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Codebits Vii: O Natal Chega Mais Cedo Com O Hardware Den

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A programação em si é pouco paupável e os participantes do Codebits precisam de material físico para não se perderem em letras e símbolos. No Hardware Den é como entrar numa loja onde existem os últimos gritos a nível de hardware.

Bem vindos ao mundo encantado dos brinquedos onde há impressoras 3D, Oculus Rift e robôs. Há motas de realidade aumentada, biossensores e muitas impressões. O mundo dos brinquedos é no Hardware Den, onde tudo tem mais fantasia, o local do SAPO Codebits onde há ainda mais alegria.

A letra foi alterada, mas a música deve ser conhecida da maior parte dos leitores. E não é para menos. O Hardware Den funciona como a loja de brinquedos do Codebits, onde todos os participantes lá vão para conhecer novas ideias, para se divertirem e para aprenderem.

É no Hardware Den que se fazem os workshops onde é preciso “sujar as mãos” e este ano a Beeverycreative, empresa responsável pela impressora 3D portuguesa Beethefirst, deu uma aula por dia relacionada com a modelação tridimensional. Num dos workshops foi mostrado o potencial das impressoras 3D: pegaram numa bateria de lítio, construíram uma caixa de resguardo na Beethefirst et voilà, um carregador portátil.

A Beeverycreative também tem um expositor no Hardware Den e Jorge Pinto, um dos cofundadores da empresa, diz que a interatividade com os participantes tem sido muito boa. “As pessoas têm colocado questões muito práticas, como fazer a manutenção da impressora e como podem fazer modelação 3D”.

Jorge Pinto diz que a experiência no Codebits é para repetir, ainda para mais sabendo que existem dois projetos em construção que estão ligados à área da impressão 3D e que pediram a colaboração da Beeverycreative.

Quem também tem uma Beethefirst é a Artica, empresa especializada em tecnologias emergentes e que proporcionam interatividade com as pessoas. O jogo de Pong interativo que usou toda a plateia do Codebits é da sua responsabilidade, e o sistema de votação dos projetos finais também.

Bruno Nascimento é developer na Artica e diz que várias pessoas têm passado pelo stand para perceber como funcionam alguns dos seus equipamentos: há o Magabot, um robô que funciona como um assistente pessoal e que está mais virado para as pessoas séniores, há um braço robótico que replica os movimentos humanos e há por exemplo os farruscos, pequenos carros robôs do it yourself.

O workshop que promoveram estava cheio e isso mostra o grande interesse que existe nas tecnologias interativas.

Muita gente também tem passado no stand do BiTalino e todos mostram curiosidade pelo potencial do projeto. O TeK já falou do projeto, mas há ainda a destacar o facto de a placa portuguesa estar a ser vendida com desconto no Codebits e de atualmente estar perto da rutura de stock, como revela Pedro Gonçalves, software engineer na Plux, empresa parceira do BiTalino.

Mas para o fim ficam aquelas que são as pérolas do Codebits: as RiftCycles. O TeK já falou de forma detalhada do projeto e experimentou-o no Hardware Den. Mas numa nova conversa com Luís Sobral, A.K.A. Arcade Man, fica-se a saber que muito provavelmente já quase todos os participantes do Codebits foram dar uma volta nas motas de realidade virtual.

“Foi um projeto cansativo e difícil de concretizar”, revela Luís Sobral, tendo sido a parte a mais complicada a manufatura das motas em si e o desenvolvimento do jogo. Mas no fim a experiência compensa sempre: “a grande maioria tem gostado”, confessa o Arcade Man.

E projetos para o próximo ano? Já haverá alguma semente pronta a crescer na mente de Luís Sobral? Claro que sim, existem várias ideias até como o próprio confessou. Como o segredo é a alma do negócio não revelou nenhum dos conceitos, admitindo no entanto que o projeto para a próxima edição do SAPO Codebits vai ser superior e vai elevar ainda mais a fasquia relativamente às RiftCycles.

Mas no fundo também não vale a pena começar já a remoer no que pode vir a ser feito: “no ano passado nem sequer imaginava que ia usar os Oculus Rift”. O que Luís Sobral quer mesmo é poder dormir um pouco quando o Codebits chegar ao fim, visto que no último mês, entre o evento e o desenvolvimento das RiftCycles, tem-lhe sida consumida muita energia.

Para terminar, uma boa notícia: já se faltam oito meses até ao próximo Natal, aquele que acontece em dezembro.

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