Olá,
Pediram para fazer um tutorial para implementar mobs, e aqui vai, tentarei ser o mais explícito possível.
Portanto, já alguma vez devem ter visto o que contém a pasta de algum mob.
Contém vários ficheiros (.gr2, .msa, .msm, .mse, .tga/.dds e o motlist.txt)
[*]O GR2 é o que contém, digamos, a forma do mob, a sua estrutura e os movimentos do mesmo.
[*]Os ficheiros .msm e/ou .msa servem para que se possa aplicar o GR2.
[*]Os ficheiros .mse tratam dos efeitos do mob.
[*]O .tga ou .dds é a textura do mob.
[*]E o motlist.txt indica os movimentos correspondentes a cada gr2.
Para colocarmos o mob temos antes que verificar se a sua pasta contém estes ficheiros todos.
Agora, instalar a pasta do mob no cliente. Bem, a meu ver, é mais fácil fazer um .eix e .epk que contenha só os ficheiros do dito mob, mas podem sempre colocá-lo em outro ficheiro. Para saber onde colocar, abrem o .msm e irão encontrar um diretório.
Por exemplo:
BaseModelFileName "D:Ymir Workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss.GR2"
Esse diretório indica onde é que vai buscar o .gr2 do mob.
Sendo assim, descompactam o
monster2.eix/.epk e vão até:
ymir workmonster2
E colocam lá a pasta do mob. Depois no ficheiro .xml, que foi criado na altura de descompactar o monster2, devem adicionar as linhas dos ficheiros adicionados para que se possa compactar também no ficheiro e não seja excluído.
Por exemplo:
É imprescindível ter o .xml do ficheiro(s) adicionado(s), caso contrário, a alteração/adição não será aplicada.
Bem, até aqui simples.
O que devem fazer a seguir, é descompactar o root.eix/.epk e procurar por um ficheiro denominado: npclist.txt.
O que lá contém é:
id_mob [tabulador] nome_msm
Isto servirá para que consigam ver o mob.
Exemplo:
7052 scorpionman_sword7053 scorpionman_bow7054 snakeman_sword
É obrigatório estar separado o nome do .msm do id do mob pelo tabulador.
Após isto, guardam o
npclist.txt e voltam a compactar o root.
Sendo assim, vamos à parte final.
A query:
Ora bem, para o mob existir, devem cria-lo no
mob_proto do navicat, se não, os passos anteriores efetuados, apenas enchiam o cliente de murraça por um mob que não existe.
Para facilitar a vida, deixarei aqui uma query (serverside/clientside) para usarem como base para o vosso novo mob. Esta query não tem nada editado, vem com os valores no mínimo, portanto vocês já editam o que quiserem nela.
Navicat -> Player -> Query -> New Query:
-> Run
Na query vocês editam o ID e o nome_mob.
E por último, vem o mob_proto do cliente. Descompactam o locale e, de seguida, o mob_proto.
Depois no final, adicionam:
Fecham e guardam o mob_proto, compactam, colocam de novo no locale e compactam-no.
Depois, os ficheiros todos (monster2, root, locale) colocam na pasta pack do vosso cliente.
Entram no vosso servidor, fazem /reload p e depois testam o vosso novo mob. (/m id_mob).
É tudo!
Espero ter sido explícito, qualquer dúvida não hesitem em perguntar.
Cumprimentos e Boa sorte.