antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
pedromsaguiar

Memória RAM

Question

Olá! Estou de volta a este fórum passado 2 anos de ter pedido ajuda no orçamento para um desktop e ainda 100% satisfeito com a ajuda que me foi prestada!!! :)

Na altura comprei  Na PC Diga uma mobo B150 com um i5-6500 com 8 GB (2X4GB) Ballistix 2400Mhz CL15 e gráfica GTX1060 3G,  numa caixa nox hummer e com fonte Seasonic certificada(o melhor conselho que me deram...)

 

Pelo meio apanhei um grande desconto na PC diga em portateis e adquiri um ASUS com i5-6300HQ, 8 GB RAM DDR4, GTX960M, numa altura em que já existia a série 7 de processadores e a série GTX1000 de placas gráficas, mas tendo em conta a ENORME diferença de preço entre estes, comprei este e posso dizer que estou muito satisfeito com ele também.

 

A minha dúvida atual é, e por isso venho pedir a vossa a ajuda:
Na black friday ou nas promoções de natal ou assim queria aproveitar para esticar a memória RAM de ambos os meus computadores para 16 GB, especialmente o desktop mas também posso esticar a do portátil se acharem bem, o orçamento agora já não é problema ha-ha.

Devo comprar para o desktop por exemplo, Crucial Ballistix exactamente igual 2x4 ? Devo comprar um pente de 8 GB ? Tenho 2 slots livres ainda na mobo. Posso comprar de outra marca / frequencia / CL ou isso tenderá a dar bodega ?

No portátil a mesma coisa ? Tenho 8 GB numa slot com uma slot livre ainda. Vale a pena espetar la mais 8? Mais 4? Ele traz no manual máx. RAM instalada 32GB...

 

Fico desde já grato pela ajuda que me possam prestar

Share this post


Link to post
Share on other sites

23 answers to this question

  • 0

Ainda bem que podemos ajudar.

Na altura ou terei sido eu ou o Corvo a providenciar-te o orçamento pelo que sem dúvida que terás uma build com o melhor preço/performance dessa época.

O black friday chega-nos dia 23 Novembro e fazes bem em preparar-te!

Relativamente ao teu desktop segundo a tua motherboard B150 terás de ter em conta o seguinte:

1º O número de Slots de ram (no teu caso 4)

2º A frequência máxima de compatibilidade de Ram (2400Mhz, 2666Mhz ou 2800Mhz)

Presumindo que o máx são 2400Mhz como tens actualmente. Basta veres o que te sai mais em conta:

2 pentes de 4GB 2400Mhz DDR4 CL15 (70€)

ou

2 pentes de 8GB 2400MHz CL15/16 (+-130€ e vendes os teus actuais para abater valor)

A nível económico, sai-te menos dispendioso o acréscimo de 2 pentes iguais. A marca não importa, só deves respeitar a frequência e latência.

Em utilidade o Dual-Channel é sempre preferível a Quad-Channel nessa motherboard.

Qualquer que seja a tua escolha, não será afectado em nenhum aspecto.

 

Quanto ao portátil. Se quiseres 16GB ram, basta comprares outro pente de 8GB com a mesma frequência e latência do teu actual. 32GB não te compensa.

A base é respeitar sempre a mesma frequência e latência. Não importa a marca.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun
  • 0

Ok obrigado pela ajuda. 

O meu desktop tem 2 pentes 2400 Mhz mas a Mobo só os usa a 2133... Mas na altura os pentes 2400 eram mais baratos que os 2133 entao o user Annie disse-me que valia o mesmo... No fim de contas a Mobo não os usava full capacidade mas usava os 2133 e eu poupava uns trocos. 

Do que escreveste só nao entendi bem a parte do dual channel vs quad channel. O que queres dizer é que a memória rende mais estando dividida apenas por 2 pentes em vez de 4? Tipo 2x8 em vez de 4x4?

E outra coisa... Posso comprar um pente de 8 e juntar a dois pentes de 4? Ou dá raia? Fazer tipo 4+4+8+empty slot

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
2 minutos atrás, pedromsaguiar disse:

Ok obrigado pela ajuda. 

O meu desktop tem 2 pentes 2400 Mhz mas a Mobo só os usa a 2133... Mas na altura os pentes 2400 eram mais baratos que os 2133 entao o user Annie disse-me que valia o mesmo... No fim de contas a Mobo não os usava full capacidade mas usava os 2133 e eu poupava uns trocos. 

Do que escreveste só nao entendi bem a parte do dual channel vs quad channel. O que queres dizer é que a memória rende mais estando dividida apenas por 2 pentes em vez de 4? Tipo 2x8 em vez de 4x4?

E outra coisa... Posso comprar um pente de 8 e juntar a dois pentes de 4? Ou dá raia? Fazer tipo 4+4+8+empty slot

A tua MoBo tem 4 slots de ram mas funciona a Dual Channel.

Ou seja, 2 pentes definem o teu sistema. Com tudo preenchido são 2+2

Em Quad-Channel são 4 pentes que definem o sistema. Com 4 slots preenchidas tens 4 e não 2+2, não existe divisão de memória.

Mas no teu caso teres 2 pentes em dual channel ou 4 pentes em 2x dual channel não afecta em nada o teu PC.

Podes comprar 1 pente de 8 mas como te disse, a tua mobo é dual channel. Teres 4GB+4GB em dual channel + 8GB em single channel não faz sentido nenhum.

Ou compras 4GB+4GB para preencher outra dual-channel ou compras 8GB+8GB e fazes uma só dual-channel.

A frequência é automaticamente limitada pela motherboard, por isso, mesmo que compres 2800MHz por ser mais barato que 2133MHz, por exemplo, a mobo corre sempre ao máximo da sua compatibilidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

É isso entao, posso comprar o que me apetecer desde que seja >= 2133 e o mesmo CL frequency, obrigado pelo esclarecimento entao.

Vou optar por comprar 4+4 a nao ser que consiga vender bem os meus 4+4 e aí compro 8+8!

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
8 minutos atrás, pedromsaguiar disse:

É isso entao, posso comprar o que me apetecer desde que seja >= 2133 e o mesmo CL frequency, obrigado pelo esclarecimento entao.

Vou optar por comprar 4+4 a nao ser que consiga vender bem os meus 4+4 e aí compro 8+8!

Atenção.

A frequência e a latência são proporcionais.

Tu podes mas NÃO DEVES, meter 2x 4GB 2133MHz CL14 ou CL15 juntamente com 2x 4GB 2400MHz CL15 apesar que o nível abaixo desses mesmos que já tinhas serem muito provavelmente 2133MHz CL14.

Não arrisques.

Se os teus pentes são 2400MHz CL15, compra outros exactamente iguais 2400Mhz CL15.

Não 2133MHz CL14, não 2133MHz CL15, não 2666MHz CL15 nem 2666MHz CL16.

Se conseguires vender os teus actuais por um bom preço, compra então 2 pentes de 8GB ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

É o que vou fazer!

Mais complicado vai ser descobrir a que o portatil tem... Sabes como posso descobrir isso? há algum software que corras no PC e diga? Mesmo no site da ASUS não dizia as specs mais específicas da RAM

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
1 minuto atrás, pedromsaguiar disse:

É o que vou fazer!

Mais complicado vai ser descobrir a que o portatil tem... Sabes como posso descobrir isso? há algum software que corras no PC e diga? Mesmo no site da ASUS não dizia as specs mais específicas da RAM

Com o PC desligado, abre a tampa, no verso do PC, que dá acesso aos teus módulos de ram.

Tira o pente com cuidado e lê a frequência e a latência no autocolante do produto. Caso não o tenha referido, pega no modelo etiquetado e procura na internet.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Ok é o que vou fazer amanhã com tempo e depois digo qualquer coisa.

Obrigado pela ajuda ;-)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

As memorias do PC fixo sao 2400Mhz CL16,

pelo menos é o que me parece que diz na etiqueta , diz "2400Mhz - 16 - 16 - 16 - 39" apesar de nao dizer directamente CL

 

Correspondem a estas

https://www.pccomponentes.com/crucial-ballistix-sport-lt-ddr4-2400-pc4-19200-4gb-cl16

https://www.pcdiga.com/crucial-ballistix-ddr4-2400mhz-4gb-branca-bls4g4d240fsc

 

Pela diferença de preço nao sei se se justifica andar a receber pelo correio e se tiver problemas ter de andar a mandar para trás... Estava capaz de comprar na pc diga e ao mesmo tempo levar lhes o pc para ele voltar limpinho por dentro que ao espreitar as etiquetas ja vi uma camadinha de pó em alguns componentes :p

 

O portátil é que ainda nao tive disponibilidade para me sentar com ele e espreitar os pentes...

 

pronto decidi ir buscar o portatil agora e a etiqueta diz o seguinte:

 

8GB 2Rx8 PC4-2133P-SE0-11

HMA41GS6AFR8N - TF N0 AB   1645

 

e a marca é SK Hynix Korea

 

Suponho que as do portatil sao 2133 Mhz CL 11 ?

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Não estiques mais do 2400MHz, a tua motherboard provavelmente pode não suportar e muitas b150 nem 2400 suportam

 

Quanto às do portatil:

https://www.amazon.com/2133MHZ-PC4-17000-260-PIN1-2V-NOTEBOOK-HMA41GS6AFR8N-TF/dp/B01FRP217C

Podes comprar aí!

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

A minha mobo do desktop so suporta 2133 Mhz, comprei 2400 por serem mais baratas na altura lol! Ela corre-as a 2133 sem stress e ficou me mais barato. Esse está resolvido. Vou comprar um pacote de 2*4 Crucial igual ao que lá está porque nao arranjo quem queira comprar as que ja tenho, senao comprava 2*8 ...

 

Ya eu encontrei essas iguaizinhas no ebay... Mas vou andar a comprar isso super caro só para ser igual ao que lá está ... :( EDIT: essas que mandaste nao sao iguais iguais, devem ser CL-10 segundo a etiqueta (?)

Estava a pensar comprar isto

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-g-skill-ripjaws-16gb-2x8gb-ddr4-2133mhz-cl15

E vender o meu pente da Hynix.

Ou acham que haverá problemas de compatibilidade com a Mobo do portatil?

Edited by pedromsaguiar (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
3 minutos atrás, pedromsaguiar disse:

A minha mobo do desktop so suporta 2133 Mhz, comprei 2400 por serem mais baratas na altura lol! Ela corre-as a 2133 sem stress e ficou me mais barato. Esse está resolvido. Vou comprar um pacote de 2*4 Crucial igual ao que lá está porque nao arranjo quem queira comprar as que ja tenho, senao comprava 2*8 ...

 

Ya eu encontrei essas iguaizinhas no ebay... Mas vou andar a comprar isso super caro só para ser igual ao que lá está ... :( EDIT: essas que mandaste nao sao iguais iguais, devem ser CL-10 segundo a etiqueta (?)

Estava a pensar comprar isto

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-g-skill-ripjaws-16gb-2x8gb-ddr4-2133mhz-cl15

E vender o meu pente da Hynix.

Ou acham que haverá problemas de compatibilidade com a Mobo do portatil?

 

Sabes qual a mobo do portátil para poder ver melhor isso?

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

nao sei... o portatil é Asus FZ50VW-56C96PB1 mas nao encontrei a especificaçao da Mobo em nenhuma etiqueta...

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Tu tens:

8GB (1x8GB) DDR4 2133 MHz  CL17

2Rx8 PC4-2133P-SE0-11

HMA41GS6AFR8N - TF N0 AB   1645

Intel® HM170 Express

 

Tu queres:

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-g-skill-ripjaws-16gb-2x8gb-ddr4-2133mhz-cl15

2x 8GB DDR4 2133MHz CL15 (15-15-15-36) 1.2v

F4-2133C15D-16GRS

Intel® HM170 Express

 

É compatível sim.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Pronto então é arranjar quem compre o pente que tenho e na black friday compro essas para o meu portátil. Perto dessa altura faço um leilão no ebay que tendo em conta os preços que por lá se praticam vendo com facilidade a um preço um bocado mais baixo, acho eu... E fico com 2x8gb melhores no portatil e com 16 gb nos dois ja tenho computadores para mais uns anos :)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this