antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Ŧá๒i๏ รilvค™

[Tutorial] Como Proteger Seu Pc Com Vista Em 10 Passos Simples

6 posts in this topic

Imagem colocada

Como proteger seu PC com Vista em 10 passos simples

Se você acha que o Windows Vista é overprotected, pense novamente. Ele pode ser o sistema operacional mais seguro da Microsoft em todos os tempos, mas ainda está longe de ser completamente seguro. Com o Vista na configuração padrão, ainda há uma chance de que seus dados pessoais vazem pela internet através do Windows Firewall, ou nos ombros de um programinha oportunista que mexa nas configurações do seu navegador sem deixar rastros. é por isso que o ComputerWorld compilou 10 passos simples para proteger o seu PC com Vista. E é por isso que o BandTec traz para você o essencial de tudo isso, traduzido e com alguns acréscimos para ficar perfeito! E não pense que são as mesmas dicas de sempre, heim?

Basta fazer algumas modificações utilizando as ferramentas de segurança que o próprio Windows já tem -- e, em alguns casos, com a ajuda de belas amostras de software livre -- e você poderá trancar seu Windows Vista como um profissional! Vamos lá!

1. Use a Central de Segurança do Windows como ponto de partida

Para uma rápida checagem das suas configurações de segurança, é na Central de Segurança do Windows (que fica no Painel de Controle) que você encontra o status do seu firewall, atualizações automáticas, proteção contra malware, e outras configurações de segurança.

Por exemplo, se você ainda não instalou um software antivírus na sua máquina, ou se as definições do seu antivírus estiverem desatualizadas, a seção de malware da Central de Segurança deve estar amarela. Como o Windows não vem com antivírus embutido, é bom que você instale um por conta própria, como a versão gratuita do AVG 8, por exemplo, ou invista num bom Kaspersky 2009.

2. Use o Windows Defender como uma ferramenta de diagnóstico

A seção de malware do Vista também protege contra spyware, através do Windows Defender. A proteção antispy do seu programa antivírus geralmente perpassa a proteção fornecida pela Microsoft, mas há várias boas razões para manter o Windows Defender ativado. Uma é que cada programa antispyware usa uma definição diferente do que é ou não um programa espião, então essa proteção redundante pode de fato oferecer algum benefício.

Mas tem uma outra razão: diagnóstico. Clique em Ferramentas e escolha Software Explorer no painel que aparece. O programa mostra listas de aplicações em várias categorias, como "Programas em Execução no Momento", "Programas Conectados à Rede" e "Provedores de Serviço Winsock", mas a mais útil é provavelmente a que mostra os "Programas de Inicialização". Clique em qualquer nome na lista à esquerda e detalhes completos aparecerão no painel da direita. Se você selecionar a aplicação, terá o poder de remover, desabilitar ou ativar quaisquer dos programas listados ali. Imagine o que isso representa!

3. Desabilite os "Programas Recentes" no menu Iniciar

O Vista mantém um registro de todos os documentos e programas que você roda no menu Iniciar. Isso pode ser bem conveniente para alguns usuários, mas também pode comprometer a sua privacidade se você compartilha o computador num escritório ou mesmo em casa. Felizmente, o Vista permite alterar essa configuração facilmente. Para proteger sua privacidade, siga os seguintes passos:

a) Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione "Propriedades";
b) Clique na aba "Menu Iniciar";
c) Sob "Privacidade", desmarque as caixas de seleção que dizem "Armazenar e exibir uma lista dos arquivos/programas abertos recentemente".
d) Clique "OK".

4. Tenha proteção de firewall nos dois sentidos

Nenhum computador de mesa deveria ficar sem um firewall pessoal, mas mesmo que a Central de Segurança diga que você está protegido, você pode não estar. O Firewall do Windows que vem com o Vista bloqueia todo o tráfego de entrada que pareça ser malicioso -- e isso é bom. Mas a proteção no tráfego de saída não é habilitada como padrão. Essa é uma situação perigosa se algum novo programinha malicioso encontra um modo de adentrar à sua máquina.

A Microsoft incluiu de fato as ferramentas para que o Vista tenha um verdadeiro firewall em dois sentidos, mas encontrar essa configuração é um pouco complicado. (Dica: não procure na caixa de diálogo Configurações do Firewall do Windows!)

Ok, para finalmente transformar o Firewall do Windows numa proteção de duas vias, faça o seguinte:

a) Clique no botão Iniciar, digite "wf.msc" no campo de pesquisa e pressione enter.
b) O ícone do "Firewall do Windows com Segurança Avançada" deve aparecer, então clique nele. Ficou surpreso com a janelinha que apareceu? Pois continue.
c) Clique em "Propriedades do Firewall do Windows" e você será levado a uma caixa de diálogo com algumas abas;
d) Para cada perfil -- do Domínio, Particular e Público -- selecione as configurações de entrada e saída para "Bloquear" e clique em OK.

Legal isso, não? Mas mesmo fazendo essa alteração, é recomendável adicionar um firewall mais robusto, como o Comodo Firewall Pro, o ZoneAlarm ou um bom combo "internet security", com firewall e antivirus, tipo Kaspersky, Norton ou McAfee.

5. Tranque os convidados indesejados do lado de fora

Se você compartilha o computador com outras pessoas -- e mesmo se você não compartilha -- o Vista inclui uma maneira de impedir que os penetras fiquem tentando adivinhar sua senha de administrador do computador. Quando você configura os usuários e declara um deles (você, no caso) como o administrador com todos os privilégios, o Vista permite a estranhos acesso a ilimitadas tentativas de adivinhação da senha que você escolheu. Chato isso, não? Pois aqui vão as dicas de como limitar essas tentativas.

a) Clique em Iniciar e digite "Diretiva de Segurança Local";
b) Clique em "Diretivas de Conta";
c) Clique em "Diretiva de bloqueio de conta";
d) Escolha "Limite de bloqueio de conta";
e) Na caixa de diálogo, digite o número de tentativas permitidas antes de bloquear a conta (por exemplo, 3). Caso o número de tentativas for ultrapassado, a conta será bloqueada até que um administrador a libere, ou durante o tempo escolhido.
f) Clique em OK e feche as janelas.


6. Agora faça auditoria em seus atacantes

Com a Diretiva de Bloqueio de Conta ativada, você agora pode ativar também a função de auditoria para ver quaisquer ataques à sua conta. Para ligar essa opção para os eventos de falha de log-on, faça o seguinte:

a) Clique em Iniciar, digite "secpol.msc" e clique no ícone do secpol (pois é, é a mesma janelinha de antes);
b) Clique em "Diretivas Locais" e depois em "Diretiva de auditoria";
c) Clique com o botão direito em "Eventos de logon de conta de auditoria" e selecione Propriedades;
d) Marque a caixa de seleção "Falha" e clique em OK.
e) Feche as janelas.

Você pode agora usar o Visualizador de Eventos (digite eventvwr.msc no campo de pesquisa do menu Iniciar) para ver os relatórios sob a pasta "Logs do Windows", em "Segurança".

7. Torne seguras as configurações do Internet Explorer

A Central de Segurança do Windows também vai relatar se as configurações de segurança do seu Internet Explorer 7 (ou 8) estão em seus níveis recomendados. Se a tela mostrar essa seção em vermelho, você pode ajustar as configurações dentro do próprio navegador. E não despreze esta dica se você usa outro browser, porque algumas das configurações de internet do Windows valem para eles também.

a) Dentro do Internet Explorer, clique em "Ferramentas" na barra de menus e escolha Opções da Internet" (as Opções de Internet também estão no Painel de Controle);
b) Na aba "Segurança", clique em "Nível Personalizado".

Aqui você vai ver uma janela com todas as opções de segurança da internet. Se alguma delas estiver abaixo do nível recomendado (por exemplo, se algum malware reconfigurou seu navegador), estará identificada em vermelho.

Para alterar uma configuração específica, basta escolher a caixa de seleção apropriada. Para redefinir todas elas, use o botão no canto inferior da caixa de diálogo. Você pode também alterar a configuração geral de segurança para o Internet Explorer do padrão "Médio-Alto" para o recomendado "Alto", ou "Médio", se você preferir. Daí, clique em OK e feche a janela.

Mas eu recomendo tunar, a partir das configurações recomendadas, as seguintes:

a) "Permissões de Canais de Software" (lá no meião), para "Segurança Alta"; e
b) "Persistência a dados do usuário" (um pouco abaixo da anterior), para "Desabilitar".

Assim você se protege de alguns programas espertinhos sem alterar em nada sua experiência de navegação.


8. Use OpenDNS

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nome de Domínio) age como uma lista telefônica. Quando você digita "cpturbo.org na barra de endereços, por um instante, seu navegador envia aquela requisição de nome-comum para o DNS do seu ISP (Internet Serve Provider - Provedor de Serviços de Internet) para ser convertido em uma série de números, ou um endereço de IP.

Ultimamente, os servidores DNS tem sido atacados por criminosos buscando redirecionar DNS comuns para servidor sob seu controle. Uma forma de parar tal abuso é usar OpenDNS.

Vá em Iniciar, Painel de Controle, Rede e Internet, e clique em Centrel de Redes e Compartilhamernto. Nas tarefas listadas a esquerda, clique em Gerenciar Conexões de Rede. Na janela Gerenciar Conexões de Rede, faça o seguinte:


* Botão direito no ícone que representa sua placa de rede.
* Clique em Propriedades.
* Clique em Protocolo TCP/IP Versão 4.
* Clique no botão Propriedades.
* Selecione "Usar os seguintes endereços de servidor DNS".
* Digite em Servidor DNS preferencial o endereço 208.67.222.222.
* Digite em Servidor DNS alternativo o endereço 208.67.220.220.
* Clique OK.


9. Live with User Account Control

Uma área que algumas pessoas devem ver a Central de Segurança ficar vermelha é o Controle de Conta de Usuário (UAC - User Account Control), talvez a mais controversa ferramenta de segurança no Windows Vista. Desenvolvido para inibir instalações eutomáticas de softwares remotos (entre outras coisas), o Controle de Conta de Usuário tem a tendencia interromper instalações de softwares legítimos várias vezes com mensagens inúteis.

No Windows 7, você será capaz de colocar o Controle de Conte de Usuário no nívle que desejar. Até lá, Você tem algumas opções. Uma é desabilitar o Controle de Conta de Usuário. Eu teria cuidado com isso, já que a sua função é avisar de um perigo em potencial.

Ao invés disso, instale o TweakUAC, um utilitário grátis que permite ligar e desligar bem como um modo "silencioso" intermediário que mantem o Controle de Conta de Usuário ligado, porém suprime as confirmações de usuário de nível administrador. Com o TweakUAC em modo silencioso, o Controle de conta de Usuário irá parecer estar desligado para aquele rodando como conta de administrador, enquanto pessoas com contra de usuário padrão ainda serão pedidas confirmações.


10. Verifique seu trabalho

Agora que você ajustou o Windows Vista, você pode controlar a segurança do sistema com o Relatório de Integridade do Sistema. Esta ferramenta de diagnóstico de integridade pega entradas do Monitor de Performance e Rendimento e transforma em um compilado de informações com ênfase em potenciais problemas de segurança.


* Abra o Painel de Controle.
* Clique em Sistema.
* Na lista de Tarefas, clique em Desempenho (perto do topo).
* Na lista de Tarefas resultante, clique em ferramentas Avançadas (perto do topo).
* Clique no último item na lista resultante - "Gerar relatório de integridade do sistema".

O relatório listará qualquer driver ausente que esteja gerando códigos de erro, dirá se um antivírus está instalado e se o Controle de Conte de Usuário está ligado. Você pode querer gerar esse relatório uma vez ao mês apenas para ter certeza que está tudo bem.

Eu sei que é um Tutu muito grande mas quem gosta lê..

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
diamwall

Tópico colocado em Área Incorreta
 
Movido de Hardwares - Tutoriais para Sistemas Operacionais - Windows

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this