'PACI 2,317 Posted February 4, 2013 Olá, Pediram para fazer um tutorial para implementar mobs, e aqui vai, tentarei ser o mais explícito possível. Portanto, já alguma vez devem ter visto o que contém a pasta de algum mob. Contém vários ficheiros (.gr2, .msa, .msm, .mse, .tga/.dds e o motlist.txt) [*]O GR2 é o que contém, digamos, a forma do mob, a sua estrutura e os movimentos do mesmo. [*]Os ficheiros .msm e/ou .msa servem para que se possa aplicar o GR2. [*]Os ficheiros .mse tratam dos efeitos do mob. [*]O .tga ou .dds é a textura do mob. [*]E o motlist.txt indica os movimentos correspondentes a cada gr2. Para colocarmos o mob temos antes que verificar se a sua pasta contém estes ficheiros todos. Agora, instalar a pasta do mob no cliente. Bem, a meu ver, é mais fácil fazer um .eix e .epk que contenha só os ficheiros do dito mob, mas podem sempre colocá-lo em outro ficheiro. Para saber onde colocar, abrem o .msm e irão encontrar um diretório. Por exemplo: BaseModelFileName "D:Ymir Workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss.GR2" Esse diretório indica onde é que vai buscar o .gr2 do mob. Sendo assim, descompactam o monster2.eix/.epk e vão até: ymir workmonster2 E colocam lá a pasta do mob. Depois no ficheiro .xml, que foi criado na altura de descompactar o monster2, devem adicionar as linhas dos ficheiros adicionados para que se possa compactar também no ficheiro e não seja excluído. Por exemplo: <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/back_damage.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossback_damage.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/back_damage.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossback_damage.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/back_damage1.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossback_damage1.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/back_damage1.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossback_damage1.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/back_knockdown.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossback_knockdown.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/back_knockdown.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossback_knockdown.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/crustacean_boss.dds" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss.dds]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/crustacean_boss.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/crustacean_boss.msm" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss.msm]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/crustacean_boss_lod_01.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosscrustacean_boss_lod_01.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_damage.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_damage.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_damage.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_damage.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_damage1.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_damage1.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_damage1.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_damage1.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_dead.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_dead.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_dead.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_dead.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_knockdown.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_knockdown.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_knockdown.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_knockdown.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_standup.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_standup.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/front_standup.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossfront_standup.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/motlist.txt" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossmotlist.txt]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/normal_attack.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossnormal_attack.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/normal_attack.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossnormal_attack.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/normal_attack1.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossnormal_attack1.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/normal_attack1.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossnormal_attack1.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/run.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossrun.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/run.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossrun.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/special_attack.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossspecial_attack.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/special_attack.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bossspecial_attack.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/wait.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswait.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/wait.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswait.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/wait1.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswait1.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/wait1.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswait1.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/wait2.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswait2.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/wait2.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswait2.msa]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/walk.gr2" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswalk.gr2]]></File> <File archivedPath="d:/ymir work/monster2/crustacean_boss/walk.msa" type="2"><![CDATA[sourceymir workmonster2crustacean_bosswalk.msa]]></File> É imprescindível ter o .xml do ficheiro(s) adicionado(s), caso contrário, a alteração/adição não será aplicada. Bem, até aqui simples. O que devem fazer a seguir, é descompactar o root.eix/.epk e procurar por um ficheiro denominado: npclist.txt. O que lá contém é: id_mob [tabulador] nome_msm Isto servirá para que consigam ver o mob. Exemplo: 7052 scorpionman_sword7053 scorpionman_bow7054 snakeman_sword É obrigatório estar separado o nome do .msm do id do mob pelo tabulador. Após isto, guardam o npclist.txt e voltam a compactar o root. Sendo assim, vamos à parte final. A query: Ora bem, para o mob existir, devem cria-lo no mob_proto do navicat, se não, os passos anteriores efetuados, apenas enchiam o cliente de murraça por um mob que não existe. Para facilitar a vida, deixarei aqui uma query (serverside/clientside) para usarem como base para o vosso novo mob. Esta query não tem nada editado, vem com os valores no mínimo, portanto vocês já editam o que quiserem nela. Navicat -> Player -> Query -> New Query: INSERT INTO `mob_proto` VALUES (ID, '??', 'nome_mob', 0, 0, 0, 95, '', '', 0, '', '', 0, '', 0, 3, 6, 5, 2, 20, 24, 126, 6, 7, 70, 105, 15, 4, 100, 100, 0, 2000, 175, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, NULL, NULL, NULL, NULL, NULL, NULL, 0, 0, 0, 0, 0); -> Run Na query vocês editam o ID e o nome_mob. E por último, vem o mob_proto do cliente. Descompactam o locale e, de seguida, o mob_proto. Depois no final, adicionam: <Mob vnum="ID" name="??" gb2312name="nome_mob" type="0" rank="1" battle_type="0" level="1" event_type="0" mob_color="0" /> Fecham e guardam o mob_proto, compactam, colocam de novo no locale e compactam-no. Depois, os ficheiros todos (monster2, root, locale) colocam na pasta pack do vosso cliente. Entram no vosso servidor, fazem /reload p e depois testam o vosso novo mob. (/m id_mob). É tudo! Espero ter sido explícito, qualquer dúvida não hesitem em perguntar. Cumprimentos e Boa sorte. 1 27 sauron987, hardzone, Malefic and 25 others reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Guest Henrique Oliveira™ Posted February 4, 2013 Obrigado por partilhares ajudasteme imenso, http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif Share this post Link to post Share on other sites
kimameixede 70 Posted February 4, 2013 muito bom obrigado doute + pk ja procurei por um tutorial destes e nao encontrei..obrigado Share this post Link to post Share on other sites
'PACI 2,317 Posted February 4, 2013 De nada. Cumprimentos. 3 Unk3n0w7, Malefic and SINVAL o.O reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Kɛɛɗ 519 Posted February 14, 2013 Obrigado por compartilha ajudara muitos que não sabem ou não lembram XD http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif 2 Mastema and vida100vida reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
mainada 0 Posted June 9, 2013 Alguém seguiu este tutorial? Conseguiu executar com sucesso a implementação do mob?Eu não é por isso que pergunto. Share this post Link to post Share on other sites
Unk3n0w7 1,321 Posted June 9, 2013 Muito bom http://cyber-gamers.org/public/style_emoticons/default/451960.gif Share this post Link to post Share on other sites
hpever01 0 Posted September 22, 2013 Eu segui seu tutoria tudo certinho, o boss apereceu in game, porem ele não esta usando a skill dele.Vc saberia me informa pq? Share this post Link to post Share on other sites
HiddeN 4 Posted October 6, 2013 Ao descompactar o monster nao criou nenhum ficheiro .xml o.O Share this post Link to post Share on other sites
.boon. 13 Posted November 2, 2013 só quero adiconar uma curiosidade que pode ser importante ao tutorial a adicionar o id no npclist que vai "chamar" o monstro deve-se ter cautela relativamente à pasta onde se colocaram os ficheiros com o modelo, etc do monstro. por exemplo, se colocarem 90xx folder ele vai buscar o monstro à pasta npc, e até pode estar em monster ou qualquer outro que ele simplesmente nao lê e nao aparece nada o que entendi até agora: 101 - 1001 : monster 1001 - 80xx : monster2 9001 - 100xx : npc 100xx + : npc2 espero ter ajudado 1 Radamanthos reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
FALKNERY13 1 Posted January 11, 2014 Não se necessita por a pasta do MOB no Filezilla ? Share this post Link to post Share on other sites
RachadoPT 140 Posted January 30, 2015 Well... fiz tudo o que diz no tut e os mobs não aparecem ingame >> mas não aparece erro nenhum no chat '-' Cumpz, RachadoPT Share this post Link to post Share on other sites
Marcos Pinheiro 22 Posted July 23, 2015 +1 Pelo excelente tópico. Cumprimentos Share this post Link to post Share on other sites
SOBRENATURAL 2 Posted November 20, 2015 Ponhei 5 bos desses 5 dois ficam parado não se move qual problema ? Share this post Link to post Share on other sites
Radamanthos 6 Posted June 30, 2021 Em 02/11/2013 at 11:42, .boon. disse: só quero adiconar uma curiosidade que pode ser importante ao tutorial a adicionar o id no npclist que vai "chamar" o monstro deve-se ter cautela relativamente à pasta onde se colocaram os ficheiros com o modelo, etc do monstro. por exemplo, se colocarem 90xx folder ele vai buscar o monstro à pasta npc, e até pode estar em monster ou qualquer outro que ele simplesmente nao lê e nao aparece nada o que entendi até agora: 101 - 1001 : monster 1001 - 80xx : monster2 9001 - 100xx : npc 100xx + : npc2 espero ter ajudado Isto eu não fazia a menor ideia, resposta antiga mas muito boa! Share this post Link to post Share on other sites