antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
HezbollahPt

Experiências: Aulas De Condução!

12 posts in this topic

Olá pessoal!

Hoje realizei o exame de código e passei com 0 questões erradas. Aproveitei e fiz 2 aulas de condução no simulador (em que basicamente temos os principais elementos de comando do veiculo: volante, pedais, manete das mudanças, travão de mão, botões do painel e painel de instrumentos), que consiste em controlar um veiculo sem sair do lugar e todas as ações que fizermos aparecem no ecrã.

A 1ª aula foi utilizar o sistema de iluminação, limpa para-brisas, volante.

A 2ª aula foi manobrar os pedais, engrenar mudanças e controlar o volante.

Sei que ainda só tenho 2 aulas, mas a verdade é que senti uma grande dificuldade em manter a trajetória e controlar mudanças e pedais.

Fiquei muito baralhado em coordenar tudo o que é necessário fazer, uma vez que era a primeira vez que assumia o controlo de um automóvel (ainda que seja simulador).

Amanha tenho a 3ª aula que será provavelmente na rua (ou talvez seja novamente simulador) e estou com receio de tudo.

 

Queria de descrevessem como foram as vossas primeiras aulas e como foi a vossa evolução ao longo do tempo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega

No simulador fiz só 1 aula de 8 (a partir da 2ª assinava e vinha-me embora). 

 

O simulador é uma autêntica merda , eu andava pra lá a 200 e a 300 tá-se bem, dá para divertir, quando pegares no carro aí é que vais notar diferença e começar a tomar conta de tudo (na rua é que se faz um condutor, não no simulador)  ao principio é dificil e depois torna-se fácil.

 

 

Para mim não foi confuso nem dificil, a situação que me vi mais á rasca foi na auto-estrada em hora de ponta (fiquei lá quase 40 min p entrar  em Lisboa) e ultrapassagens e afins.

 

 

Como já sabia conduzir, foi só tirar a licença xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

No simulador fiz só 1 aula de 8 (a partir da 2ª assinava e vinha-me embora). 

 

O simulador é uma autêntica merda , eu andava pra lá a 200 e a 300 tá-se bem, dá para divertir, quando pegares no carro aí é que vais notar diferença e começar a tomar conta de tudo (na rua é que se faz um condutor, não no simulador)  ao principio é dificil e depois torna-se fácil.

 

 

Para mim não foi confuso nem dificil, a situação que me vi mais á rasca foi na auto-estrada em hora de ponta (fiquei lá quase 40 min p entrar  em Lisboa) e ultrapassagens e afins.

 

 

Como já sabia conduzir, foi só tirar a licença xD

 

A cena é que os próprios mecanismos do simulador estavam cheios de folgas e era difícil controlar a sensibilidade do volante e acelerador, isso faz-me a creditar que num veiculo real e com a prática seja mais fácil controlar pedais e volante.

A cena é que nem sequer tive a necessidade de utilizar os espelhos e já senti muitas dificuldades, imagino quando tiver que os utilizar! xD

Isto é provavelmente coisas do psicológico e por ser novidade, ter receio de errar.​

Share this post


Link to post
Share on other sites

O simulador é a coisa mais inutil e mais mal feita das escolas de condução.

Não te preocupes que esse medo que sentes por não conseguires alinhar bem o veiculo no simulador é normal em todos os alunos, o simulador é que está mal feito.

Condução ganhas com experiência. Lembra-te só de, no arranque, largares um pouco a embraiagem até sentires o motor, manteres a embraiagem nesse ponto (ponto de embaiagem), acelarares levemente o veiculo (ou até mesmo à bruta se o carro for casmurro) e à medida que o carro vai ganhando velocidade é que podes ir largando a embraiagem toda.

Mas conforme vais arrancando mudas logo para a 2º e 3º à medida que vais ganhando mais velocidade.

Na teoria pode parecer complicado mas vais ver que na prática te safas bem!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso da sensibilidade do volante etc tem muito a haver com o atrito da própria estrada, logo no simulador não conseguem simular isso tão bem. A única cena que tive no simulador e ainda nem 18 tinha, aquilo parecia que estava a jogar GTA, mas sem pessoas xd

Share this post


Link to post
Share on other sites

O simulador é a coisa mais inutil e mais mal feita das escolas de condução.

Não te preocupes que esse medo que sentes por não conseguires alinhar bem o veiculo no simulador é normal em todos os alunos, o simulador é que está mal feito.

Condução ganhas com experiência. Lembra-te só de, no arranque, largares um pouco a embraiagem até sentires o motor, manteres a embraiagem nesse ponto (ponto de embaiagem), acelarares levemente o veiculo (ou até mesmo à bruta se o carro for casmurro) e à medida que o carro vai ganhando velocidade é que podes ir largando a embraiagem toda.

Mas conforme vais arrancando mudas logo para a 2º e 3º à medida que vais ganhando mais velocidade.

Na teoria pode parecer complicado mas vais ver que na prática te safas bem!

 

 

Acredito que a condução de uma viatura real seja mais fácil manobrar e controlar pedais, volante e mudanças.

Isso de colocar mudanças sequenciais já fiz e não me faz muita confusão. Outra é o ponto de embraiagem, em que num veiculo real, com o motor em funcionamento, sente-se a embraiagem a "agarrar" o motor, o que não acontece no simulador.

 

Isso da sensibilidade do volante etc tem muito a haver com o atrito da própria estrada, logo no simulador não conseguem simular isso tão bem. A única cena que tive no simulador e ainda nem 18 tinha, aquilo parecia que estava a jogar GTA, mas sem pessoas xd

 

Dava por mim a andar a 80 na localidade, porque ainda não ganhei sensibilidade no pé do acelerador e nem me lembrava de olhar para o velocímetro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso do simulador nem nunca tinha ouvido falar WTF O___O

No meu tempo não havia cá nada disso... xD e pelo que dizem (ainda bem :x)

Mas por acaso curtia de ter experimentado :o #sadlife

 

Eu para ser sincero, nessas coisas de conduzir sempre fui um bocado desenrascado, a minha única dificuldade no inicio foi por mudanças sem saber que mudanças estava a meter ahahah

A minha sorte é que tinha um instrutor à moda antiga daqueles todos serios mas bueee brincalhoes ao mesmo tempo então quando eu punha mudanças e olhava para a manete das mudanças tava sempre a levar calduços -.-

(Por falar nisso, mandei 1 carro da minha mae para a sucata porque distrai-me a olhar para a manete das mudanças e fui com o carro contra um poste xD (ainda não tinha a carta :o))

Mas tirando isso, conduzir é bue facil mesmooooo xD quando aprendes é mesmo tranquilo u_u

Share this post


Link to post
Share on other sites

Andei 3 anos na escola de condução para tirar a carta. Nos primeiros dois anos não fiz nada, esperei mesmo até à última para tirar o código. Depois faltavam cerca de 3 meses para terminar e tive de fazer uma cirurgia portanto tive de renovar o prazo por mais um ano. Andei até o fim desse ano também para fazer a condução. Faltavam 20 dias para terminar o prazo e tive de fazer 23 aulas (não consegui dar as 32) em apenas 11 dias.

 

Resumindo... passei no código com 0 e na condução à primeira, mas porque é que estive este tempo todo a adiar? MEDO! MUITO MEDO! Tinha mesmo muito medo de começar a conduzir por causa de todas as coisas que se veem na estrada diariamente. Acho que quase toda a gente tem aquele receiozinho de pegar num carro pela primeira vez mas comigo era exagerado. xD

 

Depois da primeira aula (e nenhuma foi em simulador porque a minha escola não tinha) não quis outra coisa! Durante as primeiras aulas tudo me metia confusão: em que velocidade ia (mudança); a que distância estava do passeio ou dos outros carros; o ponto de embraiagem.... 

 

Mal acabei de tirar a carta comecei logo a querer conduzir o carro dos meus pais (e a mandá-lo muitas vezes abaixo porque achava que já era ás na condução xD) e arranjar o primeiro carrito. Vais ver que todo esse medo vai passar não tarda e vais querer é acabar o mais rápido possível para poderes começar a conduzir. Na minha opinião as aulas de condução introduzem-te na estrada com um carro, mas não te ensinam realmente a conduzir bem. Isso vem com a prática depois. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu tirei a carta à um mês e não fui a nenhum simulador.. Só quando pegares num carro a sério é que vais conseguir perceber.. Eu nas primeiras aulas olhava para os pés mudanças e isso, mas ao fim de 5 ou 6 aulas vais dar por ti já a fazer tudo em condições, sem olhar para os pés e mudanças..

Depois disso é apenas uma questão de habituação e de aprenderes a fazer as manobras.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu, nunca tive nada disso do simulador passei logo para a rua ! Fiz o meu exame no Audi a3 velhos tempos ! 

 

E Hoje ando um Punto !

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu fiz hoje a primeira aula de condução. O instrutor estava sempre a dizer "tira o pé do acelarador", só me deixou por a 4 velocidade. Mas começa a pedir aulas de condução e caga para o simulador.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também estou a ter aulas de condução, tenho umas 11 ou 12 aulas dadas e nunca fui a simulador, nem tinha sequer ouvido falado nisso e pelo que li aí parece brutal: 200 ou 300 sempre dar-lhe xD

Nas primeiras duas aulas fazia-me imensa confusão porque eram apenas 2 pés para 3 pedais e depois ainda tinha os manípulos do painel, o valente e a manete das mudanças, eram 4 coisas para 2 mãos hahah já para nao falar que deixava o carro ir abaixo umas 5, 6, 7 vezes por aulas porque me esquecia do ponto de embraiagem ou de carregar na embraigem quando parava.

A partir da 4ª aula parecia que já conduzia há muito mais tempo, pelo simples motivo de que comecei a fazer as coisas com CALMA, mais devegar e a pensar mais na melhor forma de fazer as coisas, por ter calma e o meu instrutor ser mesmo espetacular e explicar as cenas bem explicadas e sempre com muita paciência, e mandava uns cachaços de vez em quando ahahah

Se tiveres calma e pensares antes de agir tiras a carta com uma perna às costas.

 

Força nisso!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this