da máquina fui configurar os programas de acesso.
7
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Ponto 2 – Instalação e configuração dos programas de acesso ao servidor Parte I – Instalação e configuração do Navicat Primeiro transferi o programa. http://www.mediafire...s82q276b8gd8wtd
Extrai e instalei normalmente. Quando me pediu para inserir o Serial abri o programa encontrado na pasta
LZ0 (keygen.exe). Colei o serial e registei o programa. Abri o navicat e fui configurar uma nova ligação.
Para isto cliquei na opção connect e escolhi mysql.
Ilustração 5 - Nova ligação SQL
Depois no connection name pus um nome à minha escolha
(metin2). No host name coloquei 192.168.5.100. O port fica igual (3306). O utilizador fica root e a password é
123456. Pus um visto no Save Password e Cliquei no OK.
A parte da ligação à base de dados está feita. Parte II - instalação e configuração do Filezilla Efectuei a transferência no site: http://filezilla-project.org/
Instalei como um programa normal e procedi a configuração. Para tal fui a aba Ficheiro, Gestor de Sitios, Novo sitio.
Ilustração 6 - Novo Sitio
No anfitrião coloquei 192.168.5.100, na Porta 22, no protocolo SFTPD – SSH File Transfer Protocol. Na parte
do tipo de inÍcio de sessão coloquei normal e no utilizador root com a palavra passe mcncc.com.
Feito isto cliquei em OK e a configuração do Filezilla está feita.
8
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Ponto 3 – Criação de uma conta e tornar o nosso personagem GameMaster (administrador) Parte I – Criação de uma conta.
Este passo é indispensável pois sem uma conta não é possÍvel fazer a ligação ao servidor através de um cliente. Neste caso usei o navicat, mas de futuro usarei uma página criada por mim, para qualquer pessoa ter acesso e poder criar uma conta.
Para tal efeito abri o navicat e acedi à ligação previamente configurada. Seleccionei a base de dados account e abri a tabela accounts.
Na coluna id coloquei um número que ainda não foi usado(neste caso 2) e no login o nome usado para efectuar o login no cliente.
Ilustração 7 - Adicionar uma conta
A password utiliza uma encriptação por tive que fazer uma consulta antes, de modo que, fui a parte query, New Query, e escrevi
SELECT PASSWORD(‘123456’);
Ilustração 8 – Query para gerar a password encriptada
Cliquei em run e copiei o valor obtido e colei na coluna password.
Depois no real_name pus o nome verdadeiro, social_id o código para apagar as personagens, e no email o meu email.
Feito isto a conta estava criada.
9
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Parte II – Tornar o nosso personagem GameMaster (administrador)
Agora com a conta criada deveremos nos tornar administradores do jogo para que possamos fazer testes e outras coisas.
No navicat abri a base de dados common e a tabela gmlist. Lá inseri um novo registo e coloquei os seguintes valores:
mID: um número que ainda não fosse utilizado;
mAccount: o login da conta que foi criada anteriormente;
mName: o nome que o personagem irá ter;
mAuthority: IMPLEMENTOR.
Ilustração 9 - Adicionar uma personagem à tabela dos GMs
Quando acabei este passo ao fazer ligação com aquela conta e ao criar um personagem com o nome escolhido, este se tornava GameMaster.
10
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Ponto 4 – Ligar o cliente ao servidor
Após as configurações anteriores tive que criar o personagem e testar se o servidor estava a funcionar correctamente.
Para isso fiz as configurações necessárias no cliente para poder ligarme ao servidor.
Para efectuar a transferência do cliente acedi a este link: http://uploaded.to/file/jlxzczc8
Extrai, abri o ficheiro serverimfo.py com o notepad++ , e coloquei o ip da máquina virtual (192.168.5.100).
Abri o programa metin2_2010.exe cliquei em START e pus as minhas credências da conta.
Ilustração 10 - Metin2_2010.exe
Ilustração 11 - Inserir as credenciais de conta
Fiz a ligação ao servidor e cliquei no botão criar. Escolhi a classe e o sexo (Guerreiro e Masculino),
Ilustração 13 - Criar o Personagem
o nome foi aquele que coloquei previamente na tabela de gmlist e escolhi a cor que desejava que o equipamento fosse (cor 2).
Cliquei em criar e depois quando me apareceu para escolher o personagem cliquei em começar.
Esperei o loading e apreceu o meu personagem com o simbolo GM acima da cabeça (significando que é GameMaster).
Ilustração 12 - Personagem no Mundo do Jogo
Como conseguimos jogar, o servidor estava funcional.
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Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Ponto 5 – Estudo das bases de Dados
Existem 3 bases de dados que são fundamentais à execução do servidor. Elas são Accounts, Common e Player.
Dentro das mesmas existem tabelas que exigem a nossa compreenção. Sem saber para que serve um campo em questão uma alteração na base de dados pode
compremeter todo o funcionamento do servidor, desde dar erro ao escolher a personagem a o servidor nem ligar. Parte I – Estudo da Base de Dados Accounts
Esta base de dados serve para guardar as contas que são criadas.
Dentro desta existe apenas uma tabela que se precisa compreender, accounts, que tem os seguintes campos:
Destes apenas os seguintes não podem ser nulos:
Id, login, password, social_id
Após estudar o funcionamento de cada campo cheguei a conclusão de que os campos actuam segundo o seguinte:
Id, é uma chave primária. Serve para identificar a que conta os personagens pertencem.
Este campo é auto increment por isso não precisamos de especificar um valor.
Login, é o nome utilizado para se fazer o login no cliente. Este campo tem que ser único.
Password, é a password utilizada para se fazer o login no cliente. Este campo utiliza a
encriptação de Password do MySQL. Este processo é irreversivel, portanto só se pode encriptar
e não se pode desencriptar fazendo com que seja uma palavra passe muito segura.
Social_id, é o código que vai ser utilizado ao eliminar uma personagem, fazendo assim com
que a personagem só possa ser eliminada pelo criador da conta.
Real_name, é o nome real do dono da conta.
Email, é o email a que a conta está associada. Se usarmos num site uma recuperação da
password por email, este campo torna-se essencial.
Phone1, phone2, é um campo para que se coloque o número de telemóvel.
Não tem muito interesse pois o utilizador nunca vai ser contactado via telemovel e no jogo não há nada que seja feito a partir do telemovel.
Zipcode, adress, Informações relactivamente a morada. Não tem muita utilidade nesta base de dados.
Question1, question2, São as perguntas de segurança. Se for feito a reposição de password com perguntas secretas estes campos tornam-se essenciais.
Answer1, answer2, São as respostas as perguntas de segurança.
Se for feito a reposição de password com perguntas secretas estes campos tornam-se essenciais.
Status, Quando o valor deste campo for OK, poderemos fazer o login no cliente normalmente.
Este campo é de extrema utilidade se utilizarmos algum método de validação por email.
gold_expire, silver_expire, safebox_expire, autoloot_expire, fish_mind_expire, marriage_fast_expire e money_drop_rate_expire,
bónus do jogo, são do tipo data e guardam
até que dia estes bónus estão activos. São extremamente uteis caso queiramos fazer um sistema VIP.
Feito este estudo cheguei a conclusão de que a query óptima para acrescentar uma nova conta é:
INSERT INTO accounts(login, password, social_id, email, question1, question2, answer1,answer2, status, gold_expire, silver_expire, safebox_expire, autoloot_expire,fish_mind_expire, marriage_fast_expire e money_drop_rate_expire) VALUES (‘login’,PASSWORD(‘password’), ‘código de apagar a personagem’, ‘email’, ‘questão 1’, ‘questão2’,‘resposta1’, ‘resposta2’, ‘OK’, ‘data de hoje mais dez dias’, data de hoje mais dez dias’, datade hoje mais dez dias’, data de hoje mais dez dias’, data de hoje mais dez dias’, data de hojemais dez dias’, data de hoje mais dez dias’);
Parte II – Base de Dados common
Esta base de dados serve para guardar as coisas comuns ao servidor.
Uma das tabelas é a gmlist, que serve para guardar os GameMasters que o servidor tem.
Esta tem os seguintes campos: mID, mAccount, mName, mAuthority, mContactIP, mServerIP
Destes apenas os seguintes não podem ser nulos:
mID, mAccount, mName, mAuthority Depois de estudar esta tabela cheguei à conclusão que:
O campo mID é a chave primária e guarda o número do GM.
O campo mAccount serve para dizer a que conta o GM pertence, para que se for criado um
personagem com o mesmo nome do GM este não ter poderes de administração.
O campo mName é o nome do personagem que é GM.
O campo mAuthority é onde se designa que tipo de GM ele é, Implementor, que tem acesso a
tudo ou apenas um Wizard, que pode só fazer apenas algumas coisas.
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Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Com isto cheguei a conclusão que a query optima é:
INSERT INTO gmlist(mID, mAccount, mName, mAuthority, mServerIP) VALUES (‘id’, ‘nome daconta’, ‘nome do personagem’, ‘IMPLEMENTOR’, ‘ALL’);
Parte III – Base de Dados Player
Esta base de dados guarda todos os dados relactivamente ao jogo.
Todas as tabelas são deveras importantes, embora para atingir o meu objectivo só precisei compreender as tabelas
item_proto e mob_proto. Outras tabelas importantes são a player que guarda os registos dos
personagems, guild, que guarda todas as alianças feitas no jogo, land, que guarda os terrenos das alianças, item, que guarda a quem pertence tal item, item_atrr, que guarda os especiais e quantidades que podem ser aplicados nos items, shop, que designa a determinado NPC uma
loja e shop_item que determina que lojas vendem determinado item e que quantidades.
Vou começar por falar da tabela item_proto.
Ao estudar a tabela vi que tem os seguintes campos:
Vnum serve para identificar o id do item.
Name serve para identificar o nome do item nos ficheiros do servidor.
Locale_name serve para identificar os nomes dos itens no cliente.
Type, subtype, servem para identificar qual o tipo de item (espada, leque, poção, item normal,).
Size, o tamanho que ocupa no inventario.
Antiflag, flag, wearflag, immuneflag, Restrições de raça, se pode ser vendido e se se pode deixar cair.
Shop_buy_price, preço ao vender o item numa loja do jogo.
Refined_vnum, refine_set, refine_set2, informações sobre a refinação do item.
limittype0, limitvalue0, limittype1, limitvalue1, restrições de nivel.
applytype0, applyvalue0, applytype1, applyvalue1, applytype2, applyvalue2, bonus daquela arma.
value0, value1, value2, value3, value4, value5, valores referentes ao tipo de item que é.
E depois estudei a tabela mob_proto que tem os seguintes campos:
vnum, o id que identifica o mob.
Name, o nome que identifica nos ficheiros do servidor.
Locale_name, o numero que identifica no cliente.
Rank, o nivel de dificuldade.
Type, o tipo de mob que é.
Level, o nivel do mob.
Ai_flag, como o mob se comporta.
Empire, o império ao qual pertence o moob.
On_click, o que o mob faz quando se clica nele.
St, dx, ht, iq, status do mob.
Damage_min, damage_max, dam_multiply, valores de dano do mob.
skill_level1, skill_vnum1, skill_level2, skill_vnum2, skill_level3, skill_vnum3, skill_level4, skill_vnum4, que habilidades o moob tem.
resist_sword, resist_twohand, resist_dagger, resist_bell, resist_fan, resist_bow, resist_fire, resist_elect, resist_magic, resist_wind, resist_poison, resistencias aos personagens que o mob tem.
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Ponto 6 – Implementação de itens, NPCS e monstros(mobs)
Para concluir este passo já é preciso descompactar ficheiros do servidor. Para tal usamos a ferramenta do M2 Extractor.
Como já é uma ferramenta antigo que eu possuo e não aencontro já disponibilizada na internet eu próprio fiz o upload.
Primeiro fiz a transferência do M2 Extractor http://www.mediafire.com/?jxao19gjw5oboqa
Depois copiei para o caminho C:m2 e extrai. Fiquei com um programa chamado m2.exe.
Este programa trabalha com os ficheiros .eix e .epk do cliente através de ficheiros .xml.
Para o usar tive que ir à linha de comandos do Windows (Menu Iniciar e na pesquisa escrever cmd) e ir para a pasta do programa (cd c:m2).
Feito isto tive que criar um ficheiro .xml e copiar o arquivo que desejo descompactar do cliente.
Depois escrevi na consola m2 ficheiro.xml e ele extraiu-me os ficheiros para a pasta Source.Depois tive que ir através do navegador do Windows (explorer) ir a pasta c:m2source e lá encontravam-se todos os ficheiros que estavam dentro do ficheiro .epk.
Parte I – Implementação de itens.
Nesta parte adicionei 3 itens comuns que irão fazer parte de uma missão. O nome desses itens
são, Chave de Azurite, Cabeça Encolhida e Totem do Resto. Todos estes itens têm um Ícone. Os Ícones podem ser encontrados nestes links:
Chave de Azurite
Cabeça Encolhida
Totem do Resto
Guardei as 3 imagens no meu computador.
De seguida criei 4 ficheiros XML, icon.xml, root.xml, locale_de.xml, item_proto.xml em que os conteúdos eram os seguintes:
icon.xml
<Buildfile version="1.1"><Action type="extract" archivePath="C:m2icon" outputPath="Source" extractAll="YES"createXML="YES" xmlPath="iconpack.xml" /></Buildfile>16
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locale_de.xml
item_proto.xml
De seguida copiei os ficheiros icon.epk, icon.eix, locale_de.epk, locale_de.eix da pasta pack do cliente para a pasta c:m2 e os ficheiros criados para a pasta c:m2.
Abri a consola e fui para a pasta m2. Escrevi m2 root.xml. O programa extraiu sem quaisquer erros.
Ilustração 14 - Linha de comandos Windows
Fiz o mesmo para o ficheiro icon.xml e locale_de.xml. Foi criado a pasta Source, o ficheiro
rootpack.xml,o ficheiro locale_depack.xml e o ficheiro iconpack.xml.
No explorador do Windows fui à pasta c:m2Source e lá tinha os ficheiros todos que estavam dentro dos ficheiros .epk.
Feito isto editei as imagens no GIMP para passar de png para tga, o formato de imagem do metin2.
Para efectuar este passo abri as imagens no GIMP e na
aba ficheiro -> exportar selecionei a extensão .tga.
Ilustração 15 - Edição das imagens no GIMP
Primeiro copiei as três imagens editadas para a pasta c:m2sourceiconitem
<Buildfile version="1.1"><Action type="extract" archivePath="C:m2locale_de" outputPath="Source" extractAll="YES"createXML="YES" xmlPath="locale_depack.xml" /></Buildfile><Buildfile version="1.1"><Action type="item_proto_extract" path="item_proto" output="item_proto_dump.xml" /></Buildfile>17
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Depois abri o ficheiro c:m2sourcelocaledeitemlist.txt com o notepad++.
Efectuei uma pesquisa (CTRL + F) com o número 30311, 30312 e 30319 para verificar se já existiam entradas
desse número nesse ficheiro. Como não existia entrada para esses números eu fui acrescentar estas linhas:
Depois editei o ficheiro c:m2sourcelocaledeitem_desc.txt com o notepad++. Efectuei uma
pesquisa (CTRL + F) com o número 30311, 30312 e 30319 para verificar se já existiam entradas
desse número nesse ficheiro. Como não existia adicionei as seguintes linhas:
Agora copiei o ficheiro c:m2Sourcelocaledeitem_proto para a pasta c:m2. Executei na
consola do Windows, na pasta c:m2, o comando m2 item_proto.xml. Isto criou o ficheiro item_proto_dump.xml.
Editei esse ficheiro. Fiz a pesquisa acima referida, e mais uma vez como não existia adicionei as seguintes linhas:
30311 ETC icon/item/30311.tga30312 ETC icon/item/30312.tga30319 ETC icon/item/30319.tga30311 Chave de Azurite Esta delicada chave, com uma pedra de Azurite, abre a
passagem para o 2º Andar das Catacumbas do Demónio.
30312 Totem de Rosto Este pedaço de madeira com um rosto cravado serve como
chave para o 6º Andar das Catacumbas do Demónio.
30319 Cabeça Encolhida Esta cabeça de demónio encolhida abre o selo para o 3º Andar das Catacumbas do Demónio. Este item é negociável.
Agora compactei os arquivos de novo para colocar no cliente.
Para tal o que eu fiz primeiro foi a criacção de um outro ficheiro .xml, item_protopack.xml com o seguinte conteudo:
Ainda acrescentei no ficheiro iconpack.xml as seguintes linhas:
Executei na consola do Windows, na pasta c:m2, o comando m2 item_protopack.xml.
Isto criou o ficheiro item_proto. Copiei o item_proto para a pasta c:m2Sourcelocalede e
Voltei a compactar tudo com os seguintes comandos:
m2 locale_depack.xml
m2 iconpack.xml
Copiei os ficheiros icon.epk, icon.eix, locale_de.epk e locale_de.eix para a pasta pack do cliente.
Abri o navicat, liguei-me a ligação ahamachi(nome escolhido anteriormente), escolhi a base de dados player e em new query inseri a seguinte query:
Feito isto fui ao cliente, fiz login, escolhi a personagem e no chat escrevi /reload p para fazer um recarregamento as tabelas _proto.
Depois no chat fiz /i 30311. Verifiquei se apareceu o item. Repeti o mesmo passo para os items 30312 e 30319.
Ilustração 16 - Os três novos itens
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Parte II – Implementação de NPCS.
Nesta parte foi adicionado um NPC (Non Playable Character), para fazer o teletransporte para dentro uma nova zona implementada.
Para isso usei um modelo já existente de NPC (um ficheiro .gr2).
As únicas coisas que fiz foi a instrução SQL e integrar o NPC com o cliente para que o possamos visionar.
O primeiro passo que tomei foi extrair o ficheiro root.epk, e para tal efeito criei o ficheiro root.xml.
Nele escrevi o seguinte:
Copiei os ficheiros root.epk e root.eix, executei o seguinte comando na pasta c:m2: m2 root.xml e o programa descompactou os ficheiros contidos dentro do ficheiro root.
Editei o documento c:m2sourcenpclist.txt com o notepad++ e pesquisei para ver se existe a linha 20133.
Como não existia adicionei a seguinte linha nesse mesmo ficheiro:
Feito isto guardei o documento e na consola executei o comando m2 rootpack.xml.
Copiei o root.epk e root.eix gerados e colei dentro da pasta pack do cliente.
Ilustração 17 - Modelo do NPC
<Buildfile version="1.1"><Action type="extract" archivePath="C:m2root"outputPath="Source" extractAll="YES" createXML="YES"xmlPath="rootpack.xml" /></Buildfile>20133 jinno_patrol_spear21
Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Depois fiz a query SQL:
Fiz login no jogo, digitei no chat /reload p e depois /m 20133.
Ilustração 18 - NPC adicionado
Dificuldades Sentidas
Uma das dificuldades que senti no desenvolvimento deste projecto foi o de encontrar uns ficheiros de servior funcionais,
pois todas as transferências que efectuei davam erros de configuração.
Outra dificuldade foi o tempo que tive para a concretização do mesmo.
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Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Conclusão
Diverti-me a realizar este projecto pois é uma coisa de que gosto muito.
Embora não tenha conseguido concretizar todos os objectivos por falta de tempo, penso que o tempo foi bem
distribuido para as tarefas, e consegui fazer o máximo que o tempo me permitia.
Passei grandes momentos a fazer pesquisas, falar com outras pessoas sobre problemas encontrados
nos ficheiros do servidor e a publicar tuturiais de minha autoria sobre este assunto.
Tive ajuda do meu irmão Luis Carlos Graça, pois ele me disponibilizou um computador para montar os ficheiros de servidor,
embora esteja a usar o meu computador de momento por falhas de configurações.
No futuro desejo abrir o servidor ao público para que mais pessoas possam disfrutar do meu
trabalho e desenvolver os objectivos que me faltam. Desejo ainda implementar mais coisas a
nivel de missões, profissões, masmorras e campos de batalha.
Para concluir espero que este relatório seja objectivo e de fácil compreensão.
Paulo Gonçalves
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Paulo Gonçalves – Projecto de PSI
Girias utilizadas neste documento e no mundo dos jogos
Download – Transferência;
Upload – Alojar o ficheiro num servidor;
Cliente – Programa que estabelece a ligação entre o utilizador e o servidor;
NPC – Non Playable Character – Personagem comandada pelo computador;
Mob – NPC com o qual o jogador luta para adquirir experiência, bens e dinheiro;
Masmorras – Mapa que se tem de fazer determinadas condições para ir passando para a
próxima área, normalmente precisa-se de um grupo para conseguir completar uma masmorra;
Campo de Batalha – Mapa em que os jogadores se defrontam com o objectivo de marcar mais
pontos. Cada morte de um jogador equivale a um ponto;
Alianças – Uniões feitas entre jogadores com os mesmos ideais ou fins;
Grupo – Junção temporário de Vários jogadores com o fim de atingir determinado objectivo;
HP – Health Points – Pontos de Vida, é o tanto de vida que um jogador tem;
SP – Spirit Points – Pontos de Espirito, é o tanto de mana que o jogador tem para executar as habilidades;
Skills – Habilidades – Ataques especiais que só podem ser executados por determinada raça;
Noob – Jogador novato, sem experiência de jogo;
Leet – Jogador experiente, já jogou bastantes horas o jogo de forma que aprendeu muitos
truques e dicas para fazer o máximo dinheiro e/ou experiência;
Experiência – Quando se chega a uns determinados pontos de experiência o jogador sobe um nÍvel.
Dinheiro – Moeda de troca no jogo.
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Bibliografia e Netgrafia http://cyber-gamers.org/ - Tutoriais escritos em português http://www.youtube.com/user/mt2tuguinha - Tutoriais em Video http://newmetin2.net/2010/02/02/codigos-gm-pt-pt/ - Códigos utilizados pelos GMs http://www.elitepvpers.com/forum/metin2-pserver-discussions-questions/ - Tutoriais escritos em alemão.