antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Mike80

Dúvida relativa a registo de domínio

7 posts in this topic

Boas, pessoal.

 

Tenho aqui uma dúvida grande:

 

Tenho um servidor para configurar, onde vou instalar o Windows Server 2019 (vai ser a primeira vez com este SO, só ainda o testei numa VM) e como já fiz inúmeras vezes com versões anteriores, vou criar um domínio, criar uma AD, criar um DNS, etc, etc...a minha questão está relacionada com o facto de num futuro próximo tencionar hospedar um site no servidor mas para funcionar tudo bem, sei que é preciso registar o domínio e normalmente esses serviços são pagos.

 

Contudo já pesquisei e descobri que à semelhança dos Certificados Digitais SSL, é possível fazê-lo de modo grátis. Recentemente criei uma loja online usando o Wordpress e Woocommerce e utilizei o serviço da Let's Encrypt para obter o certificado SSL sem gastos (tenho de o renovar a cada 3 meses mas é um processo relativamente simples e sempre se poupa qualquer coisa).

 

A minha pergunta é se posso registar um domínio, criado por mim no Windows Server, de modo semelhante, ou seja, grátis? Pelo que pesquisei, os sites que estão a oferecer o registo grátis (uma das extensões disponíveis é a ".com") só o fazem se eu usar o seu serviço de alojamento de sites, o que não me interessa. Alguém me sabe informar como e onde posso registar de modo grátis um domínio por mim criado? E o que aconteceria se eu não registasse o domínio e apenas criasse um certificado SSL? Iria trazer-me problemas no futuro?

 

Fica já aqui o meu agradecimento a quem me possa ajudar nesta situação.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

Amen oferece o primeiro ano de domínios .pt e .com.

 

Let's Encrypt, como disseste, é grátis.

 

No domínio tens de apontar para um nameserver (servidor) depois a partir daí crias os subdomínios, configuras o domínio, etc. Ou então usas um painel para gerir DNS na internet, apontas cada domínio e os respetivos subdomínios para um IP, depois configuras os domínios e subdomínios no servidor e para que pastas vão. Como tencionas utilizar Wordpress e Woocommerce não entendo porque vais para windows server, mas de qualquer maneira não é necessário ISS pois ambas as tecnologias a usar são PHP, portanto podes utilizar o xampp, por exemplo. Aí já se torna mais fácil configurar um domínio, é só editar os vhosts. Em relação ao certificado também é relativamente fácil.

 

Mais uma vez, não sei porque vais para Windows server, normalmente até são serviços mais caros, não gastas no certificado SSL gastas na licença mensal. Recomendo um servidor em ambiente linux. Podes ver, por exemplo, a empresa que tenho na minha assinatura, a MVS, uma empresa alemã.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu considerei usar uma distribuição Linux como o Ubuntu ou o CentOS mas o servidor não é meu e o dono quer um SO Microsoft por questões de compatibilidade, virtualização e facilidade de configuração da AD e respectivas contas...é para uma rede pequena, tem 3 ou 4 PCs e os serviços que vou instalar são os básicos.

 

Relativamente ao site falei no Wordpress porque apesar de eu ser técnico de TI, não tenho formação em Web Design, não é a minha área mas com o Wordpress desenrasco-me e o resultado final, para quem quer apenas um site simples, até que não é nada mau...mas a questão do site ainda está em aberto, provavelmente só num futuro próximo será decidido (aliás até posso criar o site no servidor em ambiente virtual com o VMWare, já o fiz antes, por exemplo com o Owncloud que também é feito em PHP e usei uma distribuição Linux para criar a cloud, não vejo grande problema nisso).

 

A questão do registo do domínio é que gostava de descobrir se o poderei registar de modo grátis com um serviço semelhante ao do Let's Encrypt (sei que as extensões disponíveis não são as mais populares mas uma ".com" já me satisfazia), não consigo é descobrir um local que o ofereça sem ter de se usar o respectivo serviço de hospedagem.

 

É aí que precisava de ajuda...

Edited by Mike80 (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sabes que Ubuntu também suporta Active Directory, bem como o serviço samba para partilha de ficheiros. Fica a dica.

 

Sobre o domínio, como disse, a Amen oferece .pt e .com durante 1 ano.

 

Mesmo sendo windows server podes usar o xampp, como já referi, vem com apache, configuras como num servidor linux.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, eu conheço muito bem o Ubuntu, o webserver Apache, o protocolo Samba e afins, mas como já referi a decisão não foi minha, o dono do servidor quer um SO Microsoft, portanto vou acatar a decisão dele.

 

E mais uma vez, relativamente ao registo do domínio, a minha questão não é sobre promoções de 1 ano, só pretendo descobrir se existe modo de o fazer totalmente grátis (parece que sim mas estou com dificuldades em descobrir onde, daí o pedido de ajuda)...

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 minutos atrás, Mike80 disse:

Sim, eu conheço muito bem o Ubuntu, o webserver Apache, o protocolo Samba e afins, mas como já referi a decisão não foi minha, o dono do servidor quer um SO Microsoft, portanto vou acatar a decisão dele.

 

E mais uma vez, relativamente ao registo do domínio, a minha questão não é sobre promoções de 1 ano, só pretendo descobrir se existe modo de o fazer totalmente grátis (parece que sim mas estou com dificuldades em descobrir onde, daí o pedido de ajuda)...

Se fosse fácil ter um domínio totalmente grátis não existiriam muitos registrars.

 

Não conheço mais nenhum como a Amen que oferece o primeiro ano grátis. Mas podes continuar a procurar...

 

Mas .pt não vais ter sorte, existem taxas a ser pagas à DNS.PT. Domínios .com também existem taxas a ser pagas, nenhuma empresa vai oferecer para sempre.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, obrigado pela tua ajuda e pela informação que disponibilizastes, Karbust. Vou pesquisar mais um pouco o assunto mas vou ter em conta a solução que indicastes da Amen (tenho de resolver isto antes da criação do domínio no servidor e o tempo é escasso).

 

Realmente se até a DNS.pt tem de pagar taxas à ICANN pelos domínios que regista, custa um pouco a compreender como há tantos sites a oferecer registos grátis, provavelmente irão buscar esse valor à hospedagem, daí ser obrigatória nesses casos (e noutros casos as extensões oferecidas provocam logo desconfiança), mas pronto, não custa nada pesquisar e procurar por soluções, mas entendo o teu ponto de vista.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this