antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
morfo2

Inspeções Às Motos

3 posts in this topic

Após as declarações espalhadas na passada semana por um responsável da ANCIA (associação dos centros de inspeções), de que as Inspeções Periódicas Obrigatórias a motociclos iriam ter lugar já a partir de outubro, baseadas no óbvio interesse económico desta associação, argumentando com a falsa bandeira da segurança e sem qualquer confirmação oficial, os motociclistas mostraram que querem ter uma palavra a dizer neste processo, bem como esclarecer a opinião pública sobre o que está realmente em causa.
Assim, o GAM – Grupo de Acção Motociclista, que estava inativo há algum tempo, resolveu voltar à estrada, marcando manifestações simultâneas em três cidades do País – Lisboa, Porto e Faro – para dia 19 de junho, um domingo, às 17h00.

Segundo o comunicado que nos chegou do GAM, e com cujo teor concordamos na íntegra, “estas manifestações terão como objetivo chamar a atenção dos media, da população em geral e do próprio Governo para a falsa questão de segurança com que se pretende justificar as inspeções às motos. Pretende trazer para debate público as inspeções periódicas na sua generalidade, sejam elas a que veículos forem.”

Em particular, para o GAM são cinco os pontos em que assenta a necessidade de levar a cabo esta ação (embora nós pudessemos acrescentar mais alguns...):

1 - Apenas 0,3% dos acidentes com motos são provocados por falha mecânica dos veículos, o que não justifica a relação custo/benefício das inspeções.

2 - As inspeções, tal como as querem implementar, vão retirar da estrada todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas, mesmo que essas alterações tenham beneficiado as motos em termos de segurança, o que por regra acontece.

3 - As inspeções, tal como as fundamentam e querem implementar, serão apenas um vantajoso negócio para alguns e um gasto de dinheiro e tempo para os motociclistas, não representando, para estes, nenhuma mais valia.

4 - A União Europeia, precisamente por falta de fundamentação e consenso a nível do Conselho da Europa, adiou até 2022 qualquer decisão sobre uma Norma Europeia para inspeções às motos. Não faz, por isso, sentido, Portugal estar a legislar e a regulamentar sobre esta matéria.

5- Se o Governo e a ANCIA querem inspeções, então, vamos reequacionar e repensar na generalidade toda esta questão das inspeções, sejam elas a que veículos forem. É necessário mudar muita coisa, como a total irresponsabilidade de quem inspeciona (centros de inspeção). Se uma viatura tem um acidente por falha de travões (por exemplo) depois de ter sido aprovada numa inspeção, quem fez essa inspeção deve ser de algum modo responsabilizado, o que hoje não acontece nem está previsto que venha a acontecer.

Para o GAM, “estas são fundamentalmente as grandes razões porque no dia 19 de junho os motociclistas vão sair para a rua e defender os seus interesses.” Como e onde, exatamente, irão decorrer essas manifestações – horas, trajeto, pontos de encontro, etc, iremos dando a conhecer oportunamente, assim que nos for chegando informação. Os utilizadores das motos precisam de quem os defenda, precisam da mobilização de todos no dia 19 de junho!

Fonte: http://www.motociclismo.pt/noticias/8046-inspecoes-manifestacao-a-19-de-junho

Morfo2: "As inspeções ... vão retirar da estrada todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas, mesmo que essas alterações tenham beneficiado as motos em termos de segurança, o que por regra acontece." Segurança? Nos carros chamasse Tuning (também conhecido por Xuning) e afecta tudo menos a segurança do veiculo. Não venham com balelas, se os tuners de automóveis sofrem com as inspecções porque raios é que os motars não haveriam de sofrer? Querem ser uma excepção, andem de bicicleta lol

Tony Jasmins: "Sou bem a favor. Tenho mota à mais de 40 anos e vejo cada vez mais que cada um faz o que quer e anda nas nossas estradas como bem entendem. Desde escapes completamente ilegais e com um barulho que acorda tudo e todos na Ilha do Porto Santo (vivo no Funchal). Pneus carecas e sem guarda-lamas nas motas, ao que leva em ocasião de chuva a situações perigosas para o motociclista e os restantes condutores. Ou seja, já não há leis nem se cumpre com as regras de trânsito nem há respeito perante os restantes utilizadores da via pública. Por isso, venha lá IPO para motas."

José Ramos da Veiga: "Também vou fazer uma manifestação contra as IPO dos automóveis. Não há direito, é só para ir ao bolso dos contribuintes e nada aumenta a segurança. Logo a seguir vou fazer o que muitos "motards" fazem. Alterar fortemente as características do veiculo, alterar os escapes porque o ruído fica muito melhor, andar sem guarda lamas e com pneus "slick", com a matricula torcida de modo a não ser visivel ou coberta por um ridículo lencinho."

 

Qual é a vossa opinião?

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif

Eu até concordo dado que além de ser um veículo como os outros não tem motivo de não precisar de inspeção mas haverá sempre uns que vão dizer que não é necessário e uns dizendo que é resumindo os que possuem carro aprovam e os que possuem mota reprovam pelo menos a maior parte de pessoas já vi reclamar sobre o assunto mas se quem possui carro torna-se chato ir à inspeção porque os que usam mota apenas não teriam de ir à Inspeção para verificar o estado da mota dado que eu acho que é mais fácil uma pessoa morrer num acidente de mota do que num de carro digo eu mas varia de caso para caso enfim tanto os carros e motas precisam de inspeção no meu ver. :ninja7:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de mais preciso de um esclarecimento. As tão conhecidas moto4, são oficialmente conhecidas como quadriciclos, essas também terão inspeção obrigatória?

 

Vou-vos dar a minha opinião.

 

NÃO, não concordo nem 1 bocado com esta inspeções, nem com as dos carros concordo quanto mais as motos. Isto é ridículo e o interesse financeiro e tão grande que chega a meter nojo. Primeiro falam acima de 250cc, mas depois já querem a partir de 50cc, enfim, inspecionem também as bicicletas e as pernas das pessoas, já que estas também circulam na via pública... mas esperem... com o sistema de inspeções em Portugal, podem por as inspeções que quiserem, até ás formigas pois basta as mesmas terem €€€€€€ já enviam a cartinha verde sem sequer terem posto os pés nestes centros. Sou da margem sul e se algum de vós também o for, sabe que numa área consideravelmente grande, apenas existia um centro de inspeções em Azeitão, mas agora magicamente foram construidos MAIS DOIS, UM AO LADO DO OUTRO, em questão de dias... Um deles é situado numa rua assim um pouco menos movimentada, mas como aquele centro deve ser de um menino com posse financeira, já meteram as luzes dos postes a funcionar corretamente, limparam a borda da estrada... enfim podia ficar aqui o dia inteiro a falar desta merda com voces.

 

 

E as motas de competição? Vao deixar de poder circular defenitivamente? Isto é tão mas tão ridiculo, eu sei que voces dos tunnings sentem -se injustiçados e estão a favor e eu mesmo compreendendo a vossa situação e não concordando com o facto de tambem estarem restritos, continuo a dizer que não concordo.

 

RESUMINDO: €€€€€€€€€€€€€, segurança? O que é isso? Se fosse no dia de hoje, que a toyota(se não estou em erro) tivesse inventado o cinto de três pontas, obviamente teriam criado uma patente, algo que não fizeram na altura para todos poderem usar, porque? €€€€€€€€€€€€€

 

O mundo que vivemos está ridiculamente estragado por causa dos €€€€€ e eu sei que não é o dinheiro o problema mas sim a ganância das pessoas que também é triste.

 

Fodasse se ninguem leu/percebeu esta mensagem, mas estou bués indignado.

 

Cumpz,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this