antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
IstatusI

M2. Slots + Expansão de Storage

Question

Antes de mais bom dia e desde já agradecer a quem tirar um bocado do seu tempo para responder.

 

Tenho algumas dúvidas em relação a motherboards + expansão de storage.

Recentemente adquiri um PC que me permite jogar os mais recentes jogos mas devido a estes cada vez mais ocuparem mais espaço o SSD que tenho, sendo ele de 500GB, rapidamente ficou sem espaço. Queria aproveitar o que resta da BlackFriday para comprar um.

O problema para mim surgiu quando comecei a verificar se a motherboard que tenho poderia ter 2 ssd (sem ser externos), se seriam m2 e Gen3/4. After some googling, e ler as especificações da motherboard  vi que esta poderia ter 2x M.2 slots. Ainda além disto fui ver a caixa da mesma e dizia também 2x M.2 Slots, porém dizia 1x M.2 slot de Gen4 Lightning e 1x M.2 Slot de Gen3. 

 

Tendo em conta a informação dada, queria saber se de facto o M.2 Slot que tenho disponível só pode ser usado um SDD de Gen3. 

Agradecia também recomendações de SDD, especial atenção para uma boa performance de leitura para jogos.

 

 

Novamente, agradeço a quem perder um bocado do seu tempo e me ajudar.

Um muito obrigado,

Cumprimentos.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

7 answers to this question

  • 1

De acordo com as especificações dessa motherboard, tem 1 slot PCIe 4.0 e 1 slot PCIe 3.0. Não sei que disco compras-te para main. Se foi um Gen 4, agora podes comprar um Gen 3 e metes no outro slot (são mais baratos que os Gen 4). Caso tenha sido Gen 3, tens duas opções, ou compras outro Gen 3 para o slot que sobra, ou compras um Gen 4 e trocas os slots.

 

1TB Gen3: https://www.pcdiga.com/armazenamento/armazenamento-interno/solid-state-drives-ssd/ssd-m-2-2280-gigabyte-m30-1tb-3d-tlc-nvme-hdd53001

1TB Gen4: https://www.pcdiga.com/armazenamento/armazenamento-interno/solid-state-drives-ssd/ssd-m-2-2280-crucial-p5-plus-1tb-3d-tlc-nand-nvme-ct1000p5pssd8

 

Se é só para jogos, não vale a pena gastares muito dinheiro nele, como podes ver pelo vídeo do LinusTechTips, em gaming, não há uma diferença notável.

 

Qual quer coisa, também podes ir para um SATA, são mais baratos, e consegues com mais storage pelo mesmo preço, ficando assim o teu atual dedicado apenas a software e assim.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron
  • 1
22 minutos atrás, ShadyVII disse:

Ou seja, tendo isto em conta, posso comprar um ssd M.2 PCIe 4.0 e trocar as slots dos mesmos, passando o que tenho para a outra slot e colocando o novo na slot PCIe 4.

Compras um NVMe Gen 4

Passas o teu 970 Evo actual para a slot 2

Inseres o novo SSD Gen 4 na slot 1

 

23 minutos atrás, ShadyVII disse:

Em relação a ativar o slot 2 M.2 na BIOS é só dar boot ao PC e aceder à BIOS e ativar?

Ou seja, estás a dizer para ter cuidado se comprar 2 ssd's da mesma Gen devido às portas SATA ? Mas se comprar um SSD de Gen diferente não há problema?

Liga o PC normal, se ambos os SSD's aparecerem no File Explorer óptimo, caso um deles não aparece, reinicia, entra na BIOS, vais ao armazenamento e activas a Slot 2 (M.2).

O limitador de portas SATA só é uma preocupação se tiveres HDD/SSD SATAs ligados nas portas SATA_6G. No caso da tua motherboard tens 4 portas SATA o que pelo protocolo SATA deverão ser automáticamente desactivados quando utilizares as duas slots M.2 pois existe sempre um limite na quantidade de voltagem e dados que a tua motherboard consegue enviar.

Estes limites dependem de motherboard para motherboard e podem ser sempre vistos no manual da mesma. Há motherboards que desactivam 2 portas SATA por cada M.2, há motherboards que só desactivam 1 e ainda há motherboards que não desactivam nenhuma apesar de esta última serem MoBos High End ou Enterprise para servidores.

No teu caso se não tens mais nada ligado como armazenamento não tens de te procupar. Ficas muito melhor servidor com os dois SSD's M.2.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Todas as slots PCI Gen 4 são compativeis com Gen 3. Este é o caso da tua Slot 1 (topo), tanto serve um como outro.

A tua slot 2 (baixo) é PCI Gen 3, pelo que só podes ter essa geração de SSD NVMe.

Gen 3.1 e Gen 3 são exactamente a mesma coisa, apenas de tempos diferentes.

SATA é sempre compatível em qualquer slot M.2.

 

Ter em atenção que geralmente a slot 2 M.2 está desactivada na BIOS, depois tens de a activar.

Ter em atenção também ao limite de utilização de portas SATA_6G que ficam desactivadas por uma ordem correspondente (explicito no manual) consoante a quantidade de slots M.2 ocupadas. Por exemplo, Slot 1 M.2 NVMe Gen 3 desactiva Slots SATA_6G 5 e 6.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
2 horas atrás, Karbust disse:

De acordo com as especificações dessa motherboard, tem 1 slot PCIe 4.0 e 1 slot PCIe 3.0. Não sei que disco compras-te para main. Se foi um Gen 4, agora podes comprar um Gen 3 e metes no outro slot (são mais baratos que os Gen 4). Caso tenha sido Gen 3, tens duas opções, ou compras outro Gen 3 para o slot que sobra, ou compras um Gen 4 e trocas os slots.

 

Em relação ao SSD que tenho neste momento é um Samsung 970 EVO Plus se não estou em erro. Também já fui ver a caixa do SSD mas apenas diz o espaço e que é NVMe M.2 mas não refere a interface. No entanto também fui ao site da samsung e creio que seja este também. 

 

Ou seja, tendo isto em conta, posso comprar um ssd M.2 PCIe 4.0 e trocar as slots dos mesmos, passando o que tenho para a outra slot e colocando o novo na slot PCIe 4.

 

2 horas atrás, morfo2 disse:

Ter em atenção que geralmente a slot 2 M.2 está desactivada na BIOS, depois tens de a activar.

Ter em atenção também ao limite de utilização de portas SATA_6G que ficam desactivadas por uma ordem correspondente (explicito no manual) consoante a quantidade de slots M.2 ocupadas. Por exemplo, Slot 1 M.2 NVMe Gen 3 desactiva Slots SATA_6G 5 e 6.

Em relação a ativar o slot 2 M.2 na BIOS é só dar boot ao PC e aceder à BIOS e ativar?

Ou seja, estás a dizer para ter cuidado se comprar 2 ssd's da mesma Gen devido às portas SATA ? Mas se comprar um SSD de Gen diferente não há problema?

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
1 minuto atrás, morfo2 disse:

Compras um NVMe Gen 4

Passas o teu 970 Evo actual para a slot 2

Inseres o novo SSD Gen 4 na slot 1

Ok, uma dúvida ficou esclarecida, muito obrigado.

 

1 minuto atrás, morfo2 disse:

Liga o PC normal, se ambos os SSD's aparecerem no File Explorer óptimo, caso um deles não aparece, reinicia, entra na BIOS, vais ao armazenamento e activas a Slot 2 (M.2).

O limitador de portas SATA só é uma preocupação se tiveres HDD/SSD SATAs ligados nas portas SATA_6G. No caso da tua motherboard tens 4 portas SATA o que pelo protocolo SATA deverão ser automáticamente desactivados quando utilizares as duas slots M.2 pois existe sempre um limite na quantidade de voltagem e dados que a tua motherboard consegue enviar.

Estes limites dependem de motherboard para motherboard e podem ser sempre vistos no manual da mesma. Há motherboards que desactivam 2 portas SATA por cada M.2, há motherboards que só desactivam 1 e ainda há motherboards que não desactivam nenhuma apesar de esta última serem MoBos High End ou Enterprise para servidores.

No teu caso se não tens mais nada ligado como armazenamento não tens de te procupar. Ficas muito melhor servidor com os dois SSD's M.2.

Ah, ok. Se tivesse SATAs teria de me preocupar sendo assim não há necessidade.

Para já fui à BIOS e vi os 2 slots, onde um só se encontra em uso e mas, não sei se é possível, o Slot 2 M.2 já está ativado apenas não possui disco. Porém assim que comprar e o instalar vou verificar se é necessário então.

 

Só mais uma questão. Estando o Windows no SSD no Slot 1 M.2 e alterando para o Slot 2 M.2 o PC irá dar boot na mesma, tendo em conta que estou a mudar o SSD de boot de local não tenho de alterar também na BIOS qual  SSD é que vai dar boot ou a MoBo assume ?

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
11 minutos atrás, lxstatus disse:

Só mais uma questão. Estando o Windows no SSD no Slot 1 M.2 e alterando para o Slot 2 M.2 o PC irá dar boot na mesma, tendo em conta que estou a mudar o SSD de boot de local não tenho de alterar também na BIOS qual  SSD é que vai dar boot ou a MoBo assume ?

Desde o Windows 7 que as formatações são escritas por unidade de disco. Não existe risco de perda.

Podes trocar a ordem de qualquer unidade de armazemaneto que o boot deverá sempre chegar ao sistema operativo.

Se houver algum erro basta trocares a ordem do boot na BIOS mas em principio isto será automatizado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
1 minuto atrás, morfo2 disse:

Desde o Windows 7 que as formatações são escritas por unidade de disco. Não existe risco de perda.

Podes trocar a ordem de qualquer unidade de armazemaneto que o boot deverá sempre chegar ao sistema operativo.

Se houver algum erro basta trocares a ordem do boot na BIOS mas em principio isto será automatizado.

Ok, acho que todas as dúvidas que tinha estão esclarecidas.

Falta só escolher um sdd agora.

 

Muito obrigado pela ajuda!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this