antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
RachadoPT

[Ingresso na Uni] Situação complicada...

7 posts in this topic

Boas a todos pessoal. Estou aqui para partilhar uma situação complicada que se está a passar comigo e a pedir a vossa opinião em relação à mesma.

 

Antes de começar a explicar a situação em si, deixo-vos algumas informações que vão ser necessárias tomar em conta...

 



Meu secundário:

- Curso de Técnico de Informática de Gestão (Matemática A mas m(u)ito diferente da dos alunos de ciências)

- Média final de 18 valores (3 anos)

- Nota da PAP foi 19

- Média do estágio foi 19

 

Exames Nacionais:

     Em 2016:

     - Português com 9 valores (não estudei nada)

     - Matemática A com 4 valores

     Em 2017:

     - Português 1ª fase 8,5 valores (não estudei nada)

     - Matemática A 1ª fase 8,5 valores

     - Matemática A 2ª fase 12,5 valores

 

A situação é a seguinte... Em 2016, estava a acabar o meu 12º ano, e queria fazer os exames nacionais para poder ingressar na universidade ( como desde o 9º ano queria e todos os meus professores sabiam ), e como tal, informei-me sobre o que precisava fazer... Como eu era do ensino profissional, tinha que fazer o exame de Português e as provas de ingresso no curso que queria entrar. O que vão ler a seguir foi-me dito diretamente pelo diretor da minha escola secundária:

Citar

Tens que fazer o exame de Português e o de Matemática A, mas o de Português não vai alterar nada na tua nota mesmo que tenhas 1, só tens que o fazer porque és do profissional e o regulamento diz que tens que o fazer.

Eu fiz os exames, e como me correram mal, este ano voltei a tentar. Ao longo deste ano, estive a preparar-me exclusivamente para matemática para poder passar no exame, visto que não tive a Matemática necessária que é dada em 3 anos. Este ano, voltou a repetir, tanto na secretaria como o diretor, dizerem-me que não mudava nada na média. Então, eu voltei a fazer os exames, e este ano como me correram melhor, estava todo contente, até sair a minha ficha ENES.

 

Quando foi lançada, a minha ficha ENES dizia que a minha média final do secundário era de 15,8 e não 18. Achei isso estranho e fui pesquisar sobre isso...

 

http://www.dges.mctes.pt/guiaexames/faqB.html

 

Neste link vi que (no ponto 18 e no 21) os alunos do profissional são avaliados de forma diferente dos alunos de ciências e humanidades, sendo que para eles a nota dos exames conta 30% para a nota final da disciplina do mesmo, e para os do profissional a média dos exames vale 30% na nota final do curso, ou seja, em vez de ter baixado umas 5 ou 6 décimas na minha nota final, baixou quase 2,5 valores, e tudo isto por uma má informação dada pelos professores do secundário.

 

Tendo ocorrido isto, e com a média de 15,8 sendo a minha média final do secundário, e ainda fazendo percentagem com a nota das provas de ingresso para os cursos nas universidades, a minha média não é suficiente para entrar para o que quero, onde quero. Aliás, não é suficiente para entrar em quase lado nenhum no país em que o curso em questão seja decente.

 

Quando falei disto na escola, o que me disseram foi simplesmente que sim, o exame de português valia, que sim, a minha média final era 15,8 e que se achava algo mal, para ligar para o DGES ( que achei estranho, o DGES não tem nada a haver com isso ). Ainda assim eu liguei para o DGES e dizem para perguntar na escola que eles não sabem de nada disso, visto que não têm nada a haver. E nesta do empurra empurra, ando eu no meio sem saber por que caminhos me meter ou o que fazer em relação a isto...

 

Em resumo de tudo, fui mal informado pela parte dos professores do secundário ( inclusive diretor do mesmo ) e à pala disso não consigo aceder ao ensino superior para o curso pretendido...

 

O que têm a dizer sobre isto? Quais as vossas opiniões?

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
diamwall

A culpa foi da escola por te dar informações erradas e tua por não confirmares o mesmo.(neste caso confirmares mais tarde)

Agora ou tentas pó ano ou vais para outro sitio onde a média seja mais baixa, não podes fazer mais né.

 

Mais , a média da Ficha ENES ( na minha altura  ) valia a notas de exame e a nota final do secundário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Queres respostas? Tenta ir a um fórum onde podes obter melhores respostas

http://uniarea.com/forum/index.php

 

La teras pessoal com a mesma situação ou ate similar que te poderao ajudar.

 

 

 

 

Edited by Pwn3d_x (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

A culpa foi da escola que te informou errado.

 

Estás mesmo numa situação complicada... Ainda pior mesmo é que se fores tentar para o próximo ano, podes ter o azar de não haver exame para o programa do secundário que tem andado até agora.

(vai mudar a matéria no 12º ano consequentemente também no exame)

 

Mesmo não tendo Matemática A se calhar podias te esforçado mais não sei... Se tiveste um ano (como eu) à espera para fazer os exames de novo, deves ter tido muito tempo...

 

Estas pior que eu... Eu andei a cagar-me para o secundário e agora a minha nota no exame não é má mas a nota do secundário puxa para baixo (Tive 10,9 na primeira fase e 15,2 na segunda de matemática)

com uma media do secundário de 13,3 1ªF e 13,8 2ªF a media para concorrer fica uma bela merda... dediquei-me para ver se conseguia compensar no exame com um 17 para conseguir entrar mas não deu...

A minha media do secundário subiu meio valor na 2ª fase só com 15 no exame de matemática para teres noção do quanto eu me importava com as notas quando andava no secundario.

 

Boa sorte... A diferença entre nós é que a culpa não é toda tua porque te informaram mal. A mim foi porque fui estúpido.

 

Good luck

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

A culpa é totalmente da escola, deram uma falsa informação e agora não querem assumir as culpas.

Recomendo-te a revoltares com a secretaria até que fizessem algo, nem que te dessem autorização para fazeres o exame da terceira fase.

Tenta também falar com o diretor, visto que foi ele que deu a tal informação. Com o seu cargo, deve ter poder o suficiente para fazer algo, digo eu.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já contactei diretamente o Ministério da Educação, o que me recomendaram fazer foi um requirimento diretamente ao diretor do Juri Nacional de Exames para ver da situação. Disseram-me que não sabiam se ia mudar algo, porque tambem falhei ao não me informar no Guia Geral de Exames, mas como houve uma falha por parte da minha escola, que podia ser que o JNE fizesse algo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que deves colocar a tua questão no forum da uniarea, eles lá vão conseguir ajudar-te de certeza. Quanto à minha opnião, penso que embora tenhas sido mal informado e a culpa tenha sido da escola, tu em parte tbm tens culpa pois não te informaste devidamente e como tal penso que não poderás fazer nada quanto a isso, pois não consegues provar que foi a escola que te transmitiu essa informação de forma errada.

 

De qualquer forma desejo te a maior das sorte e vai dando feedback ao pessoal para sabermos como isso ficou.

 

Já agora o que pretendes seguir? Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this