Do U Even Tartarugas 14 Posted May 18, 2023 Boas, venho apresentar o meu projeto de carro. Trata-se de um Mitsubishi Eclipse II GS de 1997 que, por ser versão europeia, leva um motor 4g63 atmosférico (2.0l, 141cv). Este motor é o "mesmo" encontrado no Lancer Evolution I, II e III, (4g63t, sendo que o t significa turbo) com algumas diferenças a nível de componentes internos (pistões, bielas e, se não me engano, árvore de cames). É o meu primeiro carro e ganhei desde logo um carinho imenso pelo bicho. Adoro tudo a nível de estética e som, é realmente um carro que envelheceu que nem vinho... Por onde quer que passe faz sempre virar um ou outro pescoço. Para o que bebe devia de andar mais, mas não se pode ter tudo. Assim que for convertido a turbo a conversa será outra. :) O objetivo principal é então converter este motor a turbo e conseguir à volta de 300 cavalos. No entanto, terei primeiro de corrigir alguns problemas pois o antigo dono não teve o melhor cuidado com o carro. Segue a lista de afazeres durante este ano: Trocar o medidor de massa de ar; Trocar uma sonda lambda; Abrir o motor e trocar segmentos (está a consumir demasiado óleo e a fazer fumo branco); Verificar existência ou não de ferrugem em sítios críticos do carro, como por exemplo longarinas e torres de amortecedores; Tratar ferrugem na porta da mala. Projeto: Retificar o motor; Substituir pistões (forjados), bielas (forjadas), válvulas (forjadas) e árvore de cames; Trocar o coletor de escape por um mais curto, próprio para o turbo; Instalar o turbo + intercooler; Trocar a centralina e reprogramar (a minha não é adequada); Colocar filtro de ar desportivo; Kit GPL (motivos óbvios); Trocar o ayleron pelo da versão 98/99; Imagem do ayleron. O ayleron da imagem é aftermarket mas é igual ao OEM. Trocar o para-choques traseiro pelo da versão 98/99; Imagem do para-choques. Trocar a porta da mala por fibra de carbono pintada da cor do carro (redução de peso, algo que ainda não decidi a 100%); Trocar o capô por fibra de carbono pintada da cor do carro (redução de peso, algo que ainda não decidi a 100%); Trocar jantes por JR3 ou JR12 18'' bronze. Quando for necessário trocar amortecedores, colocar coilovers (em princípio não irei rebaixar, mas prefiro ter a oportunidade se quiser... Já parti o para-choques 1x à custa da buraqueira das nossas estradas) Refazer pintura e tirar uma mossa (algum atrasado mental bateu-me enquanto estava estacionado e pôs-se a andar). Para já é tudo o que me lembro. À medida que for avançando no projeto, atualizarei o tópico com fotos e descrição do progresso. Fotos do carro: Para ver esta última imagem em condições basta clicar nela. 2 nagatto and Kajo ✌ reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Okaldis 0 Posted May 19, 2023 Boa sorte com a reparação, espero que tudo corra bem. A parte mais difícil é abrir o motor, pois tem de o retirar. Share this post Link to post Share on other sites
Do U Even Tartarugas 14 Posted May 21, 2023 Em 19/05/2023 em 07:42, Okaldis disse: Boa sorte com a reparação, espero que tudo corra bem. A parte mais difícil é abrir o motor, pois tem de o retirar. Obrigado! É verdade, mas como é um motor (e carro) bastante popular, não faltam dicas e ajudas sobre o mesmo. Além disso, é um motor bastante intuitivo de se mexer! Share this post Link to post Share on other sites
Do U Even Tartarugas 14 Posted July 7, 2023 Após uma pesquisa ainda mais aprofundada, formulei uma lista das peças que vou necessitar para converter o carro a turbo. Entretanto, já substituí o medidor de massa de ar. Atualizarei o tópico original. Short Ram Intake Mahle 85mm 8.7:1 pistons + Eagle rods Radiador óleo + bolacha e tubos Steel headgasket Arp headbolts NGK BPR7es spark plugs GST Cams Bigger fuel Pump (190 lph) Fuel pressure regulator + hose/gauge Injectores resistor Blacktop turbo injectors Intercooler Intercooler piping Bigger brakes (outlander or evo) GST clutch kit GST ECU / AEM ECU Wideband setup Turbo 16g Evo III Oil & Water feed / drain line kit Exhaust manifold (turbo) Blow-off Valve Boost gauge Manual boost controller Downpipe O2 housing (cotovelo) GST 1 morfo2 reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Do U Even Tartarugas 14 Posted September 12, 2023 Atualização: Após retirar o motor e o abrir para trocar segmentos e retificar, deparei-me com duas fissuras em dois cilindros. Encomendei um motor usado em bom estado, levou bronzes novos, foi a retificar etc etc. Já não faz fumo, trabalha muito melhor e estou agora a fazer a rodagem dele. Já troquei o medidor de massa de ar e também verifiquei que o carro não apresenta ferrugem nos sítios críticos. Mais logo/amanhã publico foto do novo motor instalado =). Share this post Link to post Share on other sites
Do U Even Tartarugas 14 Posted September 18, 2023 Prometido é devido: Trabalhar: Rev: Share this post Link to post Share on other sites