Estás numa situação complicada... :/ Eu não sei ao certo o que podes seguir nessa àrea (ainda por cima em Portugal)... :/ Eu também tenho os 17 anos e estou no 12º de Informática, e frequento à parte cursos de Penetration Testing e Cyber Security, pois é algo que gostaria (e se Deus quiser, vou) tornar como profissão.
Na tua situação... epah! Não te posso recomendar nada, apenas que sigas o que mais gostas de fazer... se for o desporto, que seja o Desporto :)
Apenas lembra-te duma coisa... Felicidade não dá dinheiro :/