antiblock
Elveron
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Francisco Afonso

DUVIDA - A minha Placa Gráfica aguenta Monitor 144 hz?

Question

Boas
 

Eu estou a montar um pc e comprei este monitor

 

https://www.chip7.pt/monitores/42402-aoc-g2590fx-245-full-hd-led-plano-preto-vermelho-monitor-de-ecra-plano.html

 

Alguns dos detalhes do ecrã : 1920x1080 (HD 1080) ; 144hz ; 1MS ;

 

Tendo em atenção que NÃO tem NVIDIA G-SYNC mas sim AMD FreeSync fiquei na duvida se haveria de comprar uma placa gráfica da Nvidia ou da AMD , tenho um colega meu que me vende uma destas a 200€ COMPLETAMENTE NOVA

 

https://www.asus.com/pt/ROG-Republic-Of-Gamers/ROG-STRIX-GTX1060-O6G-GAMING/

 

Questão 1 -  Com a placa gráfica do "meu colega" vou conseguir rodar tudo o que for jogo na resolução máxima do ecrã com os 144hz ? 

 

Questão 2 - O que perco em relação a uma placa gráfica da AMD visto que como referi acima o ecrã não tem NVIDIA G-SYNC mas sim AMD FreeSync ?

 

Questão 3 - Compensa "mudar" a gráfica para AMD (visto que tenho aquele ecrã)  ou avanço com a compra da gráfica do meu colega?

 

Obrigado

Cumprimentos

Aguardo resposta dos entendidos na matéria :D <3

Edited by Francisco Afonso
Erros Ortográficos (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

8 answers to this question

  • 1
10 minutos atrás, Francisco Afonso disse:

 

 

A 1060 envia 144hz para o monitor? ou o que estou a dizer nem faz sentido? 

 

 

 

Não faz sentido...

 

Vou-te explicar muito rápido e de uma maneira "leiga" para perceberes mais rápido.

 

144Hz é a taxa de atualização do ecrã, a placa gráfica tem que produzir 144 fps para o ecrã poder atualizar à sua taxa mais rápida, ou seja 144, se a gráfica só produzir 120 o ecrã só vai atualizar a 120hz, aconselho-te a veres uns videos no youtube, procura 60hz vs 144hz, muitos youtubers explicam bem a diferença.

 

Sendo que queres jogar cs go, não te aconselho a comprares a 1060 de qualquer das formas, está super desatualizada e vais-te arrepender daqui a pouco tempo.

 

No minimo isto: https://www.pcdiga.com/placa-grafica-sapphire-radeon-rx-580-pulse-8gb que é mais barata e bate a 1060 todos os dias em todos os jogos.


Aconselhavel isto: https://www.pcdiga.com/placa-grafica-msi-radeon-rx-5700-mech-8gb-oc

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/
  • 0

Ora bem,

 

Um ecran de 144hz  quer dizer que muda a imagem 144 vezes por segundo (FPS). Ou seja para usufruir ao maximo do ecran o jogo que estas a jogar tem de conseguir rodar  o jogo pelo menos a 144 FPS.  Se nao rodar a 144 fps corres o risco de sufrer cortes na imagem enquanto estas a jogar. Mas consegues sempre jogar na mesma podes e nao ter a melhor experiencia por causa dos cortes.

 

14.jpg

 

Para resolver este problema eles inventaram essas technologia GSync e FreeSync. Que sincroniza os ecran com os FPS que o jogo esta a rodar.

 

Resumindo depende tambem muito dos jogos que jogas.

 

Se tiveres um processador da AMD a truques para usar NVDIA com FreeSync (nao posso confirmar).

 

 

As novas placas graficas da AMD sao bastante boas. E muito mais baratas do que a da NVIDA. Sao as melhores em termos de Price per Performace.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
42 minutos atrás, hardzone disse:

 

 

Um ecran de 144hz  quer dizer que muda a imagem 144 vezes por segundo (FPS). Ou seja para usufruir ao maximo do ecran o jogo que estas a jogar tem de conseguir rodar  o jogo pelo menos a 144 FPS.  Se nao rodar a 144 fps corres o risco de sufrer cortes na imagem enquanto estas a jogar. Mas consegues sempre jogar na mesma podes e nao ter a melhor experiencia por causa dos cortes.

 

 

WRONG!

 

Não enganes as pessoas! Isso é completamente errado! Não vais ter cortes nenhuns!

42 minutos atrás, hardzone disse:

 

 

Para resolver este problema eles inventaram essas technologia GSync e FreeSync. Que sincroniza os ecran com os FPS que o jogo esta a rodar.

 

 

O problema já estava resolvido com o Vertical Sync, portanto errado de novo!

 

42 minutos atrás, hardzone disse:

 

 

Se tiveres um processador da AMD a truques para usar NVDIA com FreeSync (nao posso confirmar).

 

 

 

E mais uma vez ERRADO!

 

A Nvidia lançou a possibilidade de ativar uma opção chamada Adaptive Sync, permitindo que quem tem ecrãs FreeSync possam utilizar essa tecnologia com gráficas da Nvidia.

 

Mas voltando ao tópico uma gtx 1060 não vai fazer o que tu queres, ou melhor, pode faze-lo, dependendo dos jogos que tu queres e a qualidade com que os queres jogar.

 

Consegues jogar a 144fps muitos jogos, colocando as definições todas no minimo e mesmo assim não consegues 144fps em certos jogos AAA.

 

Para correres os jogos a 144fps estaveis e aproveitares a vantagem competitiva que te dá um ecrã de 144hz deves procurar uma placa gráfica que corra os jogos AAA a pelo menos 90-100fps a 1440p, portanto a 1080p deve conseguir 150-160 fps.


De momento não te aconselho menos que um RX 5700, sendo que isso é o minimo dos minimos, portanto devias ir para uma RX 5700XT ou então uma RTX2070 Super, sendo que a 5700XT tem melhor relação preço-performance.

 

Eu tenho o mesmo ecrã e é a gráfica que vou comprar agora...

 

https://www.globaldata.pt/grafica-msi-radeon-rx-5700-xt-mech-oc-8g-4719072666064

 

PS: O ideal seria a versão Red Devil da PowerColor mas ainda não se encontra à venda em Portugal.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

O jogo que mais me importa jogar a 144hz é mesmo o CS GO,jogo a 4:3 o que me dá mais um pouco de desempenho... A 1060 6gb oc deve chegar penso eu, ou será que estou errado? 

Essa AMD radeon rx 5700 xt custa + 230€ que a "minha"... não pretendia gastar tanto dinheiro na gráfica 

 

A 1060 envia 144hz para o monitor? ou o que estou a dizer nem faz sentido? 

 

Obrigado pelas respostas 

Cumprimentos 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
11 minutos atrás, Francisco Afonso disse:

O jogo que mais me importa jogar a 144hz é mesmo o CS GO,jogo a 4:3 o que me dá mais um pouco de desempenho... A 1060 6gb oc deve chegar penso eu, ou será que estou errado? 

Essa AMD radeon rx 5700 xt custa + 230€ que a "minha"... não pretendia gastar tanto dinheiro na gráfica 

 

A 1060 envia 144hz para o monitor? ou o que estou a dizer nem faz sentido? 

 

Obrigado pelas respostas 

Cumprimentos 

Podes ver as RX580 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
On 8/21/2019 at 2:22 PM, Golo255 said:

 

WRONG!

 

Não enganes as pessoas! Isso é completamente errado! Não vais ter cortes nenhuns!

 

O problema já estava resolvido com o Vertical Sync, portanto errado de novo!

 

 

E mais uma vez ERRADO!

 

A Nvidia lançou a possibilidade de ativar uma opção chamada Adaptive Sync, permitindo que quem tem ecrãs FreeSync possam utilizar essa tecnologia com gráficas da Nvidia.

 

Mas voltando ao tópico uma gtx 1060 não vai fazer o que tu queres, ou melhor, pode faze-lo, dependendo dos jogos que tu queres e a qualidade com que os queres jogar.

 

Consegues jogar a 144fps muitos jogos, colocando as definições todas no minimo e mesmo assim não consegues 144fps em certos jogos AAA.

 

Para correres os jogos a 144fps estaveis e aproveitares a vantagem competitiva que te dá um ecrã de 144hz deves procurar uma placa gráfica que corra os jogos AAA a pelo menos 90-100fps a 1440p, portanto a 1080p deve conseguir 150-160 fps.


De momento não te aconselho menos que um RX 5700, sendo que isso é o minimo dos minimos, portanto devias ir para uma RX 5700XT ou então uma RTX2070 Super, sendo que a 5700XT tem melhor relação preço-performance.

 

Eu tenho o mesmo ecrã e é a gráfica que vou comprar agora...

 

https://www.globaldata.pt/grafica-msi-radeon-rx-5700-xt-mech-oc-8g-4719072666064

 

PS: O ideal seria a versão Red Devil da PowerColor mas ainda não se encontra à venda em Portugal.

 

Meu caro  eu sei bem do que estou a falar.

 

Cortes na imagem (Scren Teering)   podem acontecer sempre que os FPS nao estao sincronizados com os Hz do ecran.

 

Agora Sim o Veritical Sync Resolver uma parte do problema. Quando a tua placa grafica consegue produzir mais frames do que ecran consegue mostrar por segundo.

A technologia funciona ao limitar os FPS a refresh rate do ecran. 60Hz = 60FPS

 

Vertical Sync nao e prefeito se nao nao tinham inventado o GSync nem o FreeSync.

 

O Free Sync e o Gsync E ao contrario. E quando a tua placa grafica nao consegue produzir 144Hz e entrao para nao haver cortes. Ele muda o Refresh Rate do ecran para igualar os frames do Jogo para evitar cortes.

 

Vertical Sync muda o Jogo para Igual o Ecran.

GSync, FreeSync muda a refresh rate do ecran para igualar o jogo.

 

Essa ultima parte da Nvidia dar com o freesync yha ja nao me lembrava disso. Mas de resto o que disse nao estava errado.

Edited by hardzone (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now