antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
pedromsaguiar

Upgrade Mobo+CPU

Question

Boa noite.

 

Tenho um PC comprado na PC DIGA (componentes + montagem) em 2016 que me foi sugerido aqui no fórum. Estou super contente com a compra, já lá vão 6 anos e com um pequeno upgrade de RAM e acrescentar um SSD serviu-me perfeitamente até hoje! Mas vou precisar de um processador melhor, por isso este ano quero dar upgrade à mobo + processador. No próximo ano provavelmente será a placa gráfica :biggrin:

 

Neste momento tenho uma caixa NOX Hummer ZS preta, motherboard mini-ATX MSI B150M PRO-VDH, processador i5-6500, 16GB RAM DDR4 crucial ballistix sport LT brancas 2400 (em 4 pentes de 4 GB portanto a nova motherboard terá de ter 4 slots), placa grafica Nvidia GTX 1060 3GB, tenho um HDD 1 TB e um SSD 500 GB. Fonte alimentaçao Seasonic 80Bronze 520W.

 

Que combinação de motherboard + processador recomendam? O orçamento não é que seja um problema, mas também não quero gastar demasiado porque não faço nada de especial com o PC. Se der para gastar até 300€ está óptimo, mas se houver alguma opção claramente com melhor "value for money" um bocado abaixo ou acima (tipo 340, 360, ...) também vou lá sem problema.

 

Cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

15 answers to this question

  • 0

Eu acho que por 300€ nao vás buscar assim nada muito melhor do que ja tens. Se falares que tens uns 500/600 paus para as 2 coisas aí sim acredito que compres algo em condições. Mas deixa o @Karbust ou o @morfo2 virem cá que eles sao os mais entendidos sobre o assunto 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron
  • 0

Talvez tenhas razão, mas eu mandei um bocado para o ar o valor com base numa pesquisa rápida... Pensei "Mobo 100€ um ryzen razoável 200€"... por exemplo um ryzen 3800X está  a 230€ na pcdiga, tem o DOBRO do desempenho nos benchmarks do meu processador, já faz uma diferença :)

 

Mas claro que vou esperar pelas dicas deles, foi exactamente por isso que vim cá, na altura que comprei foi o morfo2 e o Annie que me sugeriram tudo e fiquei muito contente com a compra.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Aliás, esse que disse por 230 euros tem 4 x mais benchmark que o meu i5 6500, já é bastante melhor e chegava para o que preciso :biggrin:

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Asus Prime B550M-K por 90€

AMD Ryzen 5 5600 por 220€

 

 

O ryzen 3600 para o 6500 tem 30% IPC

O ryzen 5600 para o 3600 tem 30% IPC

Não digo que vais ver uma diferença de 60% por causa da tua ram que está limitada a baixa frequência mas pelo menos uns 50% às de ter.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Em 28/08/2022 at 15:38, pedromsaguiar disse:

Talvez tenhas razão, mas eu mandei um bocado para o ar o valor com base numa pesquisa rápida... Pensei "Mobo 100€ um ryzen razoável 200€"... por exemplo um ryzen 3800X está  a 230€ na pcdiga, tem o DOBRO do desempenho nos benchmarks do meu processador, já faz uma diferença :)

 

Mas claro que vou esperar pelas dicas deles, foi exactamente por isso que vim cá, na altura que comprei foi o morfo2 e o Annie que me sugeriram tudo e fiquei muito contente com a compra.

Eu pensava que a 3800x tivesse a +300€. Eu tenho essa e ate agora 5*. Mas segue o que o morfo diz que ele ta dentro desses assuntos

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Já comprei o Ryzen 5 5600 e a Mobo Asus B550M-K. Impecável timing porque apanhei uma queda de preço no Ryzen e ficou por 180. A motherboard custou 90 euros como previsto, pelo que fica um bom upgrade por 270 euros.

 

Sendo que o próximo upgrade é a gráfica, não sendo urgente, devo comprar uma gráfica e o um disco M.2 na black friday (ou antes, se surgir alguma boa oportunidade). Alguma sugestão de modelos a que devo estar atento? Para ir controlando os preços e se aparecer alguma oportunidade, atacar.  @morfo2 @disaster

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Se conseguires o KIOXIA Exceria Pro Gen4 1TB 3D TLC NVMe por 130€ em promo compra. Se não qualquer SSD's M.2 NVMe Gen 4 que tenha +5Gb/s é bom.

 

Dia 20 Setembro às 16:00 horas a Nvidia vai anunciar oficialmente as novas gráficas RTX 4090, 4080 e 4070.

De qualquer das formas, a informação insider que temos é isto:

RTX 4090 Ti 24GB GDDR6X ~$1999 Q1-2023

RTX 4090 24GB GDDR6X ~$1499 Sep-2022

RTX 4080 Ti 20GB GDDR6X ~$1199 Q1-2023

RTX 4080 16GB GDDR6X ~$699 Oct-2022

RTX 4070 Ti 12GB GDDR6X ~$599 Dec-2022

RTX 4070 12GB GDDR6 ~$499 Nov-2022

RTX 4060 Ti 12GB GDDR6 ~$399 Q1-2023

RTX 4060 8GB GDDR6 ~$330 Q1-2023

RTX 4050 8GB GDDR6 ~$250 Q1-2023

 

Convém esperares por estas gráficas novas. A geração RTX 30 foi manchada com a paranoia dos miners e o mercado fudeu-se todo à pala disso. Vamos ver se agora finalmente voltamos a um mercado operacional.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Ok vou estar atento a esse disco. 

Mas dizes para esperar pelas gráficas RTX 4000 para comprar uma das novas ou para aproveitar preços especiais das gerações anteriores? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
1 hora atrás, pedromsaguiar disse:

Ok vou estar atento a esse disco. 

Mas dizes para esperar pelas gráficas RTX 4000 para comprar uma das novas ou para aproveitar preços especiais das gerações anteriores? 

Ele disse-te para esperares pelo anuncio das gen 40 para saber se vao valer a pena. Mas pelo que ele esteve a falar no discord nao gostou muito dos anuncios. O mais certo vai ser ele aconselhar-te alguma coisa da gen 30 mas espera para ver o que ele diz. O mas das gen 30 é os preços e nao ter stocks 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
8 horas atrás, pedromsaguiar disse:

Ok vou estar atento a esse disco. 

Mas dizes para esperar pelas gráficas RTX 4000 para comprar uma das novas ou para aproveitar preços especiais das gerações anteriores? 

Wait and see

20 Setembro às 16:00 horas vê live da nvidia.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Bem, sei que não é nada de especial, mas para mim o 5600 foi um upgrade brutal e noto imensa diferença nos FPS de alguns jogos e velocidade de resposta!
Ele está sempre a 49-50ºC em repouso e 74-75ºC a puxar, é o normal com o cooler stock? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
18 horas atrás, pedromsaguiar disse:

Bem, sei que não é nada de especial, mas para mim o 5600 foi um upgrade brutal e noto imensa diferença nos FPS de alguns jogos e velocidade de resposta!
Ele está sempre a 49-50ºC em repouso e 74-75ºC a puxar, é o normal com o cooler stock? 

yap, hoje em dia stock coolers da AMD são bastante bom. Além disso, bons air coolers têm a mesma eficiência que WC por metade do ruido. Quem gasta dinheiro em AIO's é porque caga dinheiro ou não percebe nada do que está a fazer.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Em 11/09/2022 at 13:35, morfo2 disse:

Wait and see

20 Setembro às 16:00 horas vê live da nvidia.

Então? O que achaste do anúncio da nvidia? Depois dos preços que anunciaram (e a tua previsão de preços na europa que vi no discord) e de só terem anunciado as high end, espero pela black friday a ver se apanho um bom negocio numa 3060 ou compro uma 2060 usada por 200 euros? Uma 2060 servia perfeitamente para o que preciso. :facepalm2:

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
6 horas atrás, pedromsaguiar disse:

Então? O que achaste do anúncio da nvidia? Depois dos preços que anunciaram (e a tua previsão de preços na europa que vi no discord) e de só terem anunciado as high end, espero pela black friday a ver se apanho um bom negocio numa 3060 ou compro uma 2060 usada por 200 euros? Uma 2060 servia perfeitamente para o que preciso. :facepalm2:

Amigo não sei mais o que te dizer.

Quanto mais evoluimos mais regredimos, actualmente não existe incentivo tecnologico, comprares A, B ou C vai dar à mesma m3rda, é tudo mau.

Eu desisto, é triste mas não aguento mais. Os tempos de actualizar a base de dados da pcpartpicker e gerir simuladores de orçamentos em plataforma já lá vão, nessa altura tinha gosto pelo produto, agora nem que me pagassem 3x mais o que me pagavam na altura lol.

Consegues arranjar uma RTX 2060 por 200€ compra.

Consegues arranjar uma RTX 3060 por 300€ compra.

Consegues arranjar uma RTX 4090 por 2000€ compra.

Caguei para a nvidia, amd, intel. Enquanto o mercado não voltar às origens de MSRP e a lei de Moore não retomar a forma ITX eu não compro mais nada a não ser por extrema necessidade e ainda digo mais, querem jogar? Comprem uma bola de futebol, juntem amigos e aluguem um campo, é mais produtivo que gastar dinheiro neste lixo que nos atiram hoje em dia.

 

 

Edit:

Olha isto...

 

Edited by morfo2
Adicionar video (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this