antiblock
https://arwen2.global/
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Funamura

Ajuda com build de Desktop

Question

Boas pessoal.

Quero montar um PC para gaming e trabalho. Andei a pesquisar e cheguei a uma coisa deste género:

smth

  • A RAM devo ir para uma 32GB 3600MHz (fica prai a 200€), fico bem com 16GB 3600Mhz (fica a 85€) ou a que tenho está boa para o PC que é?
  • Processador: não vou usar blender mas gostava de poder tar a jogar enquanto tou a compilar código ou a descomprimir alguma coisa. Basicamente não quero um CPU que ande sempre a 100% em jogos. Consigo algo mais barato?
  • A motherboard é boa? Só me preocupei com compatibilidade, de resto não percebo do assunto.
  • De gráficas quase nem se pode falar né :FailFish:  Mas na possibilidade de esta demorar mais do que as outras a ter stock, precisava de alternativas equiparáveis.
  • Preciso de sugestões para caixas ATX com 2 ou 3 ventoinhas 120/140 à frente e uma atrás (ou pelo menos com espaço para elas), sem RGB sff :redcard:
  • Cooler a ar ou água? Sugestões de modelos bons .
  • SSD vale a pena gastar +80€ para ter um PCIE 4.0 (tendo em conta as speeds deste)?

 

Não tenho pressa nenhuma para fazer a build, portanto não limitem as vossas sugestões ao que está disponível!

 

Obrigado desde já :tou_bêbado:

 

Edited by Funamura (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

4 answers to this question

  • 1

A tendência é não responder a este tipo de tópicos ou limitar ao "não podes comprar hardware" mas como tiveste bastante trabalho a expressar a tua ideia e dá para perceber que entendes um mínimo do assunto eu dou um desconto. Últimamente o mercado não dá vontade de discutir nada.

 

Se queres PCIe Gen 4 tens de ir para X570, além disso essa mobo tem poucas power phases para o CPU high end que pretendes, precisas de algo com 10+ VRM como por exemplo a Gigabyte X570 Gaming X que tem 12 power phases.

O CPU já o escolheste, tanto domina gaming como multi-tasking como mais nenhum dentro do orçamento.

Para refrigeração não vais querer um WC AIO low cost mas sim um high end ou Air Cooler silencioso de alto CFM, preferencialmente o Noctua NH-D15 (versão AMD) que tanto tens na cor original da Noctua ou em cor preto.

Os WC AIO estão cada vez a ser menos usados devido à evolução dos sistemas de refrigeração a ar graças à AMD. Marcas como Fractal Design e Corsair que dominaram o mercado durante muitos anos, desfizeram-se de uma linha competitiva porque não conseguem competir com o nível de ruído.

A ram se for para trabalho definitivamente que queres 3600Mhz com a menor latência possivel enquanto que os 3200Mhz são usados em builds mid range focadas exclusivamente a gaming. Os 16GB são mais que sufecientes para qualquer jogo até mesmo no futuro mas se usufruis do computador para compilação e outros projectos pesados, enquanto jogas e streamas ao mesmo tempo recomendo-te a investires nos 32GB.

Aqui em Portugal a Ram está muito mal assente no mercado e actualmente só temos a Gskill com preços competitivos. A TeamGroup foi semi-descontinuada pela GlobalData.

O SSD a partir do momento que investimos em X570 automaticamente associas a PCI gen 4.

A caixa é sempre escolha do cliente mas nunca compres nada abaixo da Q500L ou equivalente se fosse m-ATX pois a estrutura é bastante boa e para mim é o marco de uma base sólida. As ventoinhas nem que as adiciones à parte.

As PSU's tenho uma tier list que explica bastante bem a recomendação. Pelo preço que referes podes arranjar uma Platinum da Fractal Design ou uma Gold OEM da Seasonic. Não necessitas de tanta potência, 750w chegam perfeitamente.

GPU não vamos falar disso, espero que entendas...

 

Exemplo:

Case (50€): Cooler Master Masterbox Q500L

MoBo (168€): Gigabyte X570 Gaming X

12 Power Phases e PCI Gen 4

CPU (578€): AMD Ryzen 9 5900X

Cooler (90€): Noctua NH-D15SE-AM4

RAM (220€): G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL16
SSD (200€): M.2 2280 Western Digital Black SN850 1TB 3D NAND NVMe

7,000 MB/s Leitura | 5,300 MB/s Escrita

PSU (130€): Fractal Design Ion+ 760W Platinum Full Modular

Total = 1436€

 

Boa sorte.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun
  • 0
Spoiler
1 hora atrás, morfo2 disse:

A tendência é não responder a este tipo de tópicos ou limitar ao "não podes comprar hardware" mas como tiveste bastante trabalho a expressar a tua ideia e dá para perceber que entendes um mínimo do assunto eu dou um desconto. Últimamente o mercado não dá vontade de discutir nada.

 

Se queres PCIe Gen 4 tens de ir para X570, além disso essa mobo tem poucas power phases para o CPU high end que pretendes, precisas de algo com 10+ VRM como por exemplo a Gigabyte X570 Gaming X que tem 12 power phases.

O CPU já o escolheste, tanto domina gaming como multi-tasking como mais nenhum dentro do orçamento.

Para refrigeração não vais querer um WC AIO low cost mas sim um high end ou Air Cooler silencioso de alto CFM, preferencialmente o Noctua NH-D15 (versão AMD) que tanto tens na cor original da Noctua ou em cor preto.

Os WC AIO estão cada vez a ser menos usados devido à evolução dos sistemas de refrigeração a ar graças à AMD. Marcas como Fractal Design e Corsair que dominaram o mercado durante muitos anos, desfizeram-se de uma linha competitiva porque não conseguem competir com o nível de ruído.

A ram se for para trabalho definitivamente que queres 3600Mhz com a menor latência possivel enquanto que os 3200Mhz são usados em builds mid range focadas exclusivamente a gaming. Os 16GB são mais que sufecientes para qualquer jogo até mesmo no futuro mas se usufruis do computador para compilação e outros projectos pesados, enquanto jogas e streamas ao mesmo tempo recomendo-te a investires nos 32GB.

Aqui em Portugal a Ram está muito mal assente no mercado e actualmente só temos a Gskill com preços competitivos. A TeamGroup foi semi-descontinuada pela GlobalData.

O SSD a partir do momento que investimos em X570 automaticamente associas a PCI gen 4.

A caixa é sempre escolha do cliente mas nunca compres nada abaixo da Q500L ou equivalente se fosse m-ATX pois a estrutura é bastante boa e para mim é o marco de uma base sólida. As ventoinhas nem que as adiciones à parte.

As PSU's tenho uma tier list que explica bastante bem a recomendação. Pelo preço que referes podes arranjar uma Platinum da Fractal Design ou uma Gold OEM da Seasonic. Não necessitas de tanta potência, 750w chegam perfeitamente.

GPU não vamos falar disso, espero que entendas...

 

Exemplo:

Case (50€): Cooler Master Masterbox Q500L

MoBo (168€): Gigabyte X570 Gaming X

12 Power Phases e PCI Gen 4

CPU (578€): AMD Ryzen 9 5900X

Cooler (90€): Noctua NH-D15SE-AM4

RAM (220€): G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3600MHz CL16
SSD (200€): M.2 2280 Western Digital Black SN850 1TB 3D NAND NVMe

7,000 MB/s Leitura | 5,300 MB/s Escrita

PSU (130€): Fractal Design Ion+ 760W Platinum Full Modular

Total = 1436€

 

Boa sorte.

 

 

 

Muito obrigado mestre Morfo! És o maior!

 

Já agora, se puderes, dá-me só mais uma ou outra referência de lojas de informática. Neste momento conheço PCDiga, PCComponentes e Chiptec, mais nada...

 

Mais uma vez obrigadão, tá top!

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
23 horas atrás, Funamura disse:
  Mostrar conteúdo oculto

Muito obrigado mestre Morfo! És o maior!

Já agora, se puderes, dá-me só mais uma ou outra referência de lojas de informática. Neste momento conheço PCDiga, PCComponentes e Chiptec, mais nada...

Mais uma vez obrigadão, tá top!

Podes usar todas as listadas pelo KuantoKusta, são certeficadas.

Recomendo PCComponentes, PCDiga e GlobalData.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
19 horas atrás, morfo2 disse:

Podes usar todas as listadas pelo KuantoKusta, são certeficadas.

Recomendo PCComponentes, PCDiga e GlobalData.

:amen:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now