antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Khavro

Carta De Condução A

14 posts in this topic

Bom Dia Comunidade Cyber-Gamers!

 

Gostaria de perguntar a quem já passou por esta situação ou para aqueles que estão dentro de tema acerca de carta de condução A.

 

A minha situação é a seguinte, eu tenho carta de condução "B" e gostaria de tirar a carta de condução para motos "A", então a minha duvida é a seguinte:

 

- Tenho de Repetir o código novamente?

 

De momento tenho 19 anos, gostaria de saber também qual é a cilindrada máxima que poderei conduzir.

 

Pesquisei na Internet sobre este tema e muitos dos sites são brasileiros e como as leis de Brasil não são as mesmas que em portugal decidi criar um tópico.

 

Obrigado pela atenção. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/

Tens de ter pelo menos 24 anos para conduzir as motos  cilindrada superior a 50 cm3. (mas no entanto podes fazer o código e afins penso, só a condução podes fazer com a idade pretendida)

 

No entanto, deixo-te aqui o link: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx

 

E também terás de fazer um Teste de Código só com 10 perguntas (só podes errar uma).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu de momento não resido em Portugal e estava a pensar em ir tirar a carta de moto para o mês que vem pois é nessa altura que tenho férias, no entanto se terei de tirar a carta novamente, isto é: fazer as aulas necessárias, esperar 2 semanas para ir a exame, depois fazer as aulas de condução e esperar novamente 2 semanas para fazer o exame.

Qual é o sentido de fazer as aulas de código novamente se já tenho a carta de condução? Cada vez que se abre uma nova categoria tem de se fazer o código novamente? 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem tem a carta de condução da categoria (B) tirada em Portugal já pode conduzir ciclomotores (AM) (menos de 50cm3) e caso tenha idade superior a 25 pode até conduzir motociclos (A1) até 11kW/125cm3.

Em relação à carta de condução, com 19 anos, apenas vais poder tirar a A2 que te permite conduzir motociclos até 35kW de potência.

Já aos 24 podes tirar a categoria (A) que te permite conduzir qualquer motociclo sem limitação de potência/cilindrada.

Em relação ao que tens que fazer é:

- O código só se tira uma vez na vida (que são as 30 perguntas sobre regras/sinais e essas coisas todas);

- Uma vez que tens o código tirado, apenas tens que fazer um exame composto por 10 perguntas especificas sobre motociclos (não sei se é preciso assistir a aulas teóricas);

- Depois terás que fazer as aulas obrigatórias de condução no motociclo e fazer o respetivo exame.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelas respostas, 35KW de potencia já é alguma coisa, 50cm3 é só Scooters.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posso-te dizer ainda que podes obter a categoria A (qualquer potência/cilindrada) antes dos 24 caso tenhas a A2 à mais de 2 anos.

Ou seja, se tirares a A2 aos 19 anos, aos 21 anos já podes tirar a A em vez de esperares pelos 24 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posso-te dizer ainda que podes obter a categoria A (qualquer potência/cilindrada) antes dos 24 caso tenhas a A2 à mais de 2 anos.

Ou seja, se tirares a A2 aos 19 anos, aos 21 anos já podes tirar a A em vez de esperares pelos 24 anos.

 

E o "tirar" significa fazer o código e condução novamente?

Ou eles apenas abrem uma nova categoria sem eu ter de fazer nada?

Se for preciso tirar código de novo então as leis de portugal são mesmo inúteis.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E o "tirar" significa fazer o código e condução novamente?

Ou eles apenas abrem uma nova categoria sem eu ter de fazer nada?

Se for preciso tirar código de novo então as leis de portugal são mesmo inúteis.

 

Não te quero induzir em erro, mas penso que ficas automaticamente habilitado, provavelmente terás apenas que renovar a carta de condução para atualizar as categorias em que estás habilitado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tens de ter pelo menos 24 anos para conduzir as motos  cilindrada superior a 50 cm3. (mas no entanto podes fazer o código e afins penso, só a condução podes fazer com a idade pretendida)

 

Sorry aproveitar o teu tópico khavro, mas Nagatto é 24 ou 25 anos ?

 

Na altura que tirei a carta era 25 u_u

Share this post


Link to post
Share on other sites

É 25 anos para conduzir superior 50cm3.

E se queres tirar again, teras voltar fazer tudo de novo, exame como e codigo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tens de ter pelo menos 24 anos para conduzir as motos  cilindrada superior a 50 cm3. (mas no entanto podes fazer o código e afins penso, só a condução podes fazer com a idade pretendida)

 

No entanto, deixo-te aqui o link: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx

 

E também terás de fazer um Teste de Código só com 10 perguntas (só podes errar uma).

Não entendi o.O 50 cm3 para cima, tens de ter 24?...

Eu tirei a carta de 125cm3/11Kw aos 16 xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não entendi o.O 50 cm3 para cima, tens de ter 24?...

Eu tirei a carta de 125cm3/11Kw aos 16 xD

 

Tiraste a carta de condução de motociclos, não a B aos 16. Ele está a supor o caso em que tens a carta de condução B, em que podes conduzir motas até 50 cm3 e só aos 24 podes começar a conduzir motas de 125cm3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos lá ver uma coisa.. Atualmente as categorias funcionam assim:

AM - Motociclos/Ciclomotores inferior a 50cm3 - 16 anos.

A1 - Motociclos até 11kW/125cm3 - 16 anos.

A2 - Motociclos até 35kW - 18 anos.

A - Motociclos sem restrição - 24 ou inferior caso tenha carta A2 à pelo menos 2 anos.

B1 - Quadriciclos (Moto4 ou os "Papa reformas/mata velhos") - 16 anos.

B - Automóveis ligeiros - 18 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this