antiblock
https://arwen2.global/
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Tex

Questão relativa ao IRS

5 posts in this topic

Boas pessoal. Tenho uma questão relativa ao IRS, que é a seguinte, toda a gente diz que declarar o IRS é obrigatório e de facto é, mas quais são realmente as desvantagens de não o fazer. A minha situação é a seguinte, eu trabalho há 2 anos e meio, portanto este seria o primeiro ano em que devia declarar IRS (corrijam-me se estiver errado), mas o prazo já passou. Eu sei que ainda posso declarar embora tenha de provavelmente pagar multa, mas a questão é, e seu eu não declarar? O que é que eu perco? Eu não estou a brincar, estou a tentar perceber como funciona porque não encontro este tipo de informação em lado nenhum. Declarar IRS é algo que se vai juntando a alguma coisa ao longo da vida? Se não declarar um ano, estou a perder um ano de alguma coisa? Alguém que me ajude hahahah, a única desvantagem que estou a ver é se quisesse alugar alguma cena e me pedissem a declaração de IRS, mas devo estar enganado com certeza. Agradecia que esclarecessem pois duvido que sejam tão ignorantes como eu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

A questão é esta, descontas todos os meses certo? Ou seja estás a dar dinheiro à segurança social e para o IRS, ponto número 1.

Ponto número 2, costumas pedir contribuiente com NIF?

 

Pronto então vou explicar isto o mais fácil possível:

 

Todos os meses descontas para o IRS, todos os meses tens despesas, o governo faz um balanço do que tu ganhas e o que tu gastas, daí quando fazes a declaração de IRS ficas a saber se recebes €€€€ ou se pagas €€€€. Portanto das duas uma, estás a perder dinheiro, eu por exemplo este ano recebi 600€ de IRS, portanto não me digas que nem que fossem 50€ não era um bom extra...

Por outro lado, podes estar em divida com as finanças, sendo que um dia vais receber uma carta para pagar tudo e quando a receberes já vais ter uma bela quantidade de juros em cima, o que te vai saber muito bem!


Espero ter ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
36 minutos atrás, Golo255 disse:

A questão é esta, descontas todos os meses certo? Ou seja estás a dar dinheiro à segurança social e para o IRS, ponto número 1.

Ponto número 2, costumas pedir contribuiente com NIF?

 

Pronto então vou explicar isto o mais fácil possível:

 

Todos os meses descontas para o IRS, todos os meses tens despesas, o governo faz um balanço do que tu ganhas e o que tu gastas, daí quando fazes a declaração de IRS ficas a saber se recebes €€€€ ou se pagas €€€€. Portanto das duas uma, estás a perder dinheiro, eu por exemplo este ano recebi 600€ de IRS, portanto não me digas que nem que fossem 50€ não era um bom extra...

Por outro lado, podes estar em divida com as finanças, sendo que um dia vais receber uma carta para pagar tudo e quando a receberes já vais ter uma bela quantidade de juros em cima, o que te vai saber muito bem!


Espero ter ajudado.

Ou seja se eu não declarar eles sabem disso e cobram-me depois? Então e a partir do momento que declaro o meu primeiro IRS, tenho sempre de declarar, mesmo que por exemplo deixe de trabalhar e fique sem rendimentos? E se sim, nesse caso tenho de pagar alguma coisa? O governo faz um balanço do que eu gasto, referes-te ao meu desconto para o IRS ou as compras em que indico o meu nr contribuinte? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 minutos atrás, Tex disse:

Ou seja se eu não declarar eles sabem disso e cobram-me depois? Então e a partir do momento que declaro o meu primeiro IRS, tenho sempre de declarar, mesmo que por exemplo deixe de trabalhar e fique sem rendimentos? E se sim, nesse caso tenho de pagar alguma coisa? O governo faz um balanço do que eu gasto, referes-te ao meu desconto para o IRS ou as compras em que indico o meu nr contribuinte? 

 

Refiro-me aos dois! O teu salário BRUTO e as tuas despesas, mesmo que "sem contribuiente", não sei se pagas, renda, água, luz, internet, telemóvel, tudo isso são despesas que já têm contribuiente incluido!

Se não estiveres a trabalhar, declaras na mesma, apesar de declarares 0 e receberes 0...

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 minutos atrás, Golo255 disse:

 

Refiro-me aos dois! O teu salário BRUTO e as tuas despesas, mesmo que "sem contribuiente", não sei se pagas, renda, água, luz, internet, telemóvel, tudo isso são despesas que já têm contribuiente incluido!

Se não estiveres a trabalhar, declaras na mesma, apesar de declarares 0 e receberes 0...

Muito obrigado mesmo! Já fiquei mais iluminado sobre isto

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this