Dynamic Things 964 Posted July 30, 2019 Boas pessoal, deixo aqui um tutorial para procura ligar um servidor FiveM, e também vou explicar algumas questões sobre os recursos e software a ser utilizado para o desenvolvimento do servidor, apresentação do que será feito - check. Para ligar um servidor FiveM vamos precisar de alguns recursos e criar uma conta, deixo abaixo o link para os recursos necessários para prosseguir com o tutorial. Recursos Spoiler 1 - Criar uma conta no próprio site do FiveM (Link) está conta será utilizada para gerar uma key que permitira ligares o teu servidor (no final do tópico volto a falar sobre esta key e qual a sua finalidade). 2 - Fazer download do artifacts na sua versão mais recente disponibilizada no site. (Link) 3 - Clonar o repositório citizenfx/cfx-server-data que é fornecido pelo próprio fivem. (Link). Passando para o tutorial 1 - Para começar criamos uma pasta na localização onde queremos ter as files do servidor, o nome da pasta é indiferente, aqui para o exemplo demos-lhe o nome de 5m_dev_server (contudo, evitem espaços ou caracteres especiais exceto "-" ou "_") . 2 - Extrair os artifacts que fizeram download (Recursos.2) para dentro da pasta que criaram seguindo o passo acima. 3 - Criamos uma pasta dentro da pasta que criamos no passo 1 deste tutorial com o nome a vossa escolha, mais uma vez mais não pode conter espaços ou caracteres especiais exceto "-" ou "_", Extrair a pasta recursos do repositório que clonamos em (Recursos.3) para dentro da pasta que acabamos de criar. 4 - Ainda dentro da pasta criada no passo anterior deste tutorial, criamos um ficheiro config para as nossas files (no exemplo que se segue, da-mos lhe o nome de server.cfg, mas não quer dizer que tenha de ser obrigatório dar-lhe o mesmo nome). E dentro deste config vamos a copiar e cola o seguinte: Spoiler # Only change the IP if you're using a server with multiple network interfaces, otherwise change the port only. endpoint_add_tcp "0.0.0.0:30120" endpoint_add_udp "0.0.0.0:30120" # These resources will start by default. ensure mapmanager ensure chat ensure spawnmanager ensure sessionmanager ensure fivem ensure hardcap ensure rconlog ensure scoreboard # This allows players to use scripthook-based plugins such as the legacy Lambda Menu. # Set this to 1 to allow scripthook. Do note that this does _not_ guarantee players won't be able to use external plugins. sv_scriptHookAllowed 0 # Uncomment this and set a password to enable RCON. Make sure to change the password - it should look like rcon_password "YOURPASSWORD" #rcon_password "" # A comma-separated list of tags for your server. # For example: # - sets tags "drifting, cars, racing" # Or: # - sets tags "roleplay, military, tanks" sets tags "default" # Set an optional server info and connecting banner image url. # Size doesn't matter, any banner sized image will be fine. #sets banner_detail "https://url.to/image.png" #sets banner_connecting "https://url.to/image.png" # Set your server's hostname sv_hostname "FXServer, but unconfigured" # Nested configs! #exec server_internal.cfg # Loading a server icon (96x96 PNG file) #load_server_icon myLogo.png # convars which can be used in scripts set temp_convar "hey world!" # Uncomment this line if you do not want your server to be listed in the server browser. # Do not edit it if you *do* want your server listed. #sv_master1 "" # Add system admins add_ace group.admin command allow # allow all commands add_ace group.admin command.quit deny # but don't allow quit add_principal identifier.steam:110000100000000 group.admin # add the admin to the group # Hide player endpoints in external log output. sv_endpointprivacy true # Server player slot limit (must be between 1 and 32, unless using OneSync) sv_maxclients 32 # License key for your server (https://keymaster.fivem.net) sv_licenseKey changeme 5 - Dentro do nosso ficheiro config na ultima linha encontramos o seguinte: sv_licenseKey changeme, com a conta que criamos no (Recursos.1) Criamos uma key e alteramos o "changeme" pela key que geramos no site, relembrando que cada key é individual e não a deves utilizar em diferentes servidores, pois cada key é identificado pelo ip da maquina onde o servidor está a ser alojado.6 - Completando todos os passos acima com sucesso vamos criar um ficheiro bat para iniciar o servidor, o nome do ficheiro é indiferente (contudo, evitem espaços ou caracteres especiais exceto "- " ou "_") . Spoiler cd /d D:\5m_dev_server\files-exemplo D:\5m_dev_server\run.cmd +exec server.cfg Feito isto tudo, teremos o nosso servidor FiveM, contudo as files default disponibilizadas pelo próprio FiveM, não é umas files que faz a conexão a uma base de dados ou armazena qualquer informação dos jogadores que joguem no servidor, essas files servem somente para desenvolvimento, para ligar as files a base de dados e armazenar informações dos jogadores, etc.. Eu pessoalmente conheço 2 formas de o fazer, uma delas, podem utilizar uma base que pode ser adicionada as files base do FiveM, as mais utilizadas são ESX e VRP (Ambas fazem conexão a uma base de dados, MySQL) ou podem escrever o vosso próprio script para vos permitir fazer a conexão a base de dados, sendo que utilizar umas bases (ESX ou VRP) ambas inclui um determinado numero de scripts, jobs, já pré-definido, no próximo tutorial explico como funciona a estrutura de files de ambas as bases (VRP, ESX) e como podem adicionar conteúdo novo as vossas files (como por exemplo, mapas, carros, armas e scripts) Cumprimentos, Dy 3 nagatto, DemonZ and 'ŞŦŘƗƗҜ€Ř' reacted to this Share this post Link to post Share on other sites