antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
'PACI

Uma Ajudinha No Trabalho? '-'

3 posts in this topic

O cosmos axiológico

(...) Os valores têm de especial - e nisto se distinguem dos restantes "objetos ideais" - o valerem; isto é, o não poder o nosso espírito ficar indiferente perante eles. Dito de outra maneira: dirigem-nos um apelo; como que querem ser amados, tornando-se mesmo, em alguns casos, imperativos, como, por exemplo, o valor da justiça. São, além disso, plurais ou múltiplos, constituindo um verdadeiro cosmos axiológico dentro do qual reina uma como que perfeita e espontânea hierarquia. Os valores acham-se também escalonados, havendo uns mais baixos e outros mais altos em dignidade, consoante o grau com que reclamam o nosso respeito e amor. Este grau em altura é-nos dado imediatamente a conhecer a priori no mesmo acto emocional-ideal em que os apreendemos, Geralmente, distinguem-se entre eles as seguintes categorias ou sectores: valores vitais e espirituais. Entre os primeiros, figuram os do simples prazer, do agradável e desagradável, e os da conservação da vida. Estes, porém, subdividem-se ainda em valores da vida individual e da vida social ou valores sociais.Entre os espirituais, é clássica a distinção entre os valores lógicos, estéticos, éticos e religiosos. Evidentemente, todos os valores são relativos, no sentido de relativos ao homem. Não se concebe, gnosiologicamente, a possibilidade de quaisquer valores, se não existir primeiro o espírito do homem. Sem este, o mundo seria axiologicamente neutro, cego para os valores, como era há mais de um milhão de anos, antes do aparecimento do primeiro homem sobre a terra. O belo e o feio, a verdade e o erro, o amor ou a indiferença perante o divino, o santo, o bem e o mal não teriam qualquer sentido fora da existência humana.

L. Cabral Moncada, Filosofia do direito e do Estado

A partilha interpessoal de valores

Todos sabemos, com efeito, por experiência própria, embora uns mais do que outros, o que é uma emoção estética, um sentimento de respeito por um acto de elevado valor moral de alguém, a comoção que sentimos perante a ideia de um poder superior. (...) Uma sinfonia de BEETHOVEN, um quadro de VINCI ou de TICIANO, um acto de caridade de um VICENTE DE PAULO, a humanidade transbordante de amor de um Padre AMÉRICO ou de um A. SCHWEIZER são coisas que imediatamente nos comovem.

(...) Notemos que não é apenas na subjetividade da nossa consciência individual que tais "objetos" valiosos se nos deparam. Deparam-se-nos aí, sem dúvida, primeiro que tudo. Mas os homens não existem sós, nem podem jamais viver sem conviverem uns com os outros. As consciências interpenetram-se, convivem e colaboram na constituição do ser espiritual que é a humanidade, não só no terreno psíquico-moral e social duma comunidade de homens, como ainda no mais largo da história. (...) Como já disse na fórmula existencialista de JASPERS, ser é sempre "ser com o outro". A minha vivência do valioso (...) não é apenas minha; não somente por palco a minha consciência espiritual, aqui e agora, mas também a dos outros, de muitos outros; frequentemente, a dos homens de toda uma geração, de uma época, de uma civilização e cultura; até mesmo talvez, em alguns casos, de toda a humanidade.

L. Cabral Moncada, Filosofia do direito e do Estado

Bem, não vou andar com grandes textos, vou direto ao assunto:

Terça feira, 26.02.2013, vou ter que apresentar um trabalho de filosofia junto com os meus colegas de grupo.

A parte que me tocou no grupo foi essa e tenho bastante dificuldade em perceber os textos.

Por isso, venho aqui pedir alguma ajuda a vocês, caso possam. Só pretendo algumas ideias para me ir orientando.

Obrigado desde já a todos os que vierem ajudar, ou tentarem ao menos.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif

eu ajudava mas n sou bom a filosofia sorry

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já recebi umas ajudas de 2 membros da TG.

Obrigado por tentarem ajudar..

Tópico Fechado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this