antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
мr.Vødkα

[Tutorial]Instalar o Windows 8 através de uma máquina virtual

13 posts in this topic

Boas cyber-gamers,Venho aqui ensinar-vos como instalar o Windows 8 através de uma máquina virtual, prestem atenção ao tutorial!

Este tutorial é muito grande por isso aguentem-se.Vamos lá começar!

Embora o Windows 8 Consumer Preview tenha se mostrado bem estável durante os testes feitos pela equipe do Baixaki, muitas pessoas estão receosas de instalar o novo sistema operacional da Microsoft em seus computadores, mesmo utilizando dual boot. Apesar desse medo, a curiosidade para saber o que o SO trouxe de novidades é bem grande.

Para solucionar esse impasse, você pode utilizar uma máquina virtual (mais conhecida como Virtual Machine ou simplesmente VM) para rodar o Windows 8 sem abrir mão do sistema operacional que está instalado em seu computador. O processo é relativamente longo, mas bem simples. Confira abaixo todos os programas e ferramentas necessários para ter o novo SO do Bill Gates em seu PC.

Você vai precisar de...

Antes de dar continuidade ao tutorial, é importante que você tenha todos os componentes necessários instalados em seu computador. Para rodar o Windows 8 Consumer Preview em uma máquina virtual, você vai precisar de:

[*]VirtualBox;

[*]Imagem ISO do Windows 8 Consumer Preview;

[*]Serial do Windows 8 Consumer Preview.

Como você pode reparar, o programa para a criação de VMs utilizado neste tutorial é o VirtualBox. Porém, é possível usar qualquer aplicativo do gênero. O Baixaki possui uma lista bem grande, com várias opções de ferramenta para você escolher.

O que é uma máquina virtual?

Apesar de ser um conceito bem comum para quem navega na internet há algum tempo, nem todo mundo sabe o que é uma máquina virtual. As VMs são ambientes alternativos ao SO presente em seu computador, que permite a você ter mais de um sistema operacional no PC sem a necessidade de mexer com particionamento de discos e dual boot.

Imagem colocada

Esse recurso pode ser utilizado quando você deseja testar um aplicativo (ou mesmo um sistema operacional inteiro) sem expor sua máquina a possíveis vírus ou instabilidades que podem acontecer.

Caso aconteça alguma invasão de vírus na VM, por exemplo, você pode simplesmente apagar o disco virtual criado e criar outro. O sistema operacional hospedeiro (aquele no qual a máquina virtual está sendo executada) não sofre qualquer interferência direta do SO que está sendo emulado.

Faça você mesmo

Criando a máquina virtual

Antes de iniciar a instalação do Windows 8 Consumer Preview, é preciso ter uma VM criada e devidamente configurada para abrigar o novo sistema operacional. Após a instalação do VirtualBox, é só seguir os passos abaixo para dar início ao processo de configuração do disco virtual.

1) Abra o VirtualBox e clique em “Novo” para iniciar a criação de uma nova máquina virtual. Na tela que aparecer, selecione a opção “Próximo” para configurar a VM.

Imagem colocada

2) Na nova janela, escolha o nome da máquina virtual e o sistema operacional que será emulado. Não se esqueça de escolher a opção “Windows 8” no campo “Versão”.

Imagem colocada

3) O próximo passo é selecionar o quanto de sua memória RAM será destinada ao sistema operacional emulado. Para não sobrecarregar demais o computador e também não deixar a máquina virtual muito lenta, é aconselhado utilizar metade da memória disponível em sua máquina. Clique em “Próximo” para dar continuidade.

Imagem colocada

4) Na próxima janela, certifique-se de que as opções “Disco de Boot” e “Criar novo disco rígido” estejam selecionadas. Na tela seguinte, marque o item “VDI (VirtualBox Disk Image)” e pressione “Próximo” para seguir em frente.

Imagem colocada

5) Agora é a hora de selecionar o tamanho do disco virtual. Para que a instalação do Windows 8 aconteça sem problemas, é preciso que o HD tenha, pelo menos, 10 GB. Porém, para que você possa instalar aplicativos e armazenar arquivos na VM, é recomendado usar pelo menos 20 GB de espaço.

Imagem colocada

6) A tela seguinte exibe um resumo de tudo o que foi configurado até o momento. Para finalizar o processo, clique em “Criar”. Feito isso, sua nova máquina virtual estará pronta para receber o Windows 8.

7) Para iniciar a sua VM para o novo Windows, selecione ela na lista exibida na janela do programa e clique no botão “Iniciar”.

Imagem colocada

Iniciando a instalação do Windows 8

Na primeira execução de uma máquina virtual, o VirtualBox detecta a ausência de um sistema operacional e, por isso, exibe uma tela para você selecionar a mídia para instalação. é possível escolher o próprio drive de CD/DVD presente em seu computador (chamado de “Drive do Hospedeiro”) ou qualquer pasta e arquivo presente no PC.

No caso deste tutorial, a segunda opção será utilizada, e o arquivo a ser selecionado é a imagem ISO do Windows 8 Consumer Preview, baixada anteriormente. Ao clicar em “Próximo”, uma janela com um resumo do que foi configurado será mostrada. Caso as informações exibidas estejam corretas, pressione o botão “Iniciar” e aguarde até o boot da máquina.

Imagem colocada

O processo de instalação agora é exatamente igual ao mostrado quando você está utilizando um disco rígido real para adicionar o Windows 8. Assim que aparecer a tela para particionar o HD, não se esqueça de clicar em “New” e selecionar todo o espaço disponível.

E não precisa se preocupar com as configurações do computador hospedeiro, pois elas não sofrerão qualquer alteração durante a execução da máquina virtual. Agora, é só aproveitar para testar todos os recursos oferecidos pelo novo SO da Microsoft, sem abrir mão da estabilidade e segurança que o Windows 7 oferece.

Cumprimentos,

Edited by Mr.Vodka (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron
Guest Origin.

Nome de Tópico alterado:
De "[Tutorial]" para "[Tutorial]Instalar o Windows 8 através de uma máquina virtual"
Para a próxima ter mais atenção se faz favor !
_____________
Obrigado por partilhares !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desculpa distraíme só depois vi qu enão podia alterar o nome do tópico mais uma vez obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

PowerOff eu acho que o windows 8 está mais formado, e mais utilizado do que o windows 7, já agora obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

1º O tópico ta bom.2º

PowerOff eu acho que o windows 8 está mais formado, e mais utilizado do que o windows 7, já agora obrigado.

Para já o windows 7 é mais utilizado o 8 pode ser um pouco mais formada mas foi igual ao visa e como eu e mais de milhares de pessoas dizem que o windows 7 é melhor que o windows 8.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esta versão é muito boa para dar as primeiras olhadelas, embora não se esqueçam que é a versão beta e quando sair a versão final pode ser completamente.

Mas obrigado na mesma http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif

Cumprimentos xXBoyDarkXx

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu queria testar o windows 8 mas n tenho muita ram e n kero arriscar a perder desempenho do meu pc

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu queria testar o windows 8 mas n tenho muita ram e n kero arriscar a perder desempenho do meu pc

Quantos g's de ram tens?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now