antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Do U Even Tartarugas

[Projeto] Mitsubishi Eclipse 2G 4g63

6 posts in this topic

Boas, venho apresentar o meu projeto de carro.

 

Trata-se de um Mitsubishi Eclipse II GS de 1997 que, por ser versão europeia, leva um motor 4g63 atmosférico (2.0l, 141cv). Este motor é o "mesmo" encontrado no Lancer Evolution I, II e III, (4g63t, sendo que o t significa turbo) com algumas diferenças a nível de componentes internos (pistões, bielas e, se não me engano, árvore de cames).

 

É o meu primeiro carro e ganhei desde logo um carinho imenso pelo bicho. Adoro tudo a nível de estética e som, é realmente um carro que envelheceu que nem vinho... Por onde quer que passe faz sempre virar um ou outro pescoço. Para o que bebe devia de andar mais, mas não se pode ter tudo. Assim que for convertido a turbo a conversa será outra. :)

O objetivo principal é então converter este motor a turbo e conseguir à volta de 300 cavalos. No entanto, terei primeiro de corrigir alguns problemas pois o antigo dono não teve o melhor cuidado com o carro.

 

Segue a lista de afazeres durante este ano:

  • Trocar o medidor de massa de ar;
  • Trocar uma sonda lambda;
  • Abrir o motor e trocar segmentos (está a consumir demasiado óleo e a fazer fumo branco);
  • Verificar existência ou não de ferrugem em sítios críticos do carro, como por exemplo longarinas e torres de amortecedores;
  • Tratar ferrugem na porta da mala.

 

Projeto:

  1. Retificar o motor;
  2. Substituir pistões (forjados), bielas (forjadas), válvulas (forjadas) e árvore de cames;
  3. Trocar o coletor de escape por um mais curto, próprio para o turbo;
  4. Instalar o turbo + intercooler;
  5. Trocar a centralina e reprogramar (a minha não é adequada);
  6. Colocar filtro de ar desportivo;
  7. Kit GPL (motivos óbvios);
  8. Trocar o ayleron pelo da versão 98/99;
    1. Imagem do ayleron. O ayleron da imagem é aftermarket mas é igual ao OEM.
  9. Trocar o para-choques traseiro pelo da versão 98/99;
    1. Imagem do para-choques.
  10. Trocar a porta da mala por fibra de carbono pintada da cor do carro (redução de peso, algo que ainda não decidi a 100%);
  11. Trocar o capô por fibra de carbono pintada da cor do carro (redução de peso, algo que ainda não decidi a 100%);
  12. Trocar jantes por JR3 ou JR12 18'' bronze.
  13. Quando for necessário trocar amortecedores, colocar coilovers (em princípio não irei rebaixar, mas prefiro ter a oportunidade se quiser... Já parti o para-choques 1x à custa da buraqueira das nossas estradas)
  14. Refazer pintura e tirar uma mossa (algum atrasado mental bateu-me enquanto estava estacionado e pôs-se a andar).

 

Para já é tudo o que me lembro. À medida que for avançando no projeto, atualizarei o tópico com fotos e descrição do progresso.

 

Fotos do carro:

 

 


asdasdasda.jpg

photo-2022-12-14-23-31-03.jpg

5a994bb8-cb8c-4768-a342-7952b29c1a91.jpg

IMG20230429165953.jpg

IMG20230429165916.jpg

Para ver esta última imagem em condições basta clicar nela.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

Boa sorte com a reparação, espero que tudo corra bem. A parte mais difícil é abrir o motor, pois tem de o retirar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 19/05/2023 em 07:42, Okaldis disse:

Boa sorte com a reparação, espero que tudo corra bem. A parte mais difícil é abrir o motor, pois tem de o retirar.

Obrigado!

 

É verdade, mas como é um motor (e carro) bastante popular, não faltam dicas e ajudas sobre o mesmo. Além disso, é um motor bastante intuitivo de se mexer! :biggrin:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Após uma pesquisa ainda mais aprofundada, formulei uma lista das peças que vou necessitar para converter o carro a turbo.
Entretanto, já substituí o medidor de massa de ar.

Atualizarei o tópico original.

  • Short Ram Intake
  • Mahle 85mm 8.7:1 pistons + Eagle rods
  • Radiador óleo + bolacha e tubos
  • Steel headgasket
  • Arp headbolts
  • NGK BPR7es spark plugs
  • GST Cams
  • Bigger fuel Pump (190 lph)
  • Fuel pressure regulator + hose/gauge
  • Injectores resistor
  • Blacktop turbo injectors
  • Intercooler
  • Intercooler piping
  • Bigger brakes (outlander or evo)
  • GST clutch kit
  • GST ECU / AEM ECU
  • Wideband setup
  • Turbo 16g Evo III
  • Oil & Water feed / drain line kit
  • Exhaust manifold (turbo)
  • Blow-off Valve
  • Boost gauge
  • Manual boost controller
  • Downpipe
  • O2 housing (cotovelo) GST

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atualização:

 

Após retirar o motor e o abrir para trocar segmentos e retificar, deparei-me com duas fissuras em dois cilindros. :WutFace:

Encomendei um motor usado em bom estado, levou bronzes novos, foi a retificar etc etc. Já não faz fumo, trabalha muito melhor e estou agora a fazer a rodagem dele.

 

Já troquei o medidor de massa de ar e também verifiquei que o carro não apresenta ferrugem nos sítios críticos.
Mais logo/amanhã publico foto do novo motor instalado =).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this