antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
ZeD_Linux

VGA SPLITTER & DUAL MONITOR PROBLEMA

8 posts in this topic

Boa Noite,

 

Hoje adquiri um VGA SPLITTER, de forma a utilizar dois monitores exteriores com o meu portátil no trabalho (3 ecrãs em simultâneo). Porém, ao ligar os 2 exteriores, o resultado não foi o esperado! Ao invés de os 2 utilizarem uma imagem independente ao outro (expandir), ambos mostraram a mesma imagem!

 

Problema: Ambos são detetados, porém, apenas um aparece nas definições do ecrã, como os 2 fosse apenas 1! Alguém me consegue ajudar??

OBS: Utilizo o Debian Linux, porém, o mesmo problema se passa no Windows!

 

Imagem: s-l1000.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

O spliter não divide imagem, replica-a.

Para poderes ter X monitores independentes tens de ter exactamente as X saídas gráficas no computador.

Por exemplo, compras uma GTX 1080 com 3 entradas HDMI, podes ter até 3 monitores 4K HDMI mas nunca terás 4 monitores, a não ser que tenhas + saídas HDMI, DisplayPort, DVI-D ou VGA.

 

Para mais informações:

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 hours ago, morfo2 said:

O spliter não divide imagem, replica-a.

Para poderes ter X monitores independentes tens de ter exactamente as X saídas gráficas no computador.

Por exemplo, compras uma GTX 1080 com 3 entradas HDMI, podes ter até 3 monitores 4K HDMI mas nunca terás 4 monitores, a não ser que tenhas + saídas HDMI, DisplayPort, DVI-D ou VGA.

 

Para mais informações:

 

 

O meu problema é que eu não tenho mais saídas para essa gráfica! Apenas uma DVI, ligada a um adaptador para VGA, onde eu ligo os meus monitores todos! Não existe outra solução?

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, ZeD_Linux disse:

 

O meu problema é que eu não tenho mais saídas para essa gráfica! Apenas uma DVI, ligada a um adaptador para VGA, onde eu ligo os meus monitores todos! Não existe outra solução?

Um bom adaptador USB - VGA ou USB - HDMI, procura na Amazon que facilmente encontras, são caros mas funcionam.

Edited by Kappa (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hour ago, Kappa said:

Um bom adaptador USB - VGA ou USB - HDMI, procura na Amazon que facilmente encontras, são caros mas funcionam.

E ligo o monitor por USB?

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, ZeD_Linux disse:

E ligo o monitor por USB?

Basicamente, o que vais comprar é um adaptador, ligas o adaptador à porta USB e ligas o cabo do monitor à entrada VGA ou HDMI que o adaptador tem e pronto tá feito, tem atenção ao que compras que muitas vezes os mais baratos só dão problemas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
7 horas atrás, Kappa disse:

Um bom adaptador USB - VGA ou USB - HDMI, procura na Amazon que facilmente encontras, são caros mas funcionam.

É uma solução, no entanto é bastante arriscado porque a conversão gráfica por USB tende a não funcionar em grande parte dos monitores.

 

8 horas atrás, ZeD_Linux disse:

O meu problema é que eu não tenho mais saídas para essa gráfica! Apenas uma DVI, ligada a um adaptador para VGA, onde eu ligo os meus monitores todos! Não existe outra solução?

A única alternativa viável, e bastante dispendiosa, é usares uma GPU externa (conhecida por (eGPU) mas para isso precisas de:

  • GPU
  • PSU
  • Monitor
  • Adaptador PCIe
  • Thunderbolt (se quiseres aproveitar realmente a GPU)

Sendo um método muito dispendioso acaba por ser preferível comprares um laptop de Design Gráfico com 2 saídas HDMI (ou displayport) e 1 VGA.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hour ago, morfo2 said:

É uma solução, no entanto é bastante arriscado porque a conversão gráfica por USB tende a não funcionar em grande parte dos monitores.

 

A única alternativa viável, e bastante dispendiosa, é usares uma GPU externa (conhecida por (eGPU) mas para isso precisas de:

  • GPU
  • PSU
  • Monitor
  • Adaptador PCIe
  • Thunderbolt (se quiseres aproveitar realmente a GPU)

Sendo um método muito dispendioso acaba por ser preferível comprares um laptop de Design Gráfico com 2 saídas HDMI (ou displayport) e 1 VGA.

O meu único problema aqui... é que quando eu tenho o Windows  8.1/10, consigo ligar normalmente o segundo monitor à minha segunda gráfica, funcionando com as 2! Porém, no Linux não consigo fazer o mesmo! Já tentei ligar as 2 à outra placa gráfica também, porém, o Linux apenas consegue ler a placa NVIDIA ( a outra é Intel!), como já referi eu noutro post aqui e noutros fóruns, sempre sem solução!

 

Resolvi então experimentar ligar os 2 monitores à mesma GPU... mas também estou a ver que não consigo trabalhar assim no computador fixo (Obs: Dependo única e exclusivamente do Linux neste momento para trabalhar!)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this