antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Mike80

Portátil Lenovo com i5 de 10ª geração trás uma Nvidia MX130?? Porquê??

Question

Oi pessoal.

 

Ando a tentar arranjar um bom portátil  para a minha sobrinha com um orçamento de 600€ mas com a crise do COVID-19 está quase tudo esgotado...

 

Numa "miragem" vejo um Lenovo IdeaPad 3 com um i5 de 10ª geração, 16GB de RAM e com um SSD Mv2 de 512GB por 599€ mas para grande tristeza minha trás uma gráfica Intel onboard e uma gráfica dedicada Nvidia MX130 de 2GB...mas porquê??? Porque é que vão pôr num modelo novo uma gráfica completamente ultrapassada??

 

A minha minha sobrinha vai tirar um curso de marketing digital, não lhe posso aconselhar um portátil com uma gráfica destas...o que é uma pena porque de resto as características do Lenovo são muito boas para o preço!! Ora vejam:

 

 

  • Processador: Intel® Core™ i5-10210U Quad-Core, 1.60 GHz com Turbo até 4.20 GHz, 6 MB Cache
  • Sistema Operativo não incluído
  • Memória RAM: 8GB (4GB onboard + 4GB DDR4 2666MHz) 1 x Slot SO-DIMM (ocupado)
  • Ecrã: Full HD (1920x1080) de 35,56 cm (14"), TN, 220 nit, 45% da paleta de cores NTSC
  • Placa Gráfica: Intel® UHD Graphics + NVIDIA GeForce MX130 2GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD 512GB M.2 2242 PCIe NVMe 3.0x2
  • WebCam: 0.3MP com microfone
  • Comunicações: Wi-Fi 802.11ac 2x2 + Bluetooth® 5.0
  • 2 x USB 3.1 (Gen 1)
  • 1 x USB 2.0
  • 1 x HDMI 1.4b
  • Leitor de cartões SD
  • Áudio: Sistema de 2 colunas de 1,5 W com Dolby Audio™
  • Bateria: Bateria de polímeros de 3 Células de 45 Whr
  • Dimensões: 327,1 x 241 x 19,99 mm
  • Peso: Apróx. 1,6 Kg

 

 

Eu tenho um portátil que comprei há uns 5 anos que tem um i7 de 4ª geração e 8GB de RAM, é um ASUS K550 e trazia uma GTX 850M de 2GB que acaba por ser superior à MX130, segundo o que pesquisei...

 

Alguém aqui já teve alguma experiência com esta Nvidia MX130 de 2GB DDR5? Está a custar-me deixar passar esta oportunidade de comprar este Lenovo por 599€ com as características que tem...

 

Ideias...?? Sugestões...?? Conselhos...?? Agradecia...

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

7 answers to this question

  • 0

Primeiro, trás 8GB e não 16GB.

 

Segundo, por 600€ estás à espera de algo melhor com um CPU intel? E isso não é um portátil gaming, é para produtividade, se fosse gaming trazia uma GTX ou RTX. É para isso que serve a gama low end de GPUs dedicadas da nvidia.

 

Os novos portáteis com Ryzen serie 4000 estão a ser lançados, para já ainda só há 2 modelos à venda nas lojas portuguesas, mas ainda vêm muitos mais. É uma questão de esperar.

 

Mas falando desse portátil, para o preço e as características que tem não está muito mau o preço. Mas por menos arranjava um com Ryzen 7 3700U, se não estivessem todos esgotados. Se esse portátil é uma prioridade, então recomendo comprar enquanto ainda há, caso contrário recomendo esperar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • 0
3 horas atrás, Karbust disse:

Primeiro, trás 8GB e não 16GB.

 

Segundo, por 600€ estás à espera de algo melhor com um CPU intel? E isso não é um portátil gaming, é para produtividade, se fosse gaming trazia uma GTX ou RTX. É para isso que serve a gama low end de GPUs dedicadas da nvidia.

 

Os novos portáteis com Ryzen serie 4000 estão a ser lançados, para já ainda só há 2 modelos à venda nas lojas portuguesas, mas ainda vêm muitos mais. É uma questão de esperar.

 

Mas falando desse portátil, para o preço e as características que tem não está muito mau o preço. Mas por menos arranjava um com Ryzen 7 3700U, se não estivessem todos esgotados. Se esse portátil é uma prioridade, então recomendo comprar enquanto ainda há, caso contrário recomendo esperar.

Off-topic


Há cerca de um ano comprei o seguinte portátil por 700€, achas que foi uma boa opção?

Características:

  • Tela de 15,6" FHD (1920x1080) Antirreflexo
  • Processador Intel Core i5-8300H (4C, 2.3 / 4.0GHz, 8MB)
  • Memória RAM de 8 GB DDR4, 2400MHz
  • Armazenamento 1TB 5400rpm
  • Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050 2GB GDDR5
  • Windows 10

Lenovo ideapad 330 Especificações:

  • Processador Intel Core i5 8300H (4 núcleos, 2,3 GHz ~ 4.0GHz, 8 MB Cache)
  • RAM 4GB Soldados + 4GB DIMM DDR4-2400
  • Armazenamento 1TB 5400rpm
  • Armazenamento ótico Não
  • Tela 15,6" FHD (1920x1080) Antirreflexo
  • Controlador gráfico NVIDIA GeForce GTX 1050 2GB GDDR5
  • Conectividade
    • 802.11ac + Bluetooth 4.1
    • Ethernet 100 / 1000M
  • Câmara 720p
  • Microfone Sim
  • Bateria 45Wh
  • Conexões
    • 1 x HDMI
    • 1 x RJ45
    • 1 x combo de áudio
    • 2 x USB 3.0
    • 1 x USB-C
    • Leitor de cartões
  • Sistema Operativo Windows 10
  • Dimensões (largura x profundidade x altura) 378 x 260 x 22,9 mm
  • Peso 2,1 kg
  • Cor Cinza

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
16 minutos atrás, Jikininki disse:

Off-topic


Há cerca de um ano comprei o seguinte portátil por 700€, achas que foi uma boa opção?

Características:

  • Tela de 15,6" FHD (1920x1080) Antirreflexo
  • Processador Intel Core i5-8300H (4C, 2.3 / 4.0GHz, 8MB)
  • Memória RAM de 8 GB DDR4, 2400MHz
  • Armazenamento 1TB 5400rpm
  • Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050 2GB GDDR5
  • Windows 10

Lenovo ideapad 330 Especificações:

  • Processador Intel Core i5 8300H (4 núcleos, 2,3 GHz ~ 4.0GHz, 8 MB Cache)
  • RAM 4GB Soldados + 4GB DIMM DDR4-2400
  • Armazenamento 1TB 5400rpm
  • Armazenamento ótico Não
  • Tela 15,6" FHD (1920x1080) Antirreflexo
  • Controlador gráfico NVIDIA GeForce GTX 1050 2GB GDDR5
  • Conectividade
    • 802.11ac + Bluetooth 4.1
    • Ethernet 100 / 1000M
  • Câmara 720p
  • Microfone Sim
  • Bateria 45Wh
  • Conexões
    • 1 x HDMI
    • 1 x RJ45
    • 1 x combo de áudio
    • 2 x USB 3.0
    • 1 x USB-C
    • Leitor de cartões
  • Sistema Operativo Windows 10
  • Dimensões (largura x profundidade x altura) 378 x 260 x 22,9 mm
  • Peso 2,1 kg
  • Cor Cinza

700€ e vem com um HDD em vez de SSD? Só por aí eu não comprava, ainda por cima é "gaming" pela GTX 1050.

 

Em termos de CPU e GPU a compra foi +/-, mas o HDD tira o +...

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Uma coisa que me assusta nesse pertátil que compras-te, é provávelmente o arrefecimento dele.

Posso estar muito enganado, mas pela quantidade de portas disponível e pelo peso dele, será um portátil bastante fino, acima da média  e isso causa me arrepios só de pensar nas temperaturas que ele atinge xD

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Baixa frequência de ram, baixo número de cores, baixa capacidade cache e consumo de energia elevado com baixa autonomia. Não recomendo mal a ninguém.

A LeNovo é uma marca exclusiva de produtividade. Trabalha com gamas low end para profissionais simples.

Os novos cpu's Intel são péssimos para esta função, a única utilidade desta geração seria para jogos single-core e pouco servem para o mesmo.

SSD's 2242 são dificeis de arranjar no mercado por isso, aumentar a memória nesse modelo especificio seria dificil e o valor não compensa. A norma é 2280.

Tens exelentes portáteis a sairem com a nova série Ryzen 4000, basta aguardar mais um pouco por algo decente.

Atenção: A procura é demasiada! O produto assim que aparece no mercado esgota imediatamente!

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Bom, acabei por encontrar por mais 50€ um Lenovo Ideapad L340 com um i5 de 9ª geração (não tem os 16GB de RAM do outro, tem só 8GB mas tem um ecrã maior, uma gráfica muito melhor e um maior número de portas, incluindo uma porta Ehternet):

 

  • Processador: Intel® Core™ i5-9300HF Quad-Core, 2.40 GHz com Turbo até 4.10 GHz, 8 MB Cache
  • Sistema Operativo não incluído
  • Memória RAM: 8GB DDR4 2400MHz 1 x Slot SO-DIMM (ocupado)
  • Ecrã: 15.6" (396mm) Full HD (1920x1080), IPS, anti-glare, LED backlight, 250 nits, 16:9
  • Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD 256GB M.2 2280 PCIe NVMe
  • WebCam: HD 720p com microfone
  • Wi-Fi 802.11ac 2x2 + Bluetooth 4.2, M.2
  • LAN 10/100/1000M Gigabit Ethernet
  • 2 x USB 3.1 (geração 1)
  • 1 x HDMI 2.0
  • 1 x RJ45
  • 1 x entrada de CC
  • 1 x entrada combinada de auscultador estéreo de 3,5 mm
  • 1 x Tipo C (USB3.0)
  • Áudio: 2 colunas de 1,5 W com Dolby® Audio®
  • Teclado: Layout PT, Retroiluminação Azul
  • Bateria: Li-ion de 45Wh
  • Dimensões: 363 x 254,6 x 23,9 mm
  • Peso: Apróx. 2,19 Kg

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Em 04/06/2020 em 09:52, Karbust disse:

Primeiro, trás 8GB e não 16GB.

 

Segundo, por 600€ estás à espera de algo melhor com um CPU intel? E isso não é um portátil gaming, é para produtividade, se fosse gaming trazia uma GTX ou RTX. É para isso que serve a gama low end de GPUs dedicadas da nvidia.

 

Os novos portáteis com Ryzen serie 4000 estão a ser lançados, para já ainda só há 2 modelos à venda nas lojas portuguesas, mas ainda vêm muitos mais. É uma questão de esperar.

 

Mas falando desse portátil, para o preço e as características que tem não está muito mau o preço. Mas por menos arranjava um com Ryzen 7 3700U, se não estivessem todos esgotados. Se esse portátil é uma prioridade, então recomendo comprar enquanto ainda há, caso contrário recomendo esperar.

 

 

Que estranho...só agora reparei que na descrição só vinham mencionados 8GB, mas na informação técnica estão indicados 16GB (já fui confirmar à página), enfim...deve ser gralha mas de qualquer modo esse já estava descartado à partida só por causa da gráfica.  :naogosto:

 

Já agora, nunca disse que procurava um portátil gaming, disse (ou escrevi) que procurava um bom portátil para a minha sobrinha tirar um curso de marketing digital, e para isso não precisa de nenhuma "bomba gaming", precisa de um computador capaz com boa capacidade de processamento...e foi aí que a MX130 matou o assunto, achei (e acho) mesmo muito estranho um portátil com um CPU de última geração (apesar de não ser um CPU "high end") vir com uma gráfica tão ultrapassada e foi essa a razão do meu tópico, conseguir compreender porque é que uma empresa optaria por esta configuração tão sem sentido.

 

Em relação ao CPU, a minha sobrinha já estava mais do que decidida por um Intel i5 e foi por um portátil com esse processador que andei à procura, mas sinceramente admito que não sou grande fã da AMD, infelizmente não tenho tido boas experiências nem com CPUs nem com GPUs AMD (desde há longos anos e sempre com o mesmo problema, aquecimento excessivo)...confesso que não conheço muito bem as últimas gerações Ryzen mas prefiro optar pelo que eu acho que é uma opção mais segura, e é apenas uma opinião formada pela minha experiência pessoal e por aquilo que vejo todos os dias no meu trabalho, não é uma "opinião teórica" baseada em artigos tendenciosos. Eu sei bem que há muita malta que prefere optar pela AMD para soluções gaming por serem mais "optimizáveis" mas isso também os torna mais falíveis, tudo depende da combinação do hardware na verdade (na minha modesta opinião de profissional das TI).

 

Ainda há uns meses atrás comprei um PC para mim e com um orçamento em nada exagerado (e após muita pesquisa) optei por um Intel i7 9700K Octacore, e graças à mobo ASUS Z390-PLUS TUF Gaming meti os 8 cores a correr a praticamente 5Ghz e os 16GB das memórias A-DATA XPG Spectrix a correr a 2933Mhz, se bem que vão até aos 3200Mhz...e o PC está completamente estável (confesso que aquece um pouco quando se puxa muito por ele, mesmo com o watercooling ronda os 80º mas não os ultrapassa...é uma questão de configuração).

 

Juntando "à sopa" uma RTX 2060 OC TUF Gaming de 6GB, atingi sem esforço 143FPS no Assassin's Creed: Origins e 153FPS no GTA5...e este setup nem é considerado "gama alta"...apenas imagino o que um i9 com hardware ROG e uma RTX 2080Ti de 8GB conseguirá fazer...ainda bem que não preciso de tanta performance, até porque já não é coisa para a minha carteira, lol.

 

Mas pronto, é tudo bastante relativo...eu já fico BEM contente por o meu setup "mediano" ficar no TOP 5 dos benchmarks do AIDA64 Engineering!! (que também é relativo consoante a versão do software)  :banana:

 

 

PS: Para quem gostar de ver "experiências maradas" com hardware, fica a dica para espreitarem o canal de Youtube "Linus Tech Tips", tem cenas bem loucas e bem explicadas (têm é que dominar bem o vosso Inglês pois não há legendas "pra ninguém").  :bfixe:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now