antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
DwardoonPT

Portugues 9º Ano Duvida Alguem Sabe Xd?

14 posts in this topic

Eu sei que é preçiso ter lata mas eu não sei como fazer isto :/

 

 

IMG_0035.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
diamwall

Tens de associar as palavras em baixo ao grupo a que pertence (A,B,C e D)

 

Agora o resto fazes tu...

Tens a obrigação de saber isso..

Share this post


Link to post
Share on other sites

A primeira coisa que tens que fazer é identificares qual é o processo de formação de cada grupo.

Feito isso, é só acrescentares as palavras que estão no 1.1)  a cada grupo que vai ter o seu processo de formação.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo que vi a ler o enunciado isso não te vai servir para absolutamente nada na vida.

 

Caga nisso e aprende inglês e a programar.

 

Obviamente tu também não vais conseguir fazer isso visto ser "preçiso" perceber de português coisa que não se verifica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tens de associar as palavras em baixo ao grupo a que pertence (A,B,C e D)

 

Agora o resto fazes tu...

Tens a obrigação de saber isso..

Pois mas eu intendo melhor quando alguem me explica, agora assim... eu percebi o que era para fazer so não sei como se faz por tanto não me ajudas-te em nada.

 

Pelo que vi a ler o enunciado isso não te vai servir para absolutamente nada na vida.

 

Caga nisso e aprende inglês e a programar.

 

Obviamente tu também não vais conseguir fazer isso visto ser "preçiso" perceber de português coisa que não se verifica.

 inglês e programas é algo que me interessa e tens razão é importante, mas não concordo com o resto que dizes, vai me servir para passar o ano senão o que fico no 9º outra vez? ja me bastou chumbar uma vez fds, de resto não dizes coisa com coisa tambem deves ser meio avariado desculpa la -.-'

 

A primeira coisa que tens que fazer é identificares qual é o processo de formação de cada grupo.

Feito isso, é só acrescentares as palavras que estão no 1.1)  a cada grupo que vai ter o seu processo de formação.

No shit eu sei o que é para fazer só não sei como se faz..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois mas eu intendo melhor quando alguem me explica, agora assim... eu percebi o que era para fazer so não sei como se faz por tanto não me ajudas-te em nada.

 

 inglês e programas é algo que me interessa e tens razão é importante, mas não concordo com o resto que dizes, vai me servir para passar o ano senão o que fico no 9º outra vez? ja me bastou chumbar uma vez fds, de resto não dizes coisa com coisa tambem deves ser meio avariado desculpa la -.-'

 

No shit eu sei o que é para fazer só não sei como se faz..

a escola nao serve para nada lol, não é a escola que te da dinheiro ou te constroi o futuro

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já fiz esse exercício o ano passado ....

Tens de ver se as palavras são por sufixação , prefixação etc...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já fiz esse exercício o ano passado ....

Tens de ver se as palavras são por sufixação , prefixação etc...

Podes me ajudar a estudar ? eu sozinho não consigo :(

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faz como eu fazia nao os fazia <-< se a stora pergunta-se e nao os visse nem os corregi-se dizias que tinhas feito

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se já percebeste o exercício e não sabes como se faz vai à procurar ao livro, caderno, net, sei lá lol. No teste e exame não vais ter ninguém para fazer as coisas por ti.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pegando na primeira palavra "reconto" tu sabes que a palavra primitiva é "conto" e foi adicionado o "re-" à palavra formando "re-conto".

Pegando na palavra "hospitalizar" sabes que a palavra primitiva é "hospital" e foi adicionado o "-izar" à palavra formando "hospital-izar".

No primeiro caso, como a adição foi feita à esquerda, é um prefixo (pré vem de antes).

No segundo caso, como a adição é feita à direita, é um sufixo (porque vem depois).

O sufixo ou sufixação também pode ser nominal se formar substantivos/adjectivos, verbal se formar verbos, ou adverbial se formar advérbios de modo.

Por fim, tens a parassíntese que é quando uma palavra sofre prefixação e sufixação ao mesmo tempo, ou seja, "envelhecer" (vem de velho) "en-velhe-cer".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pegando na primeira palavra "reconto" tu sabes que a palavra primitiva é "conto" e foi adicionado o "re-" à palavra formando "re-conto".

Pegando na palavra "hospitalizar" sabes que a palavra primitiva é "hospital" e foi adicionado o "-izar" à palavra formando "hospital-izar".

No primeiro caso, como a adição foi feita à esquerda, é um prefixo (pré vem de antes).

No segundo caso, como a adição é feita à direita, é um sufixo (porque vem depois).

O sufixo ou sufixação também pode ser nominal se formar substantivos/adjectivos, verbal se formar verbos, ou adverbial se formar advérbios de modo.

Por fim, tens a parassíntese que é quando uma palavra sofre prefixação e sufixação ao mesmo tempo, ou seja, "envelhecer" (vem de velho) "en-velhe-cer".

Eu so entendo as coisas com alguem a explicar porque sozinho não dá!

Percebi mais ou menos do que disses-te então mas mesmo assim não sei realizar aquele exercicio onde irei meter as palavras em que grupo e porque :/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu so entendo as coisas com alguem a explicar porque sozinho não dá!

Percebi mais ou menos do que disses-te então mas mesmo assim não sei realizar aquele exercicio onde irei meter as palavras em que grupo e porque :/

 

Repara:

Na alinha 1, ele date 4 colunas de palavras já ordenadas por eles, ou seja, um coluna é composta por palavras que contem sufixos, outra por palavras com prefixos e assim.

Na alinha 1.1 que é propriamente a questão tu basicamente tens de ver palavra por palavra, se é uma palavra composta por sufixo, prefixo, pegas na palavra e metes na coluna correspondente com o seu processo de formação. 

 

Basicamente tens de completar as colunas com as palavras certas, soque em vez de ser através de uma categoria ou assim é devido ao seu processo de formação. 

 

PS: A explicação do Morfo2 foi bastante completa por isso junta essa explicação com esta resposta e tens a questão praticamente resolvida. 

 

Exemplo visual da formação de palavras:

 

fECy0Lt.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this