antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Shad0w

[Economia] Tap: Candidatos Exigiram Indemnização

1 post in this topic

Ameaça do PS levou Germán Efromovich e David Neeleman a reclamar uma cláusula compensatória no contrato que o Estado recusou

 

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, revelou esta sexta-feira que a ameaça do PS de reverter a privatização da TAP se constituir Governo levou os dois concorrentes a reclamar uma cláusula compensatória no contrato que o Estado recusou.

 

“A posição que o PS assumiu a partir de determinada altura criou ruído no processo de privatização”, admitiu o governante, adiantando que a ameaça de reversão do negócio pelo Estado deixou os dois concorrentes preocupados.

Em declarações aos jornalistas, Sérgio Monteiro adiantou que o agrupamento vencedor de Humberto Pedrosa (51%) e de David Neeleman (49%) bem como o de Germán Efromovich reclamaram uma cláusula no sentido de estarem protegidos, mas “o Estado não aceitou”. 

Para o governante, o pior da posição do PS é a imagem que passa para o exterior: “Sempre que uma informação destas é passada para o exterior, promove uma má imagem de Portugal”.

 

“O que está em causa é a imagem do país, um país que continua a precisar de investimento”, declarou.

 

 

Na quinta-feira, depois do anúncio da venda de até 66% da TAP ao consórcio liderado pelo empresário português Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro, o PS advertiu que a privatização da TAP está ainda numa "fase intercalar" e que um Governo socialista fará reverter o processo para garantir que o Estado conservará a maioria do capital da transportadora aérea.


 

"Um Governo liderado [pelo secretário-geral do PS] António Costa tudo fará para que o Estado continue a manter a maioria do capital social da TAP. Por isso, o que importa agora é que o povo retire o poder ao Governo de Pedro Passos Coelho para que deixe de continuar a fazer asneiras", afirmou o deputado do PS.

 

Para justificar esta posição do PS, no sentido de reverter o processo de privatização dentro de alguns meses, se ganhar as próximas eleições, Rui Paulo Figueiredo citou o teor da resolução do Conselho de Ministros daquele dia.

 

"Na resolução agora aprovada diz-se que se determina que até à liquidação física das compras e vendas a realizar (…) o Conselho de Ministros pode suspender ou anular o processo de reprivatização da TAP - e determina que, no caso de se verificar a suspensão ou termo do processo de reprivatização, não há lugar a qualquer indeminização ou compensação. Um Governo do PS não hesitará em utilizar esta cláusula", frisou o coordenador da bancada socialista.

 

Em termos financeiros, o consórcio Gateway, que integra o empresário norte-americano David Neeleman e o empresário português Humberto Pedrosa, propõe-se a pagar um valor mínimo de 354 milhões de euros pelo grupo, dos quais dez milhões são encaixe direto para o Estado e o restante sob a forma de injeção de capital na empresa. 

Este montante pode subir para 488 milhões de euros, dependendo da 'performance' financeira da empresa ao longo de 2015, adiantou a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco. 

Entretanto a Comissão Europeia garantiu esta sexta-feira que está atenta ao processo de privatização da TAP e que não hesitará em 
abrir uma investigação caso suspeite que em algum momento do processo, o controlo da maioria do capital e o do processo de decisão da empresas possa sair das mãos de "nacionais de um país da União Europeia".


 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this