antiblock
diamwall
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
RachadoPT

[Tutorial Básico] Programar Em Pascal #2

12 posts in this topic

Boas pessoal, trago-vos hoje o 2º tutorial de programação em pascal, onde vamos falar da sintaxe READ e READLN e das variáveis.

O tutorial de hoje vai ser muito pequeno porque o readln não tem nada que falar xD.

 

O que fazem o READ e o READLN?

 

O READ lê tudo o que for introduzido pelo teclado até exceder o limite da linha, o READLN lê tudo o que for introduzido pelo teclado também mas não tem limite de linha, ou seja, continua na linha de baixo.

 

O que são as variáveis?

 

As variáveis é onde vai ficar guardado o que foi introduzido no teclado.

 

Exemplo:

 

 

Program exemplo;

 

var n1 , n2 , res : integer;

 
begin
   writeln ('Programa para multiplicar dois números');
   writeln ('Introduza o 1º número');
   readln(n1);
   writeln ('Introduza o 2º número');
   readln(n2);
   res := n1*n2;
   writeln ('O resultado é: ', res);
 
end.

 

Este programa vai fazer a multiplicação de dois números. Vou explicar o que acontece em cada passo.

 

Nos WRITELN já sabem que faz aparecer o texto escrito no ecrã.

Quando aparece o READLN o computador vai ficar a espera que algo seja introduzido no teclado.

Depois chega a parte em que fazemos o computador resolver a conta: n1 * n2.

 

Agora as variáveis: eu declarei as variáveis n1, n2 e res ( número1, número2 e resultado) mas vocês podiam dar qualquer nome as variáveis.

Eu escrevi "var n1 , n2 , res : integer;" , o INTEGER é um tipo de variavel que só aceita números inteiros, mas há outros tipos que falarei lá mais para a frente.

res := n1 * n2 (usa-se o := para atribuir um valor a uma variável) esta linha vai fazer: o resultado é igual a número1 vezes o número2.

Para fazer aparecer o resultado no ecrã escreve-se a variável do resultado fora dos apóstrofes e depois de uma virgula, porque se ficar dentro do apóstrofe o computador entende a variável como texto fixo a aparecer no ecrã.

 

Este foi o Tutorial de hoje! Caso tenham alguma dúvida deixem abaixo, e se ajudei deixem +1 ^^

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega

Já é antigo isso. O que se usa agora é VB (win. application e console application ).

 

+1

 

Cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ya, eu sei, mas quase ninguem conhece pascal e como é o que ando a dar agora na escola decidi fazer uns tuts ^^ ty pelo +1, cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ya, eu sei, mas quase ninguem conhece pascal e como é o que ando a dar agora na escola decidi fazer uns tuts ^^ ty pelo +1, cumprimentos

fazes bem, já agora em que ano e em que curso estás (só por curiosidade)?

 

Cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Informática de Gestão  10º ano

Share this post


Link to post
Share on other sites

este ya, não consegui fazer o video hoje, para a próxima já é em video, :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Informática de Gestão  10º ano

Estou no mesmo e nao dou pascal, dou Win app.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu no primeiro módulo dei Algoritmia e até agora, tou no módulo 3, tem sido pascal xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu no primeiro módulo dei Algoritmia e até agora, tou no módulo 3, tem sido pascal xD

eu estou no 11º, também já dei algoritmia, aseguir dei console agora win e para o ano vou dar android!

Share this post


Link to post
Share on other sites

este ano só vou dar pascal, no 11º acho que é Visual Basic e no 12º acho que é php. Mas em TIC vou dar html um pouco este ano

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this