antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
RachadoPT

Dúvida SSD M.2 no Asus ROG

Question

Boa noite a todos.

Eu comprei o seguinte SSD: https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-western-digital-blue-1tb-3d-nand-sata para dar upgrade no meu Asus ROG GL552VW-76A96PB1.

Entretanto já fiz a substituição do disco, mas não há sinal do mesmo… Não aparece na BIOS, não aparece no Gestor de Dispositivos, não aparece no Gestor de Partições, não aparece em lado nenhum. E sim, já ativei o disco, porque antes de o meter no pc, meti-o numa caixa externa para M.2 e a partir daí ativei-o pelo Win10 como GPT.

A questão é que ele como disco externo aparece, no entanto, como disco interno já não...

Alguém me sabe dizer do que pode ser?

Obrigado antes de mais.

Cumprimentos,

RachadoPT

Share this post


Link to post
Share on other sites

6 answers to this question

  • 0

O que podes estar a fazer mal?

1º Forçar SATA em AHCI.

2º Passar do limite SATA com HDD + SSD.

3º Trocar B+M por M ou vice-versa.

 

Soluções

1º Arranja um AHCI ou fica-te pelos limites

2º Remove o HDD e dá boot apenas com o SSD

3º Arranja óculos

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • 0
7 horas atrás, morfo2 disse:

O que podes estar a fazer mal?

1º Forçar SATA em AHCI.

2º Passar do limite SATA com HDD + SSD.

3º Trocar B+M por M ou vice-versa.

  

Soluções

1º Arranja um AHCI ou fica-te pelos limites

2º Remove o HDD e dá boot apenas com o SSD

3º Arranja óculos 

Como não percebo muito de hardware, não entendi a maioria das coisas que disseste (desculpa a nabice), no entanto tirei o HDD e dei boot apenas com o SSD, não deu nada na mesma... Algumas fotos



Estranho dizer SUPPORT PCIE NVME SSD ONLY quando no proprio forum da asus rog, e o proprio suporte da asus dizem que este modelo não suporta nvme...

EeY.jpg

Claramente, o de cima era o que o pc tinha de fabrica, o de baixo é o novo.
EeU.jpg

Depois de tirar o HDD, na BIOS apenas aparece a drive de CDs, e não aparece a opção de NVMe, como aparece com o SSD antigo.
Eeb.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

EeU.jpg

Meu olha para a imagem e diz-me o que está mal...

 

Em primeiro lugar a tua slot é M e não M+B, não entendo como é que foste comprar pinos diferentes.

Em segundo lugar, basta fazeres uma pequena pesquisa para perceberes que o que vem de fabrica é da Samsung e é NVMe.

Além disso, o autocolante do teu chassis diz claramente que só suporta NVMe.

A tua BIOS diz claramente que não tem SATA, apenas AHCI e NVMe (quando o tinhas inserido).

 

Queres que te diga mais o quê? O suporte SATA nesse PCI Express X4 foi cancelado por causa do HDD.

Ou compras uma unidade M.2 categoria M express 3.0 x4 NVMe ou arranjas um conversor físico AHCI.

Outra alternativa é em vez de SSD M.2 compras um SSD 2.5 SATA e trocas pelo HDD actual mas essa AHCI nunca vai trabalhar em SATA.

Os portáteis funcionam com onbards, são muito mais complexos que hardware comercial e não tentes entender as compatibilidades, respeita o que o fabricante te diz.

 

Este problema foi resolvido em modelos a partir de 2018.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
34 minutos atrás, morfo2 disse:

EeU.jpg

Meu olha para a imagem e diz-me o que está mal...

 

Em primeiro lugar a tua slot é M e não M+B, não entendo como é que foste comprar pinos diferentes.

Em segundo lugar, basta fazeres uma pequena pesquisa para perceberes que o que vem de fabrica é da Samsung e é NVMe.

Além disso, o autocolante do teu chassis diz claramente que só suporta NVMe.

A tua BIOS diz claramente que não tem SATA, apenas AHCI e NVMe (quando o tinhas inserido).

 

Queres que te diga mais o quê? O suporte SATA nesse PCI Express X4 foi cancelado por causa do HDD.

Ou compras uma unidade M.2 categoria M express 3.0 x4 NVMe ou arranjas um conversor físico AHCI.

Outra alternativa é em vez de SSD M.2 compras um SSD 2.5 SATA e trocas pelo HDD actual mas essa AHCI nunca vai trabalhar em SATA.

Os portáteis funcionam com onbards, são muito mais complexos que hardware comercial e não tentes entender as compatibilidades, respeita o que o fabricante te diz.

 

Este problema foi resolvido em modelos a partir de 2018.

Tens razão, mas como eu não percebo quase nada de hardware, comprei o disco que me recomendaram aqui na Cyber, e pensei que não haveria problema com o SATA, dado o facto de que em quase todo o lado diz que o GL552VW não suporta NVMe... mas sim, concordo contigo, nota-se perfeitamente a diferença no M e M+B...

Vou ver se a PCDiga aceita troca do SATA por um NVMe então... esta foi a sugestão do Karbust, dado que pedi até 150€ com 1Tb https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-western-digital-blue-sn550-1tb-3d-nand-nvme

Concordas? E uma vez mais, desculpa a ignorancia e obrigado por toda a ajuda

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
13 minutos atrás, RachadoPT disse:

Tens razão, mas como eu não percebo quase nada de hardware, comprei o disco que me recomendaram aqui na Cyber, e pensei que não haveria problema com o SATA, dado o facto de que em quase todo o lado diz que o GL552VW não suporta NVMe... mas sim, concordo contigo, nota-se perfeitamente a diferença no M e M+B...

Vou ver se a PCDiga aceita troca do SATA por um NVMe então... esta foi a sugestão do Karbust, dado que pedi até 150€ com 1Tb https://www.pcdiga.com/ssd-m-2-2280-western-digital-blue-sn550-1tb-3d-nand-nvme

Concordas? E uma vez mais, desculpa a ignorancia e obrigado por toda a ajuda

Esse ai deverá funciona.

A culpa não é do Karbust.

Se tens alguém que culpar é a Asus por não ter dado informação necessária ao cliente (em ficha técnica), porque na realidade até te dão a informação nesse autocolante do chassis.

É como te disse, modelos antes de 2018 tinham muitos problemas de compatibilidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
15 minutos atrás, morfo2 disse:

Esse ai deverá funciona.

A culpa não é do Karbust.

Se tens alguém que culpar é a Asus por não ter dado informação necessária ao cliente (em ficha técnica), porque na realidade até te dão a informação nesse autocolante do chassis.

É como te disse, modelos antes de 2018 tinham muitos problemas de compatibilidade.

Longe de mim estar a culpar alguem, só tenho a agradecer a ajuda que me estão a dar. De facto também foi falha minha não ter reparado no autocolante no chassis antes de fazer a compra...

 

Vou tentar a sorte com esse WD Blue então.

Muito obrigado por tudo.

Grande abraço ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this