Bem-vinda Comunidade da Cyber-Gamers Este tópico tem o objectivo esclarecer o que é uma source de metin2, o que significa e para que serve.

O que é uma Source?
Source (código fonte em português), são ficheiros como instruções, livrarias e data que têm como objectivo ser a fonte de um programa, neste caso o cérebro de um servidor e cliente de metin2.

Porque existem varias Sources?
Tecnicamente, todas as Sources são parecidas, um monte de pastas e ficheiros que são diferentes a certo ponto, que diferenciam o tipo de jogo e sistemas. Por vezes umas têm mais data ou instruções, ou menos.

Do que é constituída uma Source?
Uma Source é constituída por texto e data que quando compilada, transforma-se em um executável que age como cérebro.
Exemplo: o ficheiro "game" e "db" é o cérebro do servidor que contem as instruções escritas em C++, que replica o servidor de jogo e o "binário" é o cérebro do cliente, que contêm instruções também escritas em C++.


Qual Source devo escolher?
As Sources são todas parecidas tecnicamente, algumas são modificadas por usuário não referentes à empresa do jogo, que alcançam outros objectivos, mas o ideal não é seguir algo modificado por outrem, mas sim escolher algo original.

De minha opinião pessoal, um novato na área deve seguir pelo original e não facilitar com coisas já feitas, tendo em atenção que uma Source é código, logo também se modificado por outrem pode conter Backdoors, ou código inseguro ou mal programado.

O que interessa é que quem gere a Source não se deve importar com nada mais que o original, mas sim em saber como elas funcionam e as manejar.

No entanto, existem várias sources originais publicadas, como: novaline, mainline, mainline_dev, wolfbranch, etc.
Logo após estudar as mesmas, concluímos que a melhor Source para usar no lado do servidor seria a mainline, e o do cliente seria a novaline

De todas as outras, esta combinação destaca-se pela estabilidade, performance e compatibilidade, indicando assim sendo as melhores para um iniciante ou profissional.

Aqui vamos disponibilizar o link de download para cada uma delas:
Mainline Server Source(Game, DB): Link1, Link2
Novaline Client Source(Bin): Link1, Link2

Aqui estão as respostas para algumas perguntas frequentes

• Como devo começar? Deve começar por procurar como fazer pequenas alterações, o conteúdo está espalhado na Internet, todas as respostas ás suas perguntas provavelmente já foram respondidas no forum ou na internet.     • Como faço para compilar as Sources? O game e db requerem g++/gcc para compilar, logo tem que ser num sistema FreeBSD, e o binário requer o Visual Studio, que pode encontrar no site da Microsoft. Provavelmente iremos fazer um tutorial de como compilar, aguarde ou procure na internet.     • Quais são as línguas utilizadas? O game, db e binário são programado em C++, as extensões do game como configurações, sistemas e missões são feitos em Lua e Quest, e as extensões do binário são Python, com sub-linguas de sistema como MSM, MSA, MSK, etc.       FAQ's Relacionadas: Serverfiles | Client | Versões     A equipa, Cyber-Gamers.Org