antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Maria Helena

Mandarim Nas Escolas A Partir Do 3º Ciclo. Yey!

18 posts in this topic

Imagem colocada
O ministro Nuno Crato anunciou hoje que o ensino de mandarim deverá ser introduzido nas escolas ao nível do secundário e do terceiro ciclo, como alternativa de língua estrangeira, segundo os acordos assinados em Pequim, no decurso da visita de Estado do Presidente da República à China.
 
O ministro não quis adiantar uma data, limitando-se a afirmar que é possível que isso aconteça no prazo de três a cinco anos. "Teremos que ver que recursos serão postos à nossa disposição, qual é o interesse chinês em os colocar nas escolas que o desejem, que professores poderão vir com o apoio da China, enfim, estudar o assunto passo a passo", afirmou.
 
Até agora, o ensino do mandarim só é feito ao nível universitário, nas universidades do Minho e de Lisboa. Segundo Crato, há indicações de que há interesse por parte dos estudantes dos níveis inferiores em aprender.
 
Nuno Crato destacou ainda como uma "grande notícia" nesta visita o "enorme destaque dado à ciência, tecnologia, educação e ensino e relações culturais entre os dois países", assinalando que também "não é vulgar em visitas deste tipo terem sido assinados seis acordos entre universidades portuguesas e suas congéneres chinesas, bem como acordos na área da ciência entre os dois ministros na presença dos presidentes".
 
Fonte : Expresso
Data de publicação : 10:43 Sábado, 17 de maio de 2014
 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Enfim, Portugal está perdido.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os estudantes não querem aprender chinoca !!Isso são os ignorantes '-'

 

The real anime fans want japanese ! 

Eles ai falam claramente em trazer chinocas e chines e japones é tão diferente '-'

Share this post


Link to post
Share on other sites

VAMOS SER TODOS CHINOCAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(ps: preferia ser japonês)

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu não me importava nada de aprender mandarim em vez do inglês :c

Share this post


Link to post
Share on other sites

Enfim, Portugal está perdido.

Acho uma boa medida.

 

E em vez de termos francês a partir do 7º ano podia ser mandarim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho uma boa medida.

 

E em vez de termos francês a partir do 7º ano podia ser mandarim.

concordo plenamente.

e como é uma disciplina de escolha quen não quisesse optava pelo francês , eu por exemplo nao tive essa escolha.

passei o 9º ano com notas de 10 a francês (de 0 a 100 '--')

 

para quem quer entender melhor '--'

 

Os kanjis japoneses são baseados nos ideogramas chineses; portanto, é possível compreender MAIS OU MENOS o que está escrito em japonês se você souber ler chinês. 
 
A diferença é que os japoneses usam também os alfabetos silábicos katakana e hiragana, que são fonéticos - cada símbolo representa um som, e símbolos são combinados para formar palavras, enquanto os chineses usam apenas os ideogramas - cada símbolo representa uma idéia, e pode ser lido de maneiras diferentes dependendo do contexto e da relação com outros símbolos. Por isso, os chineses utilizam uma quantidade de ideogramas beeeem maior do que os japoneses, e se você souber só os kanjis japoneses, vai ter dificuldade em ler textos mais complexos em chinês. 
 
A semelhança está na escrita, apenas, porque a língua falada japonesa e chinesa são completamente diferentes. Chinês, inclusive, é absurdamente mais difícil para um estrangeiro aprender, porque boa parte dos sons não existem em outras línguas, e é muito difícil para um não-nativo reproduzir esses sons, ou mesmo diferenciá-los. 
 
O japonês é uma língua estruturalmente bastante simples, e todos os seus sons são facilmente reproduzíveis para nós que falamos português.

Share this post


Link to post
Share on other sites

qualquer dia nas ementas das cantinas há rato e cão estufado...

Share this post


Link to post
Share on other sites

qualquer dia nas ementas das cantinas há rato e cão estufado...

 

You win!

Share this post


Link to post
Share on other sites

nem tudo na china é assim damn , isso é generalizado '--'

e tens que ver também que o mandarim é a lingua +falada do mundo logo vai ter a sua utilidade

ao ter Inglês e Mandarim (portugues tmb <_<) ja ficamos capazes de perceber quase todo o mundo '--'

eu pessoalmente gostei da ideia , mas também gosto da cultura oriental por isso <_< (e antes que digam não , não gosto de comer ratos e cães ou o raio '-')

Share this post


Link to post
Share on other sites

qualquer dia nas ementas das cantinas há rato e cão estufado...

Nota-se que é um comentário de uma pessoa completamente ignorante. Para tua informação essa notícia dos cães e ratos que cozinham etc etc é em zonas muito pouco populadas na China, onde muito pouca gente lá vai e têm mais dificuldades que o resto do país, mas nem vou estar aqui a explicar-te a gastronomia Chinesa, porque apesar de ser estranha é deliciosa.E sim, aprender Mandarim em vez da merda do Espanhol e do Francês era muito melhor.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nota-se que é um comentário de uma pessoa completamente ignorante. Para tua informação essa notícia dos cães e ratos que cozinham etc etc é em zonas muito pouco populadas na China, onde muito pouca gente lá vai e têm mais dificuldades que o resto do país, mas nem vou estar aqui a explicar-te a gastronomia Chinesa, porque apesar de ser estranha é deliciosa.E sim, aprender Mandarim em vez da merda do Espanhol e do Francês era muito melhor.

Te amo, em especial pela última frase  :like:  :+1:

Share this post


Link to post
Share on other sites

realmente concordo plenamente :@

 Só tenho pena que não vou apanhar as aulas de Mandarim :/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu adoro isto por poder perder a chance de aprender a lingua dos chinocas :D

 

Adorava ir trabalhar para o Japão mais tarde é a unica lingua que me apetecia aprender.

Agora isto, bah

 

Não quero aprender uma totalmente para depois ir aprender o resto de outra noutro curso.

Querem me ensinar espanhol para entender os africanos .__.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this