antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
Pruntz

Portátil para faculdade

Question

Olá a todos, estou a procura de um portátil até os 700€ para a faculdade.

Já tenho um desktop para gaming e um HDD externo, por isso procuro algo que tenha bom processador e uma boa RAM, mas não sei o que escolher.

Quanto a portáteis com gráficas, vale a pena comprar ou uma gráfica integrada da conta do recado? Não vou rodar nada muito pesado, daí a minha dúvida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

5 answers to this question

  • 0

Qual é a finalidade do portátil? Na faculdade há muitas áreas...

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/
  • 0
6 horas atrás, Karbust disse:

Qual é a finalidade do portátil? Na faculdade há muitas áreas...

Esqueci-me desse pormenor, eu estou na área de imagem médica, nós iremos usar alguns programas para  visualização de imagens de radiografias  em 2D e algumas em 3D penso eu, dai a minha duvida sobre a questão da gráfica.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Agora, Pruntz disse:

Esqueci-me desse pormenor, eu estou na área de imagem médica, nós iremos usar alguns programas para  visualização de imagens de radiografias  em 2D e algumas em 3D penso eu, dai a minha duvida sobre a questão da gráfica.

Ui, não faço ideia de que recursos esses programas possam consumir. Tenta perguntar a um professor.

 

Se fores para um pc com processador AMD, normalmente já vêm com uma gráfica Vega integrada que é bastante boa e roda jogos básicos. Eu tenho um portátil com o Ryzen 7 4700U, custou por volta dos 900€ já na melhor configuração.

 

Deixa tagar o @morfo2, pode ser que ele saiba...

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
22 horas atrás, Karbust disse:

Ui, não faço ideia de que recursos esses programas possam consumir. Tenta perguntar a um professor.

 

Se fores para um pc com processador AMD, normalmente já vêm com uma gráfica Vega integrada que é bastante boa e roda jogos básicos. Eu tenho um portátil com o Ryzen 7 4700U, custou por volta dos 900€ já na melhor configuração.

 

Deixa tagar o @morfo2, pode ser que ele saiba...

Segui o teu concelho e falei com um stor e ele recomendou me um pc com no mínimo um I7 ou equivalente e 16GB RAM. Ele falou que a gráfica tbm faria diferença por isso penso que tbm seja necessária.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Não sou médico, sou electrotécnico mas no site da Radiant dizem que para o DICOM é recomendado:

  • CPU 4 cores 3Ghz
  • 8GB ram para 3D
  • GPU com capacidades 3D VR e MPR*

 

*Inclusivé mostram um gráfico de bench

radiant-dicom-viewer-volume-rendering-be

 

Isto é tudo muito bonito mas basicamente a conclusão que retiro disto é que se quiseres visualizar Radiografias 3D com rotação em ambos os eixos XY precisas de um sistema HEDT que custa vários milhares de euros com GPU's Quadro...

https://www.radiantviewer.com/dicom-viewer-manual/gpu-acceleration.html

Vamos assumir que não seja isso que a faculdade requira dos seus alunos e que usem algo mais simples e justo à economia do estudante. Afinal de contas, tu não és um hospital financiado pelo estado... Há que ter limites.

 

Do que estive a ver, removendo já o que não temos em stock em Portugal, tens o seguinte:

Por 800€ tens o Lenovo IdeaPad 3 Gen 6 15ALC6-723 com Ryzen 7 5700U, 16GB 3200Mhz DDR4, Ecrã 15.6'' IPS, 1TB SSD NVMe Gen 3.0, Wi-Fi Gen 6, Porta HDMI 1.4b (que te deve dar geito), teclado retroiluminado e bateria 45Wh.

Por 700€ tens o LENOVO IDEAPAD 3 15AL6-401 que é exactamente igual ao acima mas em vez de 1 TB só tem 512GB. Preço promocional.

 

Para teres uma ideia, este mesmo modelo de 700€ custa 829€ se for encomendado directamente do fabricante LeNovo Portugal.

3CU2kWC.png

 

Esses LeNovos seriam a melhor solução para eficiência laboral.

Como vez a gráfica integrada Vega 8 é perfeitamente capaz de correr qualquer coisa que lhe metas em cima.

 

É que se formos para algo com uma dGPU só temos o Lenovo IdeaPad Gaming 3 15ACH6 perto do teu orçamento por 750€ com uma RTX 3050 que é perfeitamente capaz de correr o DICOM com FPS's razoaveis mas não deixa de ser meramente especulativo. Além de que é totalmente inefeciente por causa do consumo da bateria. Isto é mais um portátil gaming que própriamente para trabalho. Eu sinceramente não comprava esta m3rda. Recomendo-te um dos 2 primeiros que referi.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this