antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
jxb

Escolha de um NAS

8 posts in this topic

Boas, podem me ajudar a optar por um NAS 4 discos.

Que marca devo escolher, para ter alguma fiabilidade.

 Que caraterísticas são essenciais para instalar em casa, onde tenho vários utilizadores com arquivos partilhados, e uma rede cabelada de 1000Mps.

Fico a aguardar pela vossas opiniões.

Obrigado

 

 

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Uma questão extremamente pertinente! Abordei isso mesmo esta manhã com um membro da equipa.

Aguarda pela passagem do @morfo2 por aqui que tem sempre mais conhecimento que eu sobre Hardware e talvez te aconselhe melhor eheh :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os NAS são um investimento complicado porque normalmente são feitos para pequenos negócios ou privados e as especificações não reflectem o preço.

O mais económico no mercado para um start up seria o EX4100 da WD que ronda os 300€ aqui em Portugal (não inclui armazenamento).

URL: https://www.wd.com/products/network-attached-storage/my-cloud-ex4100.html

Isso tem um SOM (System on a Module) Armada 388 Dual-Core de 1.6Ghz e 2GB DDR3

A configuração é fácil e tem um manual que explica tudo detalhadamente.

Não é mão, também não é bom. Os modelos de topo levam celerons quad-core até 2.5ghz ou perto disso e até 8GB DDR4.

Mas se for para uso de cloud regional serve perfeitamente.

A nível internacional já terias de investir em racks a partir de 800€ ou uma build server feita por orçamento. Infelizmente é quase tudo importado porque nós aqui não temos FSPs.

Mas presumo que não queiras ter um investimento inicial tão grande, por isso, essa NAS serve perfeitamente, quanto ao armazenamento já é contigo.

Eu faço RAID em Purples por sistema CCTV mas no teu caso, para NAS o que precisas é Red ou então se quiseres Seagate e vires modelos bons, força.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Embora não seja o autor do tópico e não sei se a intenção dele de ter uma NAS será semelhante da minha, no entanto aproveito este tópico para tentar esclarecer-me.

 

No meu caso quero para uso particular, não é para nenhuma empresa nem diabo que o valha, gostava de ter dois discos talvez de 4TB cada um, possívelmente os RED, mas queria de facto é poder ligar qualquer pc cá de casa, tablets e telemóveis e quiçá um minipc para a televisão da sala, para poder em simultâneo ter acesso aos arquivos presentes nos discos, não há forma de criar/comprar uma NAS que consiga ter um uso regular, sem ser extremamente lenta, mas sem ter que vender um rim para isso? xD Uma coisa na ronda dos 100€ ou 100 e poucos € ? 

Peço desde já desculpa estar de facto completamente desinformado xD

 

 

EDIT:

Refiro-me a uma cena tipo isto:

https://www.castroelectronica.pt/product/tooq-tqds-902b-preto-docking-station-hddssd

E ligá-la de alguma forma à rede local, para poder ter acesso nos equipamentos presentes na mesma rede. Não necessito de aceder a esses arquivos fora da rede doméstica.

E se possível, como posso fazê-lo? Preciso de ligá-lo a algum Acess Point ou fazer o quê?

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, BPinto98 disse:

Embora não seja o autor do tópico e não sei se a intenção dele de ter uma NAS será semelhante da minha, no entanto aproveito este tópico para tentar esclarecer-me.

 

No meu caso quero para uso particular, não é para nenhuma empresa nem diabo que o valha, gostava de ter dois discos talvez de 4TB cada um, possívelmente os RED, mas queria de facto é poder ligar qualquer pc cá de casa, tablets e telemóveis e quiçá um minipc para a televisão da sala, para poder em simultâneo ter acesso aos arquivos presentes nos discos, não há forma de criar/comprar uma NAS que consiga ter um uso regular, sem ser extremamente lenta, mas sem ter que vender um rim para isso? xD Uma coisa na ronda dos 100€ ou 100 e poucos € ? 

Peço desde já desculpa estar de facto completamente desinformado xD

 

 

EDIT:

Refiro-me a uma cena tipo isto:

https://www.castroelectronica.pt/product/tooq-tqds-902b-preto-docking-station-hddssd

E ligá-la de alguma forma à rede local, para poder ter acesso nos equipamentos presentes na mesma rede. Não necessito de aceder a esses arquivos fora da rede doméstica.

E se possível, como posso fazê-lo? Preciso de ligá-lo a algum Acess Point ou fazer o quê?

RJ45 - UTP Cat 6 - RJ45 - Router/Switch - Rede Local

Não tens outra forma de o fazer e por 100€ esquece, nem o HDD custa isso.

Por 200€ arranjas 1 a 2 baias da QNAP com 1GB DDR3.

Ai já fazes alguma coisa.

O WD40EFRX e o ST4000VN008 rondam os 140€ se os mandares de Espanha, são NAS 3.5'' de 4TB.

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, morfo2 disse:

RJ45 - UTP Cat 6 - RJ45 - Router/Switch - Rede Local

Não tens outra forma de o fazer e por 100€ esquece, nem o HDD custa isso.

Por 200€ arranjas 1 a 2 baias da QNAP com 1GB DDR3.

Ai já fazes alguma coisa.

O WD40EFRX e o ST4000VN008 rondam os 140€ se os mandares de Espanha, são NAS 3.5'' de 4TB.

 

 

Atenção que refiro-me apenas ao custo do Hardware necessário para meter a funcionar a NAS em si excluindo os discos.

Claro que com os discos 100€ seria impossível! Nem daqui a 10 anos ahahha XD

Apenas queria ter duas baías ligadas à rede local, acedido por qualquer PC da rede doméstica (Ethernet e Wifi) a essas duas baías. Os discos podem tanto ser reutilizados ou comprados posteriormente, algo que ainda terei que ver.

O que as NAS convencionais permitem é armazenamento em "Cloud" para ser acedido fora da rede local, mas no meu caso só pretendo mesmo localmente, não necessito algo tão caro para isso penso eu, daí as minhas questões xD

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, BPinto98 disse:

 

 

Atenção que refiro-me apenas ao custo do Hardware necessário para meter a funcionar a NAS em si excluindo os discos.

Claro que com os discos 100€ seria impossível! Nem daqui a 10 anos ahahha XD

Apenas queria ter duas baías ligadas à rede local, acedido por qualquer PC da rede doméstica (Ethernet e Wifi) a essas duas baías. Os discos podem tanto ser reutilizados ou comprados posteriormente, algo que ainda terei que ver.

O que as NAS convencionais permitem é armazenamento em "Cloud" para ser acedido fora da rede local, mas no meu caso só pretendo mesmo localmente, não necessito algo tão caro para isso penso eu, daí as minhas questões xD

 

Podes sempre optar por algo como isto: https://www.pcdiga.com/nas-synology-diskstation-ds218j-2-baias

 

Mas não é a melhor opção existente, visto que será ligeiramente "lento", mas lembra-te que 60% da velocidade será definida pela velocidade da internet.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 21/02/2019 em 23:39, Golo255 disse:

 

Podes sempre optar por algo como isto: https://www.pcdiga.com/nas-synology-diskstation-ds218j-2-baias

 

Mas não é a melhor opção existente, visto que será ligeiramente "lento", mas lembra-te que 60% da velocidade será definida pela velocidade da internet.

 

No meu caso a velocidade de internet não seria problema (1GB Down & 200MB Up é suficiente xD).

A minha questão é que o orçamento que tenho para adquirir a NAS é muito reduzido e para ter bom espaço de discos não posso adquirir bom equipamento no resto xD Algo complicado... Quando não há papel é sempre chato ahahha xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this