antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
MasterPF

Build Gaming/Geral 1600-1800€

Question

Boas mais uma vez, há uns bons anos já pedi uma build daqui criada pelo morfo a qual gostei e deu em tempos, contudo Vegas etc já não dá para nada.

Esta build seria dedicada a jogos 1080p e 1440p, não jogo 4k, não tenho monitores nem interesse em tal, com base nos requisitos pode estar a ser overpay pela resolução que quero jogar, opiniões serão muito aceites.

 

Creio que talvez é possível aproveitar algo do PC antigo, o que talvez daria para aproveitar:

 - RAM: (2x8)DDR4 - 3200Mhz CL16 (Não sei se já compensa gastar mais um bocado para DDR5 tendo uma latência tão elevada) (Se fosse para manter esta, queria adicionar mais 16GB, tendo um total de 32)

 - DISCO: M.2 2280 SAMSUNG 512gb's (Talvez adicionar mais 1 de 1TB ou 512GB's, mas pelo que faço não é assim um problema muito grande ter só 512gb disco)

 - Tenho 3 ventoinhas também individuais compradas, mas creio que um water cooler seria melhor, ou as ventoinhas + watercooler.

A Fonte é uma de 620w Gold o que acho que não daria em nada, de resto a Motherboard que tenho é uma B450M o que acredito que não de para dar mais uso também.

Relativamente há torre/caixa que uso é uma Micro-ATX, já com a Vega que usava de 2ventoinhas já ocupava um grande espaço, não sei se iria servir.

 

Gostei de umas builds de 1500-2000€, mas teria outros requisitos.

Alguns requisitos se possível:

 - CPU: Ryzen 7800X3D

 - Gráfica Nvidia, tendo já no passado 2 builds com gpu AMD, tive sempre proble mas com atualizações, e falhas quando atualização em falta ou o que seja, acho que o melhor seria mudar, mas também aceito build com gráfica AMD, dependendo do que me for informado aqui neste thread.

 - Watercooler como referido, não só pelo design/bonito, mas iria ser muito bom para tais configurações.

 - Incluir uma caixa caso não for possível usar Micro-ATX (visto que já tenho, mas acho que vai ser muito limitada de espaço)

 

Por último, OverClock, nunca realizei overclock ás outras torres que tive, até que ponto seria necessário pagar talvez por algum componente a mais numa build deste valor para ter acesso OC ou ser melhor no mesmo? Não percebo muito como isso funciona, se poder ter uma opinião nisto também, a saber se é bom dar overclock minimo, deixando estável ou não, ou usar sempre valores base.

 

Muito obrigado a quem poder ajudar, e mais um reforço se o @morfo2 poder, visto que já me fez no passado, grande abraço. 

 

 

 

Edited by MasterPF
overclock (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

4 answers to this question

  • 0

GPUs é isto, segue-te sempre pela minha lista:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZUhB85ijClfYI6T6Xj-q0MvmhjxMcMhJ/edit?usp=sharing&ouid=110526579224394967464&rtpof=true&sd=true

 

Build para AM5 como pretendes fica assim:

MoBo (180€): Asus Prime B650M-A II

CPU (520€): AMD Ryzen 7 7800X3D

WC (110€): Arctic Liquid Freezer II 360 All-In-One

RAM (150€): G.SKILL Flare X5 (AMD Expo) 32GB (2x16GB) DDR5-6000MHz CL30

SSD (150€): M.2 2280 Samsung 980 Pro 2TB MCL V-NAND NVMe

GPU (700€): XFX Speedster MERC 319 AMD Radeon RX 6950 XT Black Gaming 16GB GDDR6

PSU (140)€: Seasonic Focus Gold GX 850W 80 Plus Gold Full Modular

Caixa (90€): Fractal Design Pop Air Black TG Clear Tint

Total = 2040€

Preços KuantoKusta.

 

Se fores fazer OC convem comprares uma motherboard com mais power phases.

Esse CPU e essa GPU é um combo ridiculo, nunca vais sentir necessidade de OC nem daqui a 4 anos e pior ainda, vais é sentir necessidade de fazer underclock agora no inicio.

Vais ter de criar PBO2 para esse CPU e task sheduler, quando tiveres o PC vais perceber.

 

Nvidea é horrivel

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/
  • 0

Obrigado pela sugestão, na tua opinião não compensa usar a RAM que já tenho correto? "DDR4 3200MHz CL16.

O mesmo para o disco da samsung M.2 2280, poderia apenas adicionar outro correto? de 512/1Tb

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
16 horas atrás, MasterPF disse:

Obrigado pela sugestão, na tua opinião não compensa usar a RAM que já tenho correto? "DDR4 3200MHz CL16.

O mesmo para o disco da samsung M.2 2280, poderia apenas adicionar outro correto? de 512/1Tb

Não podes usar DDR4 em AM5.

Se queres aproveitar o teu hardware um orçamento para isso seria algo do género:

MoBo: = (se for B450/B550/X470/X570 com pelo menos 10 VRM's e uma BIOS actualizada para suportar V-cache) se não comprar uma por 100 e poucos euros

CPU: 5800X3D por 300€ mais o cooler

RAM: +2x8 3200Mhz CL16 (DDR4) por 40€

SSD: = ou compras mais um de 1TB/2TB

PSU: a mesma cena do orçamento de cima por 140€

GPU: metes uma 7900XTX por 1100€

estão aqui 1600-1800€

 

a nivel de performance gaming este orçamento acaba por ir dar ao mesmo do outro, a diferença é que esta GPU vai-te durar muito mais anos

Tens de decidir o que queres, um PC novo com tecnologia totalmente nova da socket ou manter o antigo e dar um upgrade valente.

Se quiseres o segundo tens de me mandar HWinfo todo do teu setup para ver o que se aproveita realmente.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Muito obrigado, estou um bocado num empaço relativamente ao que fazer, enviei-te mensagem com o HWInfo e uma questão, obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this