antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Sign in to follow this  
Jash

Workstation Silenciosa 1500 c/ Gaming

Question

Boas,

 

Após cerca de 15 anos desde da última vez que montei um computador, estou a planear construir um novo desktop (tenho essencialmente vivido de portáteis). Nisto, tenho procurado tanta informação tanto quanto posso para fazer um refresh aos meus conhecimentos, e agradecia toda e qualquer ajuda neste projecto.

 

Objetivos:

  • Workstation com CPU decente, e com 32GB de RAM (faço desenvolvimento de software usando ambientes virtualizados, e gasto muito facilmente 16GB no mínimo);
  • Alguma capacidade para Gaming para os tempos livres, mas não preciso de tudo no máximo (gosto de alguns dos jogos de estratégia mais recentes – Stellaris, HOI4, Total War, mas também planeio revisitar algumas antiguidades – Alpha Centauri, AoE2, Fate of Atlantis, etc.).
  • Silencio com Air Cooling. O último computador que montei tinha uma Scythe Ninja primeira geração (acabada de ser lançada na altura, so para verem aos anos que foi) e desde então sempre tive um gosto por maquinas muito silenciosas (alem que só posso jogar a noite, quando a família já esta a dormir).
  • Orçamento: 1400 – 1500
  • Não preciso de periféricos novos.

 

Após muito leitura, tenho a seguinte especificação em mente. Sera que poderiam comentar nas minhas escolhas, e dizer se fariam alguma alteração com os meus objectivos em mente? Tal como disse, já la vão muitos anos e muita coisa mudou. Qualquer sugestão será bem vinda.

Uma questão que também colocaria, é se faria sentido colocar mais um par de ventoinhas na Caixa. Ela vem com duas entradas à frente e uma saída atrás, e estaria a considerar colocar mais uma de entrada e uma de saída para melhorar o airflow e reduzir a velocidade (e o ruído das ventoinhas).

 

Item

Marca

Modelo

Caixa

Fractal Design

Define R6 USB-C Branco

CPU

AMD

Ryzen 5 3700X

CPU Cooler

Noctua

NH-D15 SE AM4 Edition

Graphica

Asus

GTX 1660 SUPER ROG Strix OC 6GB

Motherboard

Asus

PRIME X570-P

PSU

Seasonic

Focus GX-750W 80+ Gold

RAM

G.Skill

32GB (2 x 16GB) DDR4 3200MHz Ripjaws V Black CL16

SSD

Kingston

A2000 1TB

 

Muito obrigado,

Jash

Share this post


Link to post
Share on other sites

1 answer to this question

  • 0

Vamos começar pelos positivos...

A caixa é uma excelente opção. Tal como referiste silencio, a Define R6 da Fractal Design é das melhores caixas em termos de isolamento sonoro que existem no mercado. Uma alternativa mais económica seria a Define Mini C (Micro-ATX).

O CPU é fenomenal, para o teu trabalho sem dúvida a opção correcta.

O cooler ainda melhor, vê-se que percebes de refrigeração. Além de ter igual ou maior performance que WC comerciais, faz muito menos ruído! No entanto, para preço/performance, o stock cooler da AMD serve perfeitamente. É um investimento opcional e não essencial à tua necessidade de trabalho. Temos coisas mais importantes para investir.

A board entendo que estejas a forçar X570 para aproveitar PCI Gen 4.0? Mas erraste no SSD... Não podes puxar de um lado e falhar no outro XD

PSU ok mas não existe necessidade de tanta potência. Certeficado GOLD e bom tier OEM entendo perfeitamente.

 

Negativos...

Retiraste valor ao orçamento com um cooler não essencial.

O SSD e a RAM não correspondem à tentativa forçada de usar X570

A RAM não tem frequência apropriada ao teu trabalho (em X570)

O SSD não tem velocidade que justifica a utilização da X570

A PSU tem demasiada potência.

A GPU nem vou comentar.

 

Agora vamos ao melhor orçamento preço/performance para ambiente gráfico.

Case (95€): Fractal Design Define Mini C Preta

Caixa Silent mais económica do mercado

Mobo (75€): Asus Prime B450M-A

A-series é sempre entry level para power phases (min 8+2), tem o melhor preço/performance graças à sua qualidade construção.

CPU (335€): AMD Ryzen 7 3800X

Melhor que um 3700X para workload e ao preço que está é impossível recusar.

Ram (124€): Team Group Kit 32GB (2 x 16GB) DDR4 3200MHz Dark Z Red CL16

Yap, TeamGroup sempre liderou mercado das rams, acho que não preciso explicar o porquê.

SSD (200€): M.2 2280 Western Digital Black SN750 1TB 3D NAND NVMe

Leitura 3.5Gb/s e Escrita 3.0Gb/s é melhor que a clássica 1-1.7Gb low cost série 2000 da Kingston e essencial ao teu tipo de trabalho.

GPU (550-600€): Qualquer RTX 2070 Super de qualquer Aftermarket que prefiras

Recomendo Gigabyte Triple Fan para melhor arrefecimento ao melhor preço. MSI é mais em conta e Asus tem uma qualidade construção superior. FE com blowback servem meramente para mini-ITX.

PSU (75€): Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold

Potência suficiente para a build, certificado GOLD OEM e semi-modular por um excelente preço.

Total: 1500€

 

Preços médios KuantoKusta.pt

 

A única forma de aproveitares Gen 4 e mais freq. ram (em X570) seria substituir:

B450 pela tua X570-P (+100€)

3800X pelo 3700X (-35€)

3200MHz CL16 por 3600Mhz CL18 (+50€)

WD SN750 por Gigabyte Aorus NVMe 1TB Gen4 ou Corsair Force MP600 1TB Gen4 (+40€)

Qualquer RTX 2070S pela mais barata do mercado a 550€

Além dos passos a verde terias de abdicar da caixa e escolher uma ATX até 40€ para não ultrapassar do orçamento.

Em termos de performance, eu seguiria esses passos mas se o ruido é uma preocupação existente, não abdiques disto!

 

Windows e Office

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this