antiblock
https://i.imgur.com/aJ17bf7.gif
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
©FULL

[Psi] Aula 3 - Desenvolvimento De Algoritmos

4 posts in this topic

Imagem colocada

 

Boas pessoal, aqui está mais uma aula de programação, nesta vamos entrar no desenvolvimento de algoritmos, tenho visto muita gente a curtir estes tópicos que estou a fazer, por isso não tenho qualquer probelema em gastar o meu tempo para passar conhecimento a quem quer aprender. Então vamos começar:

 

==========================================================================================

 

 Em algoritmia e programação, para além das linguagens de programação, são utilizadas outras linguagens e formas de representação das instruções ou operações que indicamos nos algoritmos como:

  • [*]
Pseudocódigo [*]Fluxograma [*]Outros diagramas..

 

1. PSEUDOCÓDIGO

  • [*]
Os algoritmos são desenvolvidos numa linguagem chamada pseudocódigo - linguagem formal que utiliza palavras convencionais. [*]Existe um conjunto elementar de palavras-chave: Inicio, Fim, Ler, Escrever, Se, Então, Senão, Fazer, Enquanto, Para, Até, Repetir, Caso, ... [*]O algoritmo em pseudocódigo deve iniciar com a palavra-chave "Inicio" e terminar com a palavra-chave "Fim".

 

 

EXEMPLO (Algoritmo que calcula a média de duas idades):

 

Inicio

   Ler (idade1, idade2)

   media := (idade1 + idade2) / 2

   Escrever (media)

Fim

 

2. REGRAS E FASES DE CONSTRUÇÃO DE UM ALGORITMO

  • [*]
A criação de um algoritmo passa por três fases distintas :

      - ENTRADA < PROCESSAMENTO < SAÍDA

 

   2.1. DADOS DE ENTRADA

  • [*]
Vão ser lidos valores das variáveis. [*]Está normalmente associada ao teclado.

 

 

EXEMPLO:

 

      Ler (a)  --> Leitura da variável "a"

 

É feita a introdução dos dados no computador

 

 

   2.2. DADOS DE ATRIBUIÇÃO

  • [*]
É utilizada para armazenar um valor numa variável. [*]Significa que a uma variável será atribuído um valor. [*]O ":=" (Dois pontos igual) é o sinal de atribuição (apesar de quando o algoritmo for escrito à mão ser uma seta e não dois pontos igual).

 

 

EXEMPLO

 

      a := 12   (Valor constante)

      a := Ana   (Valor constante)

      a := b + 3   (Expressão)

      ...

 

Podemos atribuir valores constantes ou expressões.

 

   2.3. DADOS DE SAÍDA

  • [*]
Vão ser escritos os valores obtidos. [*]Está normalmente associada ao monitor.

 

 

EXEMPLO:

 

      Escrever (a)

      Escrever (' Olá ')

      ...

 

É feita a impressão dos dados. Em "Escrever (a)" é imprimido o valor da variável "a", e em "Escrever (' Olá ')" é impressa a mensagem "Olá" no ecrã.

 

==========================================================================================

 

Para concluir esta aula quero fazer um pequeno exercicio para vocês:

 

 

 

EXERCICIO: Responder nos comentários quais são os "dados de entrada", "dados de atribuição" e "dados de saída" deste algoritmo utilizado acima:

 

Inicio

   Ler (idade1, idade2)                               <- a) Dados de...

----------------------------------------------------

   media := (idade1 + idade2) / 2              <- b) Dados de...

----------------------------------------------------

   Escrever (media)                                     <- c) Dados de...

Fim

 

  Obrigado por todo o apoio na próxima aula talvez sejam apenas exercicios, mas espero que todos estejam a entender e a gostar.

 

Cumprimentos, Full.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

Parabéns pelos tópicos, gosto da maneira como estás a começar as lições (começar pelo básico que se aprende em qualquer curso de programação), se mais tarde passares à frente do que se dá de momento num curso público/privado eu agradeço pois ando a tirar um desses e a minha curiosidade pelo mesmo é incrivelmente alta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Chinês xD  :+1:  sei que vai ajudar em outros casos .

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado, sim ei de chegar lá, mas referes-te à matéria dos cursos?

Chinês xD :+1: sei que vai ajudar em outros casos .

kkk, obrigado mano pela compreensão.

cumps, full.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this