Olá, Pediram para fazer um tutorial para implementar mobs, e aqui vai, tentarei ser o mais explícito possível. Portanto, já alguma vez devem ter visto o que contém a pasta de algum mob. Contém vários ficheiros (.gr2, .msa, .msm, .mse, .tga/.dds e o motlist.txt) [*]O GR2 é o que contém, digamos, a forma do mob, a sua estrutura e os movimentos do mesmo. [*]Os ficheiros .msm e/ou .msa servem para que se possa aplicar o GR2. [*]Os ficheiros .mse tratam dos efeitos do mob. [*]O .tga ou .dds é a textura do mob. [*]E o motlist.txt indica os movimentos correspondentes a cada gr2. Para colocarmos o mob temos antes que verificar se a sua pasta contém estes ficheiros todos. Agora, instalar a pasta do mob no cliente. Bem, a meu ver, é mais fácil fazer um .eix e .epk que contenha só os ficheiros do dito mob, mas podem sempre colocá-lo em outro ficheiro. Para saber onde colocar, abrem o .msm e irão encontrar um diretório. Por exemplo: BaseModelFileName "D:Ymir Workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss.GR2" Esse diretório indica onde é que vai buscar o .gr2 do mob. Sendo assim, descompactam o monster2.eix/.epk e vão até: ymir workmonster2 E colocam lá a pasta do mob. Depois no ficheiro .xml, que foi criado na altura de descompactar o monster2, devem adicionar as linhas dos ficheiros adicionados para que se possa compactar também no ficheiro e não seja excluído. Por exemplo: É imprescindível ter o .xml do ficheiro(s) adicionado(s), caso contrário, a alteração/adição não será aplicada. Bem, até aqui simples. O que devem fazer a seguir, é descompactar o root.eix/.epk e procurar por um ficheiro denominado: npclist.txt. O que lá contém é: id_mob [tabulador] nome_msm Isto servirá para que consigam ver o mob. Exemplo: 7052 scorpionman_sword7053 scorpionman_bow7054 snakeman_sword É obrigatório estar separado o nome do .msm do id do mob pelo tabulador. Após isto, guardam o npclist.txt e voltam a compactar o root. Sendo assim, vamos à parte final. A query: Ora bem, para o mob existir, devem cria-lo no mob_proto do navicat, se não, os passos anteriores efetuados, apenas enchiam o cliente de murraça por um mob que não existe. Para facilitar a vida, deixarei aqui uma query (serverside/clientside) para usarem como base para o vosso novo mob. Esta query não tem nada editado, vem com os valores no mínimo, portanto vocês já editam o que quiserem nela. Navicat -> Player -> Query -> New Query: -> Run Na query vocês editam o ID e o nome_mob. E por último, vem o mob_proto do cliente. Descompactam o locale e, de seguida, o mob_proto. Depois no final, adicionam: Fecham e guardam o mob_proto, compactam, colocam de novo no locale e compactam-no. Depois, os ficheiros todos (monster2, root, locale) colocam na pasta pack do vosso cliente. Entram no vosso servidor, fazem /reload p e depois testam o vosso novo mob. (/m id_mob). É tudo! Espero ter sido explícito, qualquer dúvida não hesitem em perguntar. Cumprimentos e Boa sorte.