antiblock
diamwall
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
VASCO123321

Upgrade no pc

Question

Boa Tarde!

Neste momento possuo um ryzeb r7 2700x (com cooler de origem), 16gb ram ( 2 modulos de 8gb 3000mhz cl16 ), 1 hd de 3tb, uma gtx 1080ti da msi e  uma mb asus rog strix X470-f.

A minha duvida e que neste momento quero fazer um upgrade gigante ao pc, vou add mais 16 gb ram, 1 watercooler e 1 ssd, mas n percebo mt de ssd e watercooler, eu estava a pensar  o water cooler da asus rog strix lc240, e o ssd M.2 2280 Corsair Force MP600 1TB 3D TLC NAND NVMe. 

 Eu trabalho com programacao e design 3d (faco jogos 3d) por isso queria algo realmente bom pois normalmente abro packs de arquivos com 100 gbs+ e com hd e uma eternidade e queria um sdd com mais algum espaco e rapido.

Acham bom ou sabem de algo melhor ou melhor preco/qualidade? 

Outra duvida e sobre se compensa.me ter outro ssd so para o Windows alguem me sabe responder? 

 

Edited by VASCO123321 (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

6 answers to this question

  • 0

Trabalhas com design 3D, é obrigatório teres NVMe.

A ram e a gpu na altura não foram as melhores opções para o teu propósito mas já era.

Precisas de investir seriamente no SSD e tens sorte que tua X470-F está no chart da Asus com compatibilidade para nova Gen 4.

804c3e81-e669-4f7e-92fc-c3b60154de93.jpg

Esse MP600 não é bom nem mau, visto ser das poucas opções desta nova geração mas sem dúvida que por enquanto é única opção https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-corsair-mp600-1tb-3d-tlc-nand-nvme

Update da BIOS Versão 5007 necessário para a tua board: https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/ROG_STRIX-X470-F-GAMING/ROG-STRIX-X470-F-GAMING-ASUS-5007.zip

Sem a actualização do firmware esse ssd é inútil.

 

Quanto à refrigeração, não precisas de water cooler quando o wraith prism (stock cooler) desse cpu é perfeitamente adequado à natureza do cpu que é o multi-tasking.

Basta teres uma caixa com o air flow adequado e poupas dinheiro num acessório que pouco ou nada melhora a performance actual.

Caixas abertas como thermaltake core p3 ou caixas silenciosas como fractal design define R5 são sempre excelentes opções para ambientes enterprise no teu sector.

No caso da P3, apesar de não ter ventoinhas (o que também não provoca barulho), como a caixa é totalmente aberta, permite a circulação do ar na sua totalidade sem congestionamento. Se o cooler do CPU e a GPU estiverem ambos a tirar ar para fora sem cruzar o fluxo de ar (isto pode ser alcançado com L bracket incluída na caixa para montagem de GPU vertical), tens um arrefecimento controlado.

No caso da R5 a sua construção por si só define o silêncio dos seus componentes no interior. As ventoinhas se montadas de forma a ter um airflow positivo, também não terás problemas de arrefecimento desde que faças manutenções periódicas de limpeza e troca pasta térmica anualmente.

 

Se mesmo assim cagares em tudo o que te ensinei e quiseres à mesma gastar dinheiro, tinhas os coolers também da Fractal Design que eram os melhores preço/performance e que faziam o menor ruído dentro dos WC mas foram descontinuados exactamente devido à produção de AirCoolers stock AMD de alta qualidade com a mesma performance.

Única alternativa que tens hoje em dia no mercado para queimar dinheiro é NZXT, Asus e Enermax. São caros e pouco melhoram face ao que tens agora.

A própria corsair com o famoso h100i v2 foi ultrapassada por marcas de terceiros neste sector.

O water cooler hoje em dia ou é feito em sistemas contínuos com CPU e GPU ou não servem mais que estética.

 

Por fim, esse SSD que vais certamente adquirir, pois devias ter pensado nisso inicialmente para o tipo de trabalho que tens, mete-lhe o sistema operativo e usa-o para trabalhares com o que trabalhas.

Continua a usar o HDD para arquivar projectos ou trabalhos pós finalizados.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/
  • 0

Quando adquiri este computador ainda n tinha o foco no desenvolvimento de jogos este ano devido ao meu desenvolvimento pessoal e profissional decidi focar-me a 100% na criação de jogos e assim.Agora sim vi a necessidade do ssd e queria logo 1 bom sem olhar muito a €, sim eu percebo que watercooler é mais pela estética em si mas a minha caixa é uma ATX Corsair Carbide SPEC-OMEGA RGB Branca e por isso n tem um bom airflow, acerca da ram quais recomendas? eu escolhi estas meio que a "toa". O meu objetivo quando escolhi este computador foi uma tentativa de equilibro entre maquina de trabalho e maquina de gaming mas agr principalmente quero dar o upgrade a maquina para a vertente profissional. O disco ja foi comprado com o objetivo de guardar ficheiros menos utilizados para quando compra-se o ssd (que vai ser este verao), e/ou  futuramente migrar td do disco para uum novo ssd e remover o hd. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
2 horas atrás, VASCO123321 disse:

acerca da ram quais recomendas?

https://www.globaldata.pt/componentes/memorias/ddr4/team-group-kit-16gb-2-x-8gb-ddr4-3600mhz-dark-pro-8pack-edition-my-08q-tg

É a melhor ram 3600Mhz CL16 (16-16-16-36) OC out of the box e nativamente compatível com AM4 a tal frequência para tua mobo e que podes comprar em Portugal.

Frequência vs latência é algo que tens de ter em muita consideração para uma workstation como à tua. Com estes pentes, consegues manter a alta frequência a baixa latência e a baixa voltagem de 1.25V normais.

Mas não vale a pena comprares ram agora, já tens essa.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Ent resumidamente ssd é este, watercooler so pelo design certo,e ram agr e comprar igual  pk n compensa comprar os 4 pentes da outra? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
3 minutos atrás, VASCO123321 disse:

Ent resumidamente ssd é este, watercooler so pelo design certo,e ram agr e comprar igual  pk n compensa comprar os 4 pentes da outra? 

Exactamente, se quiseres 32GB compra igual ao que já tens.

O watercooler não te compensa face ao aircooler stock que tens actualmente.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Quanto ao SSD não preciso de dizer mais nada para além daquilo que o morfo já disse.


Quanto ao watercooler os closed loops da Asus são ridiculamente caros, pagas 2x o preço de outra marca portanto tira isso da cabeça, ponto nº2, tens espaço para um radiador de 360 ou 280 ou só 240?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now