antiblock
diamwall
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
©FULL

[Psi] Aula 2 - Introdução À Lógica Da Programação

3 posts in this topic

 Boas pessoal, esta é a segunda aula de programação (podem ver a primeira "aqui"), nesta e em algumas das próximas aulas iremos aprender mais a lógica, porque para mim sem a lógica e alguns conceitos, mais tarde não se consegue fazer coisas mais elaboradas.

 Então vamos lá, vamos começar com a lógica:

 

1. LÓGICA

  • [*]
Definição: Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

 

2. SEQUÊNCIA LÓGICA

  • [*]
Definição: Sequência lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

 

3. INSTRUÇÕES

  • [*]
Em linguagem comum: Um conjunto de regras ou normas definidas para a realização de algo. [*]Em informática: É a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar.

 

4. ALGORITMOS

  • [*]
Definição: Um algoritmo pode ser visto como um conjunto de instruções que ao serem executadas permitirão realizar uma determinada tarefa.

 

5. ALGORITMIA

  • [*]
Definição: É o estudo dos processos ou métodos de calcular.

 

   Estrutura de um algoritmo:

 

      Previsão: Bolo de Morango

 

      Atomização: Ingredientes + Modo de confeção

 

      Descrição: A forma como está escrita a receita deve ser entendida por qualquer pessoa

 

      Sequência: A ordem de passos é muito importante

 

 

EXEMPLO  DE  UM  ALGORITMO  SIMPLES:

 

   Como beber um copo de agua?

  • [*]Pegar num copo [*]Coloca-lo debaixo da torneira [*]Enchê-lo [*]Leva-lo à boca [*]Beber a água [*]Pousar o copo

 

 

 

 

 

EXEMPLO  DE  UM  ALGORITMO  COMPLEXO:

 

Inicio

   ver se existe copo

   se não existe

       fica-se com sede

   se existe

       estender a mão

       segurar o copo

       senão estiver debaixo da torneira

              colocar o copo debaixo da torneira

       senão se estiver debaixo da torneira

              abrir a torneira

       senão se o copo estiver cheio

              manter a torneira aberta

       senão se o copo estiver cheio então

              fechar a torneira

       levar o copo à boca

       beber a água

       pousar o copo

       largar o copo

Fim

 

O exemplo de um algoritmo complexo tem propositadamente palavras que correspondem a palavras em algumas linguagens de programação (mais nas de alto nível):

  • [*]SE =
IF [*]NÃO = NOT [*]ENTÃO = THEN [*]SENÃO = ELSE [*]INICIO = BEGIN [*]FIM = END

Outra coisa que também se pode verificar no mesmo exemplo, são as "indentações", que são os espaços feitos com a tecla "TAB".

 

Por hoje é tudo pessoal, não se esqueçam de deixar o vosso +1, porque como já disse anteriormente, estes tópicos dão muito trabalho para fazer, mas eu gosto e vou continuar a faze-los.

 

Obrigado, cumprimentos.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega

Adicionando:

 

O teu exemplo de algoritmo simples pode ser considerado como o primeiro passo do pseudo-código, que consiste em anotar todos os passos a realizar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Adicionando:

 

O teu exemplo de algoritmo simples pode ser considerado como o primeiro passo do pseudo-código, que consiste em anotar todos os passos a realizar.

 

Sim.

 

Cumps, Full.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now