antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Mike80

Pedido de opinião sobre dois servidores

5 posts in this topic

Oi pessoal.

 

Tenho andado à procura na net por um comparativo entre dois servidores mas não encontro informação nenhuma em específico a comparar os dois em questão, assim gostaria de saber se alguém já teve a oportunidade de trabalhar com os dois e qual a vossa opinião, ou seja qual escolheriam.

 

São dois servidores de rack, um Fujitsu e um HPE (é para uma empresa) :

 

  • Fujitsu Primergy RX2540 M5
  • HPE Proliant DL380 Gen 10

 

São muito similares em preço e em características, a Fujitsu tem um Bundle bastante atractivo mas infelizmente tem os discos HD SAS de maior capacidade esgotados (só tem discos de 900GB), o HPE não está em campanha nem tem um Bundle mas tem todos os componentes necessários disponíveis, mas independentemente disso concerteza haverá um com melhor desempenho....

 

Alguém já trabalhou com estes dois servidores? Agradecia opiniões....

 

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Se desses o orçamento era mais fácil de arranjar alternativas. Eu pessoalmente só estou a par do material da Dell.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também já andei a espreitar os Dell, mais concretamente o Dell EMC PowerEdge R640 e o R740...mas ainda não vi em detalhe as características todas.

 

O orçamento? Bom...o Bundle da Fujitsu que incluía servidor, Windows Server 2019 STD, +16GB RAM e penso que 5 CAL ficava em 2 mil e qualquer coisa (+ IVA), depois o bastidor, switch, patch panel, UPS, NAS e discos era tudo à parte....

 

Mas sim, o orçamento só para o servidor mais o S.O. a rondar os 2 mil e qualquer coisa...é para uma empresa que está em crescimento, vai ser o primeiro servidor próprio (neste momento temos um servidor num serviço de alojamento mas já começa a não ser suficiente)...aliás também optamos por um servidor de rack por ser uma solução escalável, se num futuro próximo quisermos acrescentar mais espaço de armazenamento ou mais capacidade de processamento é a melhor solução.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Mike80 disse:

Também já andei a espreitar os Dell, mais concretamente o Dell EMC PowerEdge R640 e o R740...mas ainda não vi em detalhe as características todas.

Qualquer um desses 2 já fica acima do que pretendes.

 

Qualquer coisa, porque por 2000€ +IVA não arranjas melhor já com Windows Server. Que CPU tem já agora?

 

Bastidor e UPS podes ver os da APC: https://www.apc.com/shop/pt/pt/categories/racks-and-accessories/N-1biii1l

 

Ou este bastidor: https://pmeletronica.com/NORMA-3-42U-600

 

Patch Panel é fácil de arranjar, uma NAS já não é tão fácil, mas se já estão a pensar na escalabilidade, mais vale ir para uma de rack com menos discos e depois expandir.

 

O switch depende de quantas portas vão precisar, e se é necessário PoE ou não, os preços variam muito.

 

Comecem também a pensar em backups, convém ter um disaster recovery, não precisa de ser tão dispendioso, mas o suficiente para que a empresa continue a trabalhar no mínimo durante uns tempos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acabei por contactar directamente a Fujitsu Portugal e digamos que o preço do Bundle se tornou bastante mais atractivo...lol (abaixo dos 2 mil já com o Windows Server 2019 STD, +16GB RAM e 5 Cal)

 

O processador do Fujitsu Primergy RX2540 M5 é um Xeon Silver [email protected] (3.2Ghz com Boost) de 8 núcleos com Hyper Threading (16 núcleos), com os 16GB RAM do Bundle fica com 32GB DDR4@2933Mhz, 8 slots de 2,5" Hot Swap (max. de 24 com kit de expansão e penso que também pode levar dois SSD Mv2), 4 portas de rede Gigabit, fonte redundante e 3 anos de garantia on-site e mão-se-obra (fora mais algumas coisas que não me ocorrem agora).

 

O resto do equipamento já está escolhido (armário, switch de 24 portas, patch panel, UPS, NAS, etc.), só me falta mesmo receber a cotação dos HD SAS para escolher quantos comprar já que terão de vir aos pares para funcionar em RAID (os backups serão feitos diariamente pelo SO em incrementos, em princípio para o NAS que só funcionará na rede do escritório mas ainda estou a pensar numa alternativa redundante...isto apesar de ter o espelhamento dos discos em RAID mas que na verdade não é exactamente um backup, mas....tenho de pensar, lol).

 

Parece que finalmente as coisas estão bem encaminhadas....

 

Obrigado pelo teu "input", Karbust!

Edited by Mike80 (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now