antiblock
https://arwen2.global/
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
LordKS

Licenciatura Em Engenharia De Informática? Ajudem-Me!

11 posts in this topic

Olá Cyberianos,

queria, através deste tópico, fazer algumas perguntas a quem me souber responder.

Ora, estou fora da escola à 2 anos e já perdi 1 ano escolar devido à transferência de cursos (aquelas indecisões que batem mesmo lá no fim :'D). Em 2017 estou a pensar frequentar o ensino superior, na àrea da Engenharia de Informática, mas as minhas indecisões estão a dar comigo em doido!

Para além de que na altura terei 22 anos (wow meu, a sério? só agora? - yap.) , existem muitos outros factores que estão a dar comigo em doido:

 

- Teste de ingressão é Matemática A, estou à muito tempo fora da escola e Matemática não é algo que se reveja de um dia para o outro;

- Não tenho um vasto conhecimento sobre informática, sei o básico de programação e de hardware;

- Terei que, eventualmente, mudar-me para o Continente (sendo que sou do arquipélago dos Açores);

- Não tenho bolsa nem nunca a poderei ter;

- etc;

 

E baseando-me nestes pontos, deixo as seguintes perguntas às quais tanto procuro resposta:

 

- Sendo que vou ingressar num curso que me irá assistir para a vida, não deveria saber um pouco mais sobre computação antes de ingressar no curso?

- Alguém que não tenha tido bolsa consegue dizer-me quanto rondam os custos de 3 anos de licenciatura?

- É possível fazer mais que 1 teste de ingressão em diversas Universidades, de modo a conseguir uma maior chance de ser colocado?
- Deveria rever matemática/matéria que dei no meu curso profissional antes de ingressar no curso?

 

Como vocês sabem, prosseguir os estudos nem sempre é fácil, é provavelmente uma das maiores dores de cabeça que temos que arrastar a vida toda, mas só pelo facto de ter estado 3 anos fora dos meus estudos, mentalizei-me que QUERO seguir o ensino superior, I HAVE TO!

Tenho precisamente 1 ano para me preparar, por favor, a quem puder, ajude-me nas perguntas que apontei ou sempre podem deixar aí uns conselhos! 

 

Cumprimentos,

Zyko

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Vou ser o mais honesto contigo, se estás com dúvidas e vires que te vai dificultar demasiado a vida, procura outro curso.

A área da informática está a ficar estagnada, com isto quero dizer que existe cada vez menos emprego na nossa área, não quero dizer que não consigas arranjar emprego, mas definitivamente não irá ser fácil.

Procura algo que não tenhas tantas dúvidas, que estejas certo que gostas e que tens possibilidade de concluir os teus estudos rapidamente, como tu próprio disseste, já tens 22 anos pela altura e até acabares o curso tens 25 anos, entrar no mundo trabalho e ganhares experiência para te conseguires guiar em qualquer posição que te encontres, fica cerca de 10 anos, com 35 anos já atingiste mais de metade da tua idade de trabalho, com 40 anos ainda te safas, mas apartir dos 50 anos já ninguém quer um velhote a trabalhar em informática numa empresa, por isso o meu conselho é, escolhe algo que gostes e que te permita concluir rapidamente. Quanto mais rápido entrares no mundo do trabalhar melhor!

Dou-te o meu exemplo, tenho 19 anos e já me encontro com emprego fixo,na minha área que é a de informática, não tenho curso de nivel superior, talvez no futuro quem sabe, mas para já, estou a ganhar experiência e ainda a juntar algum dinheiro para o futuro.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  1. Se já soubesses mais melhor. O curso apenas dará as bases (e mal), será quase tudo estudo autónomo.
  2. Preços depende de escola para escola.
  3. Prova de ingresso é global e funciona para os cursos que assim a desejarem (exame nacional). Algumas escolas requerem um exame de admissão (após já teres entrado na mesma com a prova de ingresso), esse não é transmissível entre escolas. Na minha altura não podias fazer em ambas o exame de admissão pois para o fazeres já tinhas de estar pré-inscrito na instituição.
  4. Não. Quase nunca usaras matemática. A matemática é apenas para treinar o raciocínio lógico.

 

Opinião pessoal: Penso que deves continuar e seguir essa via. Mas também deves verificar se é nesse campo que te ves daqui a algumas décadas.

Ao contrário do dito aqui em cima, a área não está estagnada nem estará no tempo mais próximo. Existem sim muitos miúdos com cursos profissionais da treta que pensam que ganhar 600/800€ é muito bom. (reality check).

A diferença entre ti e esses miúdos é que tu sabes que para ganhar bons salários compensa e  muito ter algo mais do que o dito "conhecimento".

Nenhuma empresa te irá contratar por aquilo que tu dizes saber, a não ser as da treta pme.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faz um Ctesp, que depois dá te equivalencia para engenharia, sem precisares de exames de ingresso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou ser o mais honesto contigo, se estás com dúvidas e vires que te vai dificultar demasiado a vida, procura outro curso.

A área da informática está a ficar estagnada, com isto quero dizer que existe cada vez menos emprego na nossa área, não quero dizer que não consigas arranjar emprego, mas definitivamente não irá ser fácil.

Procura algo que não tenhas tantas dúvidas, que estejas certo que gostas e que tens possibilidade de concluir os teus estudos rapidamente, como tu próprio disseste, já tens 22 anos pela altura e até acabares o curso tens 25 anos, entrar no mundo trabalho e ganhares experiência para te conseguires guiar em qualquer posição que te encontres, fica cerca de 10 anos, com 35 anos já atingiste mais de metade da tua idade de trabalho, com 40 anos ainda te safas, mas apartir dos 50 anos já ninguém quer um velhote a trabalhar em informática numa empresa, por isso o meu conselho é, escolhe algo que gostes e que te permita concluir rapidamente. Quanto mais rápido entrares no mundo do trabalhar melhor!

Dou-te o meu exemplo, tenho 19 anos e já me encontro com emprego fixo,na minha área que é a de informática, não tenho curso de nivel superior, talvez no futuro quem sabe, mas para já, estou a ganhar experiência e ainda a juntar algum dinheiro para o futuro.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

 

Boas @Harambe, 

Talvês tenha me explicado mal, reli o tópico e acredita, foi feito às 3 pancadas antes de eu ir dormir. A indecisão de que tanto falo é se deveria prosseguir ou não com os estudos superiores dado que na altura já terei atingido os 22 anos de idade. 

Atualmente sou Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, curso de nivel 4, o qual abrangeu, maioritariamente, o campo da eletrónica e automação, deixando um bocado de parte a computação, o que achei totalmente fatela, dado que o meu objetivo era progredir no campo da computação. Acredita que eu quero mesmo MUITO atingir níveis superiores, ter um percurso académico que me irá sustentar no futuro, direi, ter uma vida razoavelmente boa, com um bom ordenado. 

Em relação ao facto de teres referido que o campo de trabalho na informática está "estagnado", estás totalmente errado. Informática só à anos começou, está num pique de desenvolvimento incrível e acredita que irá haver imensos trabalhos nos demais ramos da informática.

Contudo, obrigado por opiniares, mas curso profissional já o tenho, quero progredir um bocadinho mais :)

Cumprimentos.

 

 

  1. Se já soubesses mais melhor. O curso apenas dará as bases (e mal), será quase tudo estudo autónomo.
  2. Preços depende de escola para escola.
  3. Prova de ingresso é global e funciona para os cursos que assim a desejarem (exame nacional). Algumas escolas requerem um exame de admissão (após já teres entrado na mesma com a prova de ingresso), esse não é transmissível entre escolas. Na minha altura não podias fazer em ambas o exame de admissão pois para o fazeres já tinhas de estar pré-inscrito na instituição.
  4. Não. Quase nunca usaras matemática. A matemática é apenas para treinar o raciocínio lógico.

 

Opinião pessoal: Penso que deves continuar e seguir essa via. Mas também deves verificar se é nesse campo que te ves daqui a algumas décadas.

Ao contrário do dito aqui em cima, a área não está estagnada nem estará no tempo mais próximo. Existem sim muitos miúdos com cursos profissionais da treta que pensam que ganhar 600/800€ é muito bom. (reality check).

A diferença entre ti e esses miúdos é que tu sabes que para ganhar bons salários compensa e  muito ter algo mais do que o dito "conhecimento".

Nenhuma empresa te irá contratar por aquilo que tu dizes saber, a não ser as da treta pme.

 

 

Boas @MiguelSousa,

queria deixar-te o meu enorme obrigado, só o facto de teres referido que o ensino será autónomo, tiraste-me um enorme peso dos ombros! Sei as bases de computação, estudei HTML, PHP, um pouco de CSS, C++, Redes em Cisco, Excell, Hardware, Linux e algumas outras coisas. Também fui adquirindo muitos conhecimentos no ramo de Metin (jogo online, caso nao o conheças) onde lidei com acessos FTP, criação de bases de dados em MySQL, já trabalhei com IPBoard, WoltLabBB, FreeBSD, Python, enfim, pequenos trabalhos mas que contam também como base para o meu desenvolvimento na informática. 

Quanto ao facto de eu ter referido a Matemática A, é porque disseram-me que eu tinha que fazer a prova de ingresso e a mesma seria baseada em Matemática A, daí a pergunta. 

E por fim, em relação ao Exame de Admissão, este consistirá em quê propriamente? 

Fico-te imensamente agradecido! 

Cumprimentos.

 

Faz um Ctesp, que depois dá te equivalencia para engenharia, sem precisares de exames de ingresso.

 

Boas @Hi-Roller,

Obrigado por opiniares, mas estou mesmo decidido em tirar licenciatura. 

Nada me fará mais feliz do que ser licenciado e ter trabalho na minha área. Para mim é um dos meus grandes sonhos e irei trabalhar para o alcançar.

Cumprimentos.

 

 

 

Quanto a preços de propinas, material escolar, enfim, tudo o que se possa gastar na Universidade, fico aberto a opiniões sobre a quantidade média "total" que deva ter guardado/preparado para frequentar o ensino superior. Não é que não possa pagar, simplesmente não quero sobrecarregar os meus pais, quero que parte seja do que guardei ao longo destes anos em que estive fora da escola. Desde já um sincero obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Zyko, irei falar do pouco que sei/tenho noção.

 

Antes de mais os meus objetivos são os mesmos que os teus, a única diferença entre nós é que não tenho tanta experiência como a que tu referiste acima pois também sou mais novo.

Uma pergunta que também que questiono muito regularmente é a quantidade absurda de pessoas que estão a entrar para engenheiria informática nestes últimos anos, e se daqui a uns tempos será viável possuir uma licenciatura dessas? Pois bem esta não sei responder, mas acho que continuará a ser viável sim, é um ramo em crescimento e não é por entarem  50.000 alunos todos os anos em informática que daqui a 3 anos teremos +50000 formados.

 

Penso que mais do que tudo deverás seguir o que realmente gostas e pelo que já vi é isto, então não é preciso dizer mais nada pois já estás decidido.

 

Provas de ingresso: Para quem acaba o secundário através dos cursos gerais(ciencias e tecnologias, económicas....) tem o trabalho feito pois visto que o exame de Matemática A é a única prova de ingresso que pedem. Agora fora disso não sei ajudar, apenas sei que existe uma prova para +23 mas visto que terás 22 não sei mesmo.

 

Por fim, são contas simples. Vou pegar no exemplo do politécnico de Setúbal.

 

Propinas 900€ anuais

Alojamento: Isto irá ser bastante relativo mas existe sempre pessoal que aluga nem que seja quartos a estudantes universitários por isso 200/300?(Isto é investigares pois não estou dentro da área)

Deslocação: Dependendo da distância do teu alojamento irás ou não necessitar de transporte, algo que também varia.

Alimentação: Visto que irás viver num sitio alone é falares com os teus pais e averiguares um orçamento para te sustentares.

O resto são os teus gastos, não é facil, mas também existe universidades com informática em pós-laboral, ou seja poderias estudar a noite e trabalhar de dia

 

 

Eu sei não é facil, mas devemos fazer o que realmente gostamos, e muitos dizem, "trabalhar e estudar e pa malucos isso não dá em nada" mas como custumo dizer, com vontade tudo se faz e sem sacrifícios nada se alcança.

 

Edit: Tenho um amigo que é mecânico do c130 na força aréa e recebe uns miseráveis 1000€ por mês apenas para fazer o que gosta, ele disse que já teve propostas de 10 vezes mais na aviação civil, mas por vezes temos de fazer escolhas.

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Trabalha naquilo que gostas e nunca mais terás de trabalhar na tua vida" - Um Grego qualquer disso isto.

A licenciatura não te vai ensinar nada do que realmente precisas. Mas convém que tires o diploma numa universidade conhecida (nas grandes cidades). Se queres estudar computação estuda por ti mesmo durante os 3 anos de licenciatura e no fim aproveita bem o estágio para que as empresas se interessem por ti. Se conseguires fazer Erasmus ainda melhor.

Não tens experiência profissional em computação? Vai trabalhar nessa área quer seja numa loja de informática quer seja por conta própria.

Informática tem saída sim, mas não suporta 50.000 pessoas todos os anos. Ou te destacas ou és apenas mais um que vai acabar na telepizza.

Não te digo isto para entrares em stress, se gostares mesmo do que fazes vais-te safar bastante bem mas a realidade em portugal é esta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Zyko, irei falar do pouco que sei/tenho noção.

 

Antes de mais os meus objetivos são os mesmos que os teus, a única diferença entre nós é que não tenho tanta experiência como a que tu referiste acima pois também sou mais novo.

Uma pergunta que também que questiono muito regularmente é a quantidade absurda de pessoas que estão a entrar para engenheiria informática nestes últimos anos, e se daqui a uns tempos será viável possuir uma licenciatura dessas? Pois bem esta não sei responder, mas acho que continuará a ser viável sim, é um ramo em crescimento e não é por entarem  50.000 alunos todos os anos em informática que daqui a 3 anos teremos +50000 formados.

 

Penso que mais do que tudo deverás seguir o que realmente gostas e pelo que já vi é isto, então não é preciso dizer mais nada pois já estás decidido.

 

Provas de ingresso: Para quem acaba o secundário através dos cursos gerais(ciencias e tecnologias, económicas....) tem o trabalho feito pois visto que o exame de Matemática A é a única prova de ingresso que pedem. Agora fora disso não sei ajudar, apenas sei que existe uma prova para +23 mas visto que terás 22 não sei mesmo.

 

Por fim, são contas simples. Vou pegar no exemplo do politécnico de Setúbal.

 

Propinas 900€ anuais

Alojamento: Isto irá ser bastante relativo mas existe sempre pessoal que aluga nem que seja quartos a estudantes universitários por isso 200/300?(Isto é investigares pois não estou dentro da área)

Deslocação: Dependendo da distância do teu alojamento irás ou não necessitar de transporte, algo que também varia.

Alimentação: Visto que irás viver num sitio alone é falares com os teus pais e averiguares um orçamento para te sustentares.

O resto são os teus gastos, não é facil, mas também existe universidades com informática em pós-laboral, ou seja poderias estudar a noite e trabalhar de dia

 

 

Eu sei não é facil, mas devemos fazer o que realmente gostamos, e muitos dizem, "trabalhar e estudar e pa malucos isso não dá em nada" mas como custumo dizer, com vontade tudo se faz e sem sacrifícios nada se alcança.

 

Edit: Tenho um amigo que é mecânico do c130 na força aréa e recebe uns miseráveis 1000€ por mês apenas para fazer o que gosta, ele disse que já teve propostas de 10 vezes mais na aviação civil, mas por vezes temos de fazer escolhas.

 

Abraço

 

Boas @mikaspt,

agradeço imenso a tua resposta. Gostei da estimativa dos gastos, obviamente irei fazer cálculos com valores maiores, pois mais vale prevenir do que remediar. 
Quanto ao modo como posso ingressar no curso, acho que existe outra maneira possível, sem que seja a de ingresso (que como referiste, tem somente efeito em cursos gerais) e a de 23 anos de idade. Vou pesquisar um pouco melhor em relação a isso. Novamente, o meu muito obrigado!
Cumprimentos.
 

"Trabalha naquilo que gostas e nunca mais terás de trabalhar na tua vida" - Um Grego qualquer disso isto.

A licenciatura não te vai ensinar nada do que realmente precisas. Mas convém que tires o diploma numa universidade conhecida (nas grandes cidades). Se queres estudar computação estuda por ti mesmo durante os 3 anos de licenciatura e no fim aproveita bem o estágio para que as empresas se interessem por ti. Se conseguires fazer Erasmus ainda melhor.

Não tens experiência profissional em computação? Vai trabalhar nessa área quer seja numa loja de informática quer seja por conta própria.

Informática tem saída sim, mas não suporta 50.000 pessoas todos os anos. Ou te destacas ou és apenas mais um que vai acabar na telepizza.

Não te digo isto para entrares em stress, se gostares mesmo do que fazes vais-te safar bastante bem mas a realidade em portugal é esta.

 

Boas @morfo2, 

sim, torna-se um bocadinho relativo ter ou não licenciatura. Como um professor meu (Engenheiro de Sistemas Informáticos) referiu, um técnico pode SIM receber mais dinheiro que um Engenheiro, mas o Engenheiro terá competências maiores que um técnico, sendo que o mesmo pode gerir pequenos negócios por conta própria e lucrar de diversas maneiras. Estive a pensar e talvês o Institudo Superior de Engenharia Lisboa seria a melhor solução porque, tal como referiste, é importante que tenha estudado numa boa escola para que futuramente tenha mais facilidade em arranjar trabalho. Quanto à experiência de computação, tenho a base, não sou nenhum expert, mas como já referiram acima, o estudo é autónomo e isto basta.

Um exemplo foi um colega meu que estava a estudar comigo em Ciências e Tecnologias. Completou o curso, sem que o mesmo te ofereça bases de computação (o que está totalmente fora de questão num curso de ciências) e ingressou num curso de Engenharia de Informática. Deu por terminado este ano e as bases que ele tinha antes de igressar no curso eram 0, por isso acho que não seja assim tão importante ter experiência de trabalho em computação. Quanto ao facto de referires o destaque perante as outras pessoas, aí concordo plenamente. O estágio do curso é muito importante também pelo que já ouvi e li. É importante porque aquele pode ser, na maior das probabilidades, o teu futuro trabalho, mas para isto acontecer, obviamente, teria que haver aquele tal destaque que referiste. 

 

 

Desculpem o late reply, tenho andado muito ocupado ultimamente.

Agradeço imenso todas as respostas, levam todos o meu +1!

Cumprimentos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se tiveres o 12 completo tira um CTeSP. Depois é fazeres um exame na instituição que entras na licenciatura, penso que ainda é assim

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se tiveres o 12 completo tira um CTeSP. Depois é fazeres um exame na instituição que entras na licenciatura, penso que ainda é assim

 

Tirar um CTeSP porquê? Isto é solução para quem não quer ir para a Universidade, prefere ficar com um curso equivalente ao nível 5. Eu quero ir diretamente para a Universidade e segundo outras fontes já vi que era possível. De momento estou com um curso de nível 4 (12º completo) e quero muitas mais bases para o meu futuro, ficar-me por um CTeSP seria uma perca de tempo visto que, como já referi mais acima, pela altura que me irei inscrever já tenho eu 22 anos de idade, logo, se quisesse continuar os estudos na Universidade teria cerca de 24 anos de idade, que obviamente seria um absurdo. Contudo, agradeço a tua opinião, cumprimentos :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um aditivo, após a licenciatura, procura emprego.

 

No entanto não pares, caso queiras mestrado óptimo, no entanto o que deves fazer quase obrigatoriamente é pós-graduação.

Pelo menos nessa área pós-graduações têm sido mais procuradas do que mestrados. (devido a serem mais especificas e menos gerais)

Principalmente pós-graduações em cloud. (Como a do istec que farei no próximo ano).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this