antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
chavetas

[Discussão Geral] Faculdade

14 posts in this topic

Bem gente, primeiramente agradeço a todos os que me possam ajudar com ideias sobre isto, não é um assunto fácil, é bastante delicado e dispenso comentários parvos.

 

Recentemente (1 ano) ingressei o meu percurso na faculdade, o qual não correu da melhor forma, mas isso pouco interessa. Nunca estive numa família abastada, sempre vivemos bem, mas nunca na perfeição. Ainda mais recentemente deparei-me com a pior das situações que alguma vez tive, a minha família não me consegue sustentar na faculdade, ou seja, não há forma de voltar, pelo menos este ano. Já pensei em tudo, já pensei em estudar/trabalhar, já pensei em ficar um ano parado e ver se as coisas melhoram, já pensei em esperar que a minha irmã acabe o curso dela para ser mais leve para os meus pais. Mas nada disto deu resultado, primeiro os meus pais não querem estar a decidir entre mim e a minha irmã, ou seja, não querem deixar um na faculdade e o outro na "merda", ficar parado um ano não dá porque não quero, mas não consigo arranjar trabalho de forma nenhuma, trabalhar e estudar ainda mais lixado, trabalho é o que há menos, e os que há são autênticas explorações, onde se trabalha imenso e não se recebe nada. Agradecia que dessem sugestões e ideias do que possa fazer, mais uma vez refiro que é um assunto delicado e nada fácil de digerir, são decisões difíceis na nossa vida.

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

Já tentaste saber de bolsas para gente com dificuldade financeira?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Epah eu arranjava força de vontade e parava 1 ano mesmo e ia trabalhar , até ganhavas mais maturidade e encaravas melhor a universidade !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já tentaste saber de bolsas para gente com dificuldade financeira?

 

Já, não tenho direito, porque eles fazem essas bolsas como se fosses filho único, não há a preocupação de poder haver mais de 1 filho na faculdade.

 

Epah eu arranjava força de vontade e parava 1 ano mesmo e ia trabalhar , até ganhavas mais maturidade e encaravas melhor a universidade !

 

Eu não me importo de fazer isso, o grande problema é mesmo arranjar um trabalho :|

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um amigo meu na universidade (no 4º ano) e ele recebe uma ajuda, uma bolsa de estudo que lhe da para pagar a gasolina do carro, os transportes publicos e ainda consegue comer, os pais dele apenas tem de pagar as propinas.

 

No teu caso daria te jeito, e poderias continuar sem parar.

 

Atenção:  o valor que vais receber da bolsa vai depender dos rendimentos dos teus pais.

 

podes te candidatar exactamente no link que o @Pepino da Horta te deu.

 

De resto boa sorte rapaz, espero que ganhes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Procura trabalhos de verão em festivais ou parques de campismo, o ideal era teres trabalhado o verão inteiro nesse tipo de trabalhos e tentares pagar a fculdade a meias com os teus pais

Share this post


Link to post
Share on other sites

Solução? Imigrar e acabares os teus estudos em espanha, menos de 6 meses já sabes falar e escrever em espanhol de forma correcta e sem grandes erros ortográficos, digamos que o "espanhol" é de fácil adaptação nem é dificil nem é médio.

É a unica solução que vejo, procura saber preços etc etc, Espanha têm o IVA mais baixo que Portugal.
Alem disso tens melhores Universidades/Escolas em Espanha que em Portugal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

para que queres faculdade?

 

tipo tenho 12ª e 3 grau e não conseguia arranjar emprego, e empregos que arranjava eram só ordenado mínimo, gastas dinheiro na faculdade, recebes desemprego gratuito xd não faças a vida em portugal faz como eu, começa do zero noutro pais, já devias tar a trabalhar faculdade não é solução, nem todos patrões querem saber das notas // escolaridade por ai.. eles só querem o que está obrigatório nas regras infelizmente, porque eles sabem que os primeiro emprego pode ser difícil para novatos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

para que queres faculdade?

 

tipo tenho 12ª e 3 grau e não conseguia arranjar emprego, e empregos que arranjava eram só ordenado mínimo, gastas dinheiro na faculdade, recebes desemprego gratuito xd não faças a vida em portugal faz como eu, começa do zero noutro pais, já devias tar a trabalhar faculdade não é solução, nem todos patrões querem saber das notas // escolaridade por ai.. eles só querem o que está obrigatório nas regras infelizmente, porque eles sabem que os primeiro emprego pode ser difícil para novatos.

Errado, ir para a faculdade aumenta a chance de ele conseguir emprego, no entanto nada diz que ele não vai conseguir emprego.. pode nem conseguir.

Ter um curriculo melhor, não significa que tenhas logo trabalho.. aumenta as probabilidades e as chances de conseguires um, mas ninguem neste pais esta ileso de ir para o desemprego

BAZA DE PORTUGAL É UM AVISO QUE TE DOU, em vez de gastares dinheiro na faculdade vai aprender linguas, tipo alemão etc e vai para a Suiça é o melhor pais para se trabalhar.

Portugal nao tem espaço para ti!

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Melhor coisa que fazes na tua vida, e ingressar na marinha, exercito ou força aerea. Tas la 6 anos de contrato com tudo pago ainda te dao alguma coisinha no fim do mes, sais de la ja tens mais perspetivas de futuro. Para nao falar que depois podes entrar nos quadros permanentes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Melhor coisa que fazes na tua vida, e ingressar na marinha, exercito ou força aerea. Tas la 6 anos de contrato com tudo pago ainda te dao alguma coisinha no fim do mes, sais de la ja tens mais perspetivas de futuro. Para nao falar que depois podes entrar nos quadros permanentes.

 

Mas se não entrar nos quadros depois lixa-se como aconteceu à minha irmã e forem 6 anos com o ca*****.

Share this post


Link to post
Share on other sites

entao mas se ele nao tem mais hipotese nenhuma, nao pode ir para a faculdade e n encontra emprego tem q fazer alguma coisa. Pode n entrar nos quadros mas ja tem um curriculo mais ou menos

Share this post


Link to post
Share on other sites

para que queres faculdade?

tipo tenho 12ª e 3 grau e não conseguia arranjar emprego, e empregos que arranjava eram só ordenado mínimo, gastas dinheiro na faculdade, recebes desemprego gratuito xd não faças a vida em portugal faz como eu, começa do zero noutro pais, já devias tar a trabalhar faculdade não é solução, nem todos patrões querem saber das notas // escolaridade por ai.. eles só querem o que está obrigatório nas regras infelizmente, porque eles sabem que os primeiro emprego pode ser difícil para novatos.

Faculdade = Melhores chances de trabalho = Melhor condição de vida

Sem faculdade = Chances de trabalhos reduzida a 99% = Condição de vida mediana

Se a mentalidade dos patrões & etc. fossem ao que acabaste de dizer, então não sei porquê que ainda existe faculdade.

Aliás, não sei porquê que ainda existem pessoas a "lutarem" para uma vaga numa faculdade pública com ridículas proprinas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now