Do U Even Tartarugas 13 Posted May 18 Boas, venho apresentar o meu projeto de carro. Trata-se de um Mitsubishi Eclipse II GS de 1997 que, por ser versão europeia, leva um motor 4g63 atmosférico (2.0l, 141cv). Este motor é o "mesmo" encontrado no Lancer Evolution I, II e III, (4g63t, sendo que o t significa turbo) com algumas diferenças a nível de componentes internos (pistões, bielas e, se não me engano, árvore de cames). É o meu primeiro carro e ganhei desde logo um carinho imenso pelo bicho. Adoro tudo a nível de estética e som, é realmente um carro que envelheceu que nem vinho... Por onde quer que passe faz sempre virar um ou outro pescoço. Para o que bebe devia de andar mais, mas não se pode ter tudo. Assim que for convertido a turbo a conversa será outra. :) O objetivo principal é então converter este motor a turbo e conseguir à volta de 300 cavalos. No entanto, terei primeiro de corrigir alguns problemas pois o antigo dono não teve o melhor cuidado com o carro. Segue a lista de afazeres durante este ano: Trocar o medidor de massa de ar; Trocar uma sonda lambda; Abrir o motor e trocar segmentos (está a consumir demasiado óleo e a fazer fumo branco); Verificar existência ou não de ferrugem em sítios críticos do carro, como por exemplo longarinas e torres de amortecedores; Tratar Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. . Projeto: Retificar o motor; Substituir pistões (forjados), bielas (forjadas), válvulas (forjadas) e árvore de cames; Trocar o coletor de escape por um mais curto, próprio para o turbo; Instalar o turbo + intercooler; Trocar a centralina e reprogramar (a minha não é adequada); Colocar filtro de ar desportivo; Kit GPL (motivos óbvios); Trocar o ayleron pelo da versão 98/99; Imagem do Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. . O ayleron da imagem é aftermarket mas é igual ao OEM. Trocar o para-choques traseiro pelo da versão 98/99; Imagem do Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. . Trocar a porta da mala por fibra de carbono pintada da cor do carro (redução de peso, algo que ainda não decidi a 100%); Trocar o capô por fibra de carbono pintada da cor do carro (redução de peso, algo que ainda não decidi a 100%); Trocar jantes por Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. ou Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. 18'' bronze. Quando for necessário trocar amortecedores, colocar coilovers (em princípio não irei rebaixar, mas prefiro ter a oportunidade se quiser... Já parti o para-choques 1x à custa da buraqueira das nossas estradas) Refazer pintura e tirar uma mossa (algum atrasado mental bateu-me enquanto estava estacionado e pôs-se a andar). Para já é tudo o que me lembro. À medida que for avançando no projeto, atualizarei o tópico com fotos e descrição do progresso. Fotos do carro: Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. Hidden Content Give reaction or reply to this topic to see the hidden content. Para ver esta última imagem em condições basta clicar nela. 2 Kajo ✌ and nagatto reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Okaldis 0 Posted May 19 Boa sorte com a reparação, espero que tudo corra bem. A parte mais difícil é abrir o motor, pois tem de o retirar. Share this post Link to post Share on other sites
Do U Even Tartarugas 13 Posted May 21 Em 19/05/2023 em 07:42, Okaldis disse: Boa sorte com a reparação, espero que tudo corra bem. A parte mais difícil é abrir o motor, pois tem de o retirar. Obrigado! É verdade, mas como é um motor (e carro) bastante popular, não faltam dicas e ajudas sobre o mesmo. Além disso, é um motor bastante intuitivo de se mexer! Share this post Link to post Share on other sites