antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
BloodSky

Discos Rigídos - Slave & Master

4 posts in this topic

Hoje, estava a montar um disco rigido quando me deparei com um problema giro. Ao montar o disco com um adaptador USB, sem nenhum jumper, ele lia normalmente, e ao montar com um jumper no Slave, por IDE, ele dava erro. Acabei por formatar o disco pois o cliente queria o disco por IDE.

Mas... Porque será que isto aconteceu? Bem.. Antes de mais nada, passo a citar, o que é Master & Slave.

Master e slave são as posiçoes que um dispositivo IDE pode ter relativamente ao ligação em um computador. Dispositivos IDE são discos rigidos, unidades de cd-s e dvd-s e unidades Zip.

A interface IDE suporta ate dois dispositivos por um cabo de ligação chamado cabo IDE. O cabo IDE costuma ter tres fichas mas a tambem cabos com duas fichas. Vamos falar sobre cabos com tres fichas, cabos com duas fichas permitindo a ligação de um so dispositivo em este caso não sendo problemas de master e slave.

Sempre uma ficha da ponta do cabo ide liga ao motherboard as outras duas ficando para ligar os dispositivos.

Caso que vamos ligar dois dispositivos estes vão partilhar os mesmos caminhos para transmitir e receber dados de sistema. Pode acontecer que os dois dispositivos vão fazer um pedido de transmição de dados em mesmo tempo. Para não haver conflictos foram definidas as duas posiçoes, master e slave, com a specificação que o dispositivo que esta ligado em master tem prioridade sobre a utilização do caminho ou seja no caso de um pedido de transmição de dados simutaneo o dispositivo master vai transmitir primeiro. Por isso se temos ou sistema operativo instalado num disco IDE este deve ser ligado em master para dar prioridade as tarefas de sistema.

Como vamos definir a posição que um dispositivo ocupa?

Para este efeito os dispositivos IDE tem de jumpers que permite definir a configuração desejada.

Imagem colocada

Bem.. Agora que já sabe-mos o que é Master & Slave.. Devem ter cuidado com isso. Embora hoje em dia mal se usem dispositivos IDE, é frequente erros destes!

Espero que tenham gostado! Cumprimentos :)

Conteúdo retirado do meu blog: http://extreme-tech-blog.blogspot.pt/

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Uma pergunta, tenho uns 3 discos de 500 Gb de um Desktop antigo, para mim os discos iriam servir para muita coisa...

Mas, para o ligar ao PC são necessários cabos como este:

Imagem colocada

Existem cabos que passem dessa entrada para USB?

http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif pelo tópico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma pergunta, tenho uns 3 discos de 500 Gb de um Desktop antigo, para mim os discos iriam servir para muita coisa...

Mas, para o ligar ao PC são necessários cabos como este:

Imagem colocada

Existem cabos que passem dessa entrada para USB?

http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif pelo tópico.

Sim, basta comprares um adaptador IDE > USB .

Informa-te em uma loja de informatica perto de ti :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tem. O que ele quis explica que o Adaptador USB ..... tipo acontece algum com HD vamos supor que o HD e coronpe e vc que salva algun tipo foto video ect ai vc iria usa como servoce um PEN DRIVE

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this