antiblock
https://arwen2.global/
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
Herobilityy

Upgrade PC

Question

Boa noite a todos, queria a ajuda de pessoal mais experiente para saber o que fazer, a dúvida é a seguinte, já tenho este pc há coisa de 6 anos, nunca tive stress durante essa altura, agora ultimamente alguns jogos que jogo como (overwatch, dead by daylight, etc) noto que tenho imensos drop frames (FPS) nos jogos e o meu cpu fica praticamente entre 90-100% (estando eu a fazer stream e a jogar mesmo tempo) de temperatura ou seja não é bom..
Eu entendo perfeitamente que já é meio antigo com estes componentes, especialmente quando é usado "diariamente" para jogar e fazer streams na twitch.

Pronto, agora queria a vossa opinião se devo dar upgrade só no cpu ou placa-mãe e cpu juntamente?
Tendo em conta que irei fazer streams e jogar.

Specs:
CPU: i5 6500 3.20GHz LGA 1151
Motherboard: Z10A GAMING PRO (MS-7984)
Memória: 16GB DDR4 3600MHz CL16
Gráfica: Geforce GTX 1060 3GB
 

Share this post


Link to post
Share on other sites

6 answers to this question

  • 1
2 horas atrás, Herobilityy disse:
Boa noite a todos, queria a ajuda de pessoal mais experiente para saber o que fazer, a dúvida é a seguinte, já tenho este pc há coisa de 6 anos, nunca tive stress durante essa altura, agora ultimamente alguns jogos que jogo como (overwatch, dead by daylight, etc) noto que tenho imensos drop frames (FPS) nos jogos e o meu cpu fica praticamente entre 90-100% (estando eu a fazer stream e a jogar mesmo tempo) de temperatura ou seja não é bom..
Eu entendo perfeitamente que já é meio antigo com estes componentes, especialmente quando é usado "diariamente" para jogar e fazer streams na twitch.

Pronto, agora queria a vossa opinião se devo dar upgrade só no cpu ou placa-mãe e cpu juntamente?
Tendo em conta que irei fazer streams e jogar.

Specs:
CPU: i5 6500 3.20GHz LGA 1151
Motherboard: Z10A GAMING PRO (MS-7984)
Memória: 16GB DDR4 3600MHz CL16
Gráfica: Geforce GTX 1060 3GB
 

Se queres dar upgrade ao CPU tens de dar upgrade obrigatoriamente à motherboard, de resto estás relativamente porreiro.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun
  • 1
20 horas atrás, Herobilityy disse:

Pois eu já tinha mais ou menos noção disso, qual seria a cpu e motherboard assim mais "potentes" que posso conseguir com um orçamento de 300€? 

Para assim no futuro só ter que dar upgrade ao cpu sem ser necessario comprar outra motherboard?

 

obrigado desde já.

300€ não te serve de muito...

Gigabyte B450M-S2H V2 por 60€

Ryzen 5 3600X por 245€

Vais comprar uma arquitectura com 2 anos que tem quase menos 25% IPC da última geração, assim continuas a andar para trás.

 

Por 360€ já arranjas algo decente para dares continuidade com um SSD NVMe Gen 4

Gigabyte B550M S2H por 76€

Ryzen 5 5600X por 285€

 

Mas esquece isso de não dares upgrade às mobos, AMD já nos fez um favor durante 5 anos de integrar 3 e até mesmo 4 arquitecturas na mesma socket mas isso acabou. Agora em 2022 com 5nm tens nova socket, já não vai haver compatibilidades entre AM4 e AM5 e os modulos de ram DDR5 também não o serão compativeis no DIMM.

Intel nem vale a pena comentar... esses nem sabem o que é compatibilidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
42 minutos atrás, Karbust disse:

Se queres dar upgrade ao CPU tens de dar upgrade obrigatoriamente à motherboard, de resto estás relativamente porreiro.

Pois eu já tinha mais ou menos noção disso, qual seria a cpu e motherboard assim mais "potentes" que posso conseguir com um orçamento de 300€? 

Para assim no futuro só ter que dar upgrade ao cpu sem ser necessario comprar outra motherboard?

 

obrigado desde já.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Boa tarde, obrigado pela vossa ajuda neste tópico, neste caso o mais provável é ir com a dica do morfo2 de comprar:

Gigabyte B550M S2H por 76€

Ryzen 5 5600X por 285€

Tenho uma curiosidade é se sendo a ram de velocidade 3600Mhz e de momento só conseguir ir até 2400Mhz, com esta motherboard nova consigo obter finalmente essa velocidade (3600Mhz)?

 

Já agora, alguém sabe se ir à loja da pcdiga se eles me podem montar no mesmo dia que comprar os componentes?

 

Obrigado desde já.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
39 minutos atrás, Herobilityy disse:

Boa tarde, obrigado pela vossa ajuda neste tópico, neste caso o mais provável é ir com a dica do morfo2 de comprar:

Gigabyte B550M S2H por 76€

Ryzen 5 5600X por 285€

Tenho uma curiosidade é se sendo a ram de velocidade 3600Mhz e de momento só conseguir ir até 2400Mhz, com esta motherboard nova consigo obter finalmente essa velocidade (3600Mhz)?

 

Já agora, alguém sabe se ir à loja da pcdiga se eles me podem montar no mesmo dia que comprar os componentes?

 

Obrigado desde já.

A freq. da ram podes alterar na bios dessa nova motherboard sim.

Duvido que a pcdiga faça entrega imediata com montagem, estão sempre cheios de clientes mas em 2 ou 3 dias deves ter isso despachado se houver stock

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Ok isso é ótimo! São estes os componentes abaixo que referiu certo? Dão juntos sem stress na build?

CPU

Motherboard

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this