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Como Ligar um Servidor de FiveM | GTA 5 RP

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Boas pessoal, deixo aqui um tutorial para procura ligar um servidor FiveM, e também vou explicar algumas questões sobre os recursos e software a ser utilizado para o desenvolvimento do servidor, apresentação do que será feito - check.

 

Para ligar um servidor FiveM vamos precisar de alguns recursos e criar uma conta, deixo abaixo o link para os recursos necessários para prosseguir com o tutorial.

 

Recursos

Spoiler

 

1 - Criar uma conta no próprio site do FiveM (Link) está conta será utilizada para gerar uma key que permitira ligares o teu servidor (no final do tópico volto a falar sobre esta key e qual a sua finalidade).

2 - Fazer download do artifacts na sua versão mais recente disponibilizada no site. (Link)

3 - Clonar o repositório citizenfx/cfx-server-data que é fornecido pelo próprio fivem. (Link).

 

 

Passando para o tutorial

1 - Para começar criamos uma pasta na localização onde queremos ter as files do servidor, o nome da pasta é indiferente, aqui para o exemplo demos-lhe o nome de 5m_dev_server (contudo, evitem espaços ou caracteres especiais exceto "-" ou "_") .

2 - Extrair os artifacts que fizeram download (Recursos.2) para dentro da pasta que criaram seguindo o passo acima.

3 - Criamos uma pasta dentro da pasta que criamos no passo 1 deste tutorial com o nome a vossa escolha, mais uma vez mais não pode conter espaços ou caracteres especiais exceto "-" ou "_", Extrair a pasta recursos do repositório que clonamos em (Recursos.3) para dentro da pasta que acabamos de criar.

4 - Ainda dentro da pasta criada no passo anterior deste tutorial, criamos um ficheiro config para as nossas files (no exemplo que se segue, da-mos lhe o nome de server.cfg, mas não quer dizer que tenha de ser obrigatório dar-lhe o mesmo nome). E dentro deste config vamos a copiar e cola o seguinte:

Spoiler



# Only change the IP if you're using a server with multiple network interfaces, otherwise change the port only.
endpoint_add_tcp "0.0.0.0:30120"
endpoint_add_udp "0.0.0.0:30120"

# These resources will start by default.
ensure mapmanager
ensure chat
ensure spawnmanager
ensure sessionmanager
ensure fivem
ensure hardcap
ensure rconlog
ensure scoreboard

# This allows players to use scripthook-based plugins such as the legacy Lambda Menu.
# Set this to 1 to allow scripthook. Do note that this does _not_ guarantee players won't be able to use external plugins.
sv_scriptHookAllowed 0

# Uncomment this and set a password to enable RCON. Make sure to change the password - it should look like rcon_password "YOURPASSWORD"
#rcon_password ""

# A comma-separated list of tags for your server.
# For example:
# - sets tags "drifting, cars, racing"
# Or:
# - sets tags "roleplay, military, tanks"
sets tags "default"

# Set an optional server info and connecting banner image url.
# Size doesn't matter, any banner sized image will be fine.
#sets banner_detail "https://url.to/image.png"
#sets banner_connecting "https://url.to/image.png"

# Set your server's hostname
sv_hostname "FXServer, but unconfigured"

# Nested configs!
#exec server_internal.cfg

# Loading a server icon (96x96 PNG file)
#load_server_icon myLogo.png

# convars which can be used in scripts
set temp_convar "hey world!"

# Uncomment this line if you do not want your server to be listed in the server browser.
# Do not edit it if you *do* want your server listed.
#sv_master1 ""

# Add system admins
add_ace group.admin command allow # allow all commands
add_ace group.admin command.quit deny # but don't allow quit
add_principal identifier.steam:110000100000000 group.admin # add the admin to the group

# Hide player endpoints in external log output.
sv_endpointprivacy true

# Server player slot limit (must be between 1 and 32, unless using OneSync)
sv_maxclients 32

# License key for your server (https://keymaster.fivem.net)
sv_licenseKey changeme


 

5 - Dentro do nosso ficheiro config na ultima linha encontramos o seguinte: sv_licenseKey changeme, com a conta que criamos no (Recursos.1) Criamos uma key e alteramos o "changeme" pela key que geramos no site, relembrando que cada key é individual e não a deves utilizar em diferentes servidores, pois cada key é identificado pelo ip da maquina onde o servidor está a ser alojado.6 - Completando todos os passos acima com sucesso vamos criar um ficheiro bat para iniciar o servidor, o nome do ficheiro é indiferente (contudo, evitem espaços ou caracteres especiais exceto "- " ou  "_") .

 

Spoiler



cd /d D:\5m_dev_server\files-exemplo
D:\5m_dev_server\run.cmd +exec server.cfg


 

 

Feito isto tudo, teremos o nosso servidor FiveM, contudo as files default disponibilizadas pelo próprio FiveM, não é umas files que faz a conexão a uma base de dados ou armazena qualquer informação dos jogadores que joguem no servidor, essas files servem somente para desenvolvimento, para ligar as files a base de dados e armazenar informações dos jogadores, etc..

Eu pessoalmente conheço 2 formas de o fazer, uma delas, podem utilizar uma base que pode ser adicionada as files base do FiveM, as mais utilizadas são ESX e VRP (Ambas fazem conexão a uma base de dados, MySQL) ou podem escrever o vosso próprio script para vos permitir fazer a conexão a base de dados, sendo que utilizar umas bases (ESX ou VRP) ambas inclui um determinado numero de scripts, jobs, já pré-definido, no próximo tutorial explico como funciona a estrutura de files de ambas as bases (VRP, ESX) e como podem adicionar conteúdo novo as vossas files (como por exemplo, mapas, carros, armas e scripts)

 

Cumprimentos, Dy

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