antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Golo255

Guia De Watercooling

4 posts in this topic

Boas pessoal.

Ja algum tempo que tenho andado a pensar fazer este tutorial e hoje irei dedicar algum tempo para fazer isto.

Comecemos pelos basicos:

O que e o watercooling?

Sabes como o radiador do teu carro arrefece o teu motor? Pronto e +/- isso mas em escala muito menor e arrefeces o teu processador, grafica, RAM, motherboard, disco, o que tu quiseres.

Quanto e que me vai custar?

Depende da complexidade daquilo que queres fazer, arrefecer apenas o CPU fica por volta de 200€, depois com a complexidade o preço sobe cada vez mais. Mas tambem temos que ver as vantagens que traz, o preço nao e tudo, como e obvio watercooling bem feito baixa as temperaturas em muitos graus mas tambem aumenta muito a aparencia do computador.

Eu nao aconselho a fazer watercooling da motherboard, apenas vai aumentar restrição ao teu sistema e nao vais ter grandes diferenças, se queres melhorar as temperaturas, muda a pasta termica que vem incluida no north e south bridge da motherboard e mete uma melhor como as que vou deixar em baixo e vais ver imensas diferenças nas temperaturas.

Nao mistures metais no teu loop.

Fazer tal coisa vai criar corrosao e pode estragar o teu computador.

Fazer sempre teste de fugas pelo menos durante 1hora.

Desliga a tua fonte e liga uma externa apenas a bomba e deixa correr durante 1hora para te certificares que nao ha fugas e nao vais estragar nada no teu computador.

Vamos passar a parte das peças necessarias para um sistema de watercooling.

Tubo:

Imagem colocada

Tamanhos mais comuns:

3/8 inch

7/16 inch

1/2 inch

Existem 2 tamanhos a ter em conta ID(inner diameter= diametro interior) e OD(outer diameter=diametro exterior).

Reservatório

Guarda a água.

Tem que estar sempre acima da bomba.

Imagem colocada

Imagem colocada

Bomba

Devem sempre ver as instruções da bomba que comprar, pois todas sao diferentes. No entanto deve estar sempre por baixo do reservatorio.

Imagem colocada

Topo de Bomba

Nao e algo que seja necessario, mas pode ser usado se quiserem usar fittings diferentes daquelas que vem com a bomba.

http://www.overclock...236139/flags/LL

Water Block

O dissipador de calor..

O centro e sempre a entrada e o "buraco" mais do lado de fora e o de saidas.

Talvez uma das partes que mais se deve estudar quando se monta um sistema de watercooling.

Imagem colocada

Imagem colocada

Pasta Térmica

Muito importante saber o que se esta a comprar, existem algumas que nem parece que estao la e ourtas que fazem um trabalho excelente.

Recomendações: MX3, MX4, OCZ Freeze, Shin Etsu, Indigo Extreme

http://www.overclock...236141/flags/LL

Fittings

Existem 2 tipos de fittings:

-Compression

-Barbs

Eu aconselho as compression fittings pois sao muito mais seguras e tem uma aparencia muito melhor.

Depois existem as fittings em angulos e outras coisas, como valvulas e quick disconnects que se podem comprar, mas isso ja e mais complexo.

Imagem colocada

Imagem colocada

Radiadores

Aqui e que esta a diferença, e aqui que se vai dissipar o calor que foi transferido para o vosso coolant e quando melhor o radiador melhor o calor se dissipa.

Imagem colocada

Para mim os melhores sao os da XSPC RX ou os HW Labs GTX e tambem os EK-WB XTX

Ventoinhas

Isto depende muito do radiador, ha radiadores que precisam de ventoinhas com altas RPM e outros que requerem ventoinhas com baixas RPM(os meus preferidos, pois baixa imenso o som).

Noctua NF-F12 PWM sao as minhas preferidas, depois tem as gentle typhoon e as swiftech Helix

Imagem colocada

Coolant

Aqui fica a decisao de cada um, que cor querem ou se usaram tubo colorido, etc... Basicamente quase todos os coolants sao bons.

Acaba assim esta parte do tutorial.

Talvez faça mais para dizer como se monta etc...

Se te ajudei da reputaçao.

Cumps

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega

Esqueci-me de dizer as lojas em portugal que vendem produtos para watercooling:http://www.moddingworld.pt/loja/ (minha preferida, talvez porque fica perto de minha casa, mas e de confiança)http://pccool.org/ So uso estas 2, mas existem mais algumas.A maneira mais facil de descobrir lojas e ir ao site da empresa que faz o produto e procurar la pelas lojas, empresas como a EK-WB, Koolance, Swiftech, a BitsPower(vou arriscar nesta, mas nao tenho a certeza), Phobya(mesmo que a bitspower) disponibilizam listas de lojas em todos os paises, logo e facil de encontrar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
http://www.hardmoddi...ory&path=307_77Descobri hoje esta loja e aconselho a darem uma vista de olhos, pois e a loja que vi ate hoje que tem isto de forma mais organizada, pelo que e muito facil procurar aquilo que se quer...Outra coisa, eu aconselho a usarem fittings da BitsPower, pois sao os melhores em todas as maneiras...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this