antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
TheSubKIller aka Skinning

[NEW] Ficheiros

1 post in this topic

Boas Cyber-Gamers

Os ficheiros permitem-nos armazenar facilmente pequenos pedaços de informação. O método de utilização é idêntico ao utilizado em C, o que é bastante simples. Vou apenas fazer uma abordagem aos ficheiros, visto que é muito mais simples utilizar uma base de dados (como o MySQL) para armazenar informação do que com os ficheiros. Em todo o caso, para os que não tem disponível uma base de dados para trabalhar, ou pretendem apenas armazenar pouca informação, a utilização de ficheiros pode ser o suficiente.

Criar um ficheiro, implica guardar informação no servidor. Logo, para que tal aconteça, a directoria onde vamos guardar o ficheiro, deve ter permissões de leitura e escrita (muito importante!). Em Linux, por default, quando criamos uma directoria, ela fica apenas com permissão de escrita para o utilizador. Frequentemente existem problemas de permissões, porque os scripts PHP (com o user id do webserver) não estão autorizados a escrever nesses locais. Uma maneira simples de resolver o problema é dar modo de leitura/escrita para todos: chmod a+wr directoria (para uma solução mais

personalizada, consultar o manual do chmod).

Supondo que o problema das permissões está resolvido, vamos ver como podemos armazenar informação num ficheiro:

<?

$str="Isto é um teste";

$ficheiro=fopen("teste.txt","w");

fputs($ficheiro, $str);

fclose($ficheiro);

?>

Basicamente, o que este script faz, é abrir um ficheiro de nome "teste.txt" e armazena lá dentro a string $str. Para tal, inicialmente utilizamos o fopen para abrir um ponteiro de escrita ("w") para o ficheiro "teste.txt", que fica armazenado em $ficheiro. Este ponteiro server para podermos trabalhar com o conteúdo do ficheiro, ou seja, podemos escrever no ponteiro, e esta operação terá efeito no ficheiro em si. Para escrever no ficheiro utilizamos a função fputs (File PUT String). No fim fechamos o ponteiro do ficheiro, e termina o script. Quando esta operação acontece, conteúdo do ficheiro é gravado. Por default, o PHP fecha todos os ponteiros de ficheiro no fim no fim do script, mas é bom habito sermos nós a fechar.

Podemos agora fazer a leitura da string que colocamos anteriormente:

<?

$ficheiro=fopen("teste.txt","r");

$str=fgets($ficheiro,100);

fclose($ficheiro);

echo $str;

?>

Mais uma vez, abrimos um ponteiro $ficheiro, desta vez de leitura ("r"), para o ficheiro"teste.txt". Seguidamente, utilizamos a função fgets (File GET String) para ler o conteúdo (neste caso indicamos para ler 100 bytes) do

$ficheiro. Depois fechamos o ponteiro, e escrevemos a string no fim.

-*-

Modos de abertura de um ficheiro, permitido pelo fopen:

'r' - Abre o ficheiro apenas para leitura. Posiciona o ponteiro no inicio do ficheiro.

'r+' - Abre o ficheiro para leitura e escrita. Posiciona o ponteiro no inicio do ficheiro.

'w' - Abre o ficheiro apenas para escrita. Posiciona o ponteiro no inicio do ficheiro, e trunca o seu tamanho para 0. Se o ficheiro não existe, tenta cria-lo.

'w+' - Abre o ficheiro para leitura/escrita. Posiciona o ponteiro no inicio do ficheiro, e trunca o seu tamanho para 0. Se o ficheiro não existe, tenta cria-lo.

'a' - Abre o ficheiro apenas para escrita. Posiciona o ponteiro no fim do ficheiro. Se o ficheiro não existe, tenta cria-lo.

'a+' - Abre o ficheiro para leitura/escrita. Posiciona o ponteiro no fim do ficheiro. Se o ficheiro não existe, tenta cria-lo.

-*-

Existe muitas funções que nos ajudam a trabalhar sobre ficheiros. Algumas dessas são usadas muito frequentemente, para verificar se o ficheiro existe, antes de o tentarmos ler, ou então para nos indicar se, quando estamos a ler informação de um ficheiro, já chegamos ou não ao fim do ficheiro. Vou dar uma pequena lista e explicar ligeiramente algumas delas.

Pequena lista de funções que são frequentes de utilizar em ficheiros:

fopen - Abre um ficheiro, e devolve um ponteiro para este, para que se possa executar operações relacionadas com o ficheiro em causa.

fclose - Fecha o ficheiro (guarda a informação modificada) e destroi o ponteiro de referência. Após um fclose de um ponteiro, só podemos voltar a aceder a informação do ficheiro, voltando a abri-lo com o fopen.

fgets - Le um determinado numero de bytes de um ficheiro.

fputs - Escreve informação num ficheiro.

file_exists - Verifica se um ficheiro existe. é recomendado fazer esta verificação para não tentar-mos abrir (para leitura) um ficheiro que não existe originando assim a um erro, por parte do PHP.

feof - Verifica se o ponteiro se encontra no fim do ficheiro. útil para quando temos um ciclo while para ler a informação de um ficheiro. A lógica normalmente utilizada é: "Enquanto não estamos no fim do ficheiro, lê

informação." while (!feof($ficheiro)) {...}

Estas funções já nos permitem fazer pequenos scripts que armazenem informação num ficheiro.

Vamos então utilizar algumas funções e construir um contador, para nos dizer quantas vezes uma página foi vista:

<?

//verificar existência do contador

if (file_exists("contador.txt"))

{

//ficheiro existe, vamos abrir para leitura

$ficheiro=fopen("contador.txt","r");

//Já temos o ponteiro, retiramos o numero de visitas:

$visitas=fgets($ficheiro,100);

//incrementamos uma visita ao total de visitas

$visitas++;

//fechamos o ponteiro de leitura do ficheiro

fclose($ficheiro);

}

else

{

//caso não exista ficheiro, esta é a primeira visita

$visitas=1;

}

//agora actualizamos/criamos o ficheiro para o numero das visitas

$ficheiro=fopen("contador.txt","w");

//escrevemos o total das visitas

fputs($ficheiro,$visitas);

//e fechamos o ficheiro

fclose($ficheiro);

echo "Número de visualizações da página: $visitas";

?>

Este é um exemplo simples de como se pode ler e escrever num ficheiro. Primeiro verificamos se o ficheiro já existe, e se sim, lê-mos o numero de visitas. Actualizamos o numero, e escrevemos no ficheiro. Se o ficheiro não

existe, é porque é a primeira visita, e escrevemos o numero 1 no ficheiro. No fim mostramos o numero de visitas que a página teve.

Exercício 9.1:

Vamos construir a nossa lista de compras! Para tal, utiliza o seguinte formulário, para adicionares o produto:

<html>

<body>

<form action=adiciona.php>

Produto a comprar: <input type=text name=produto><br>

<input type=submit value=Adicionar>

</form>

</body>

</html>

Deves criar um script PHP de nome "adiciona.php" que adiciona ao ficheiro o produto que pretendemos.

AVISO!!!! Para que exista um produto por linha, deve ser concatenado ao nome do produto, os caracteres "\n" . Estes caracteres indicam o fim de linha, logo quando estamos a escrever no ficheiro, mandamos o nome do produto e o

caracter de fim de linha, para que o ponteiro passe para a linha seguinte do ficheiro. Deves escolher com cuidado o tipo de abertura do ficheiro que pretendes fazer.

Após a introdução do produto no ficheiro, deverá aparecer uma mensagem a dizer qual o produto que foi adicionado à lista de compras.

Exercício 9.2:

Após o produto ser adicionado, o script "adiciona.php" deve de mostrar a lista completa dos produtos que se prende comprar, um por linha, e devidamente numerados.

Exercício 9.3 (dificuldade elevada!):

Para evitar adicionar produtos que já estavam na lista de compras, devemos poder consultar a lista, antes de introduzirmos um novo produto. Para tal, cria um novo script independente. Este deverá ser chamado de "compras.php"

e deve respeitar os seguintes critérios:

Se não existe lista de compras, escreve uma mensagem a dizer "Não existem compras a fazer", e mostra o formulário para se adicionar um novo produto.

Se a lista de compras existe, escreve os produtos (numerados) já adicionados, que pretendemos comprar, seguido do formulário para se adicionar um novo produto.

O formulário faz a submissão para o próprio "compras.php", e deve adicionar um produto a lista de compras, sempre que se este seja introduzido.

NOTA:

Relembro que APóS se faz um submit, o PHP cria uma variável com o nome da caixa de texto (neste caso $produto) com o conteúdo introduzido pelo utilizador. Para verificares se essa variável existe ou não, deves utilizar a função "isset()" q devolve VERDADEIRO, caso a variável tenha sido declarada, ou FALSO, caso não tenha.

Resumo:

Podemos utilizar ficheiros para guardar pequenas informações, sempre que não possamos ter acesso a uma base de dados. Trabalhamos nos ficheiros através de ponteiros, que vão indicando a posição do ficheiro onde nos encontramos.

E temos diversas funções que nos permitem trabalhar com estes.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this