antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Samuel Silva14

Alunos do Ensino Profissional acedem á universidade sem Exames Nacionais

10 posts in this topic

Boas, recentemente saiu a notícia que os alunos do ensino profissional, no proximo ano letivo, irão poder aceder ao ensino superior sem realizar qualquer tipo de exame nacional, coisa que acontece com os alunos do ensino regular, assim eles desfrutarão apenas de alguns critérios de ingresso, qual é a vossa opinião sobre isto?

Link: https://sol.sapo.pt/artigo/651234/alunos-do-ensino-profissional-vao-poder-ingressar-no-ensino-superior-sem-exames-nacionais

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

Acho normal, por exemplo um aluno de TI vai com melhor preparação para a universidade do que um aluno de ciências e tecnologia. Agora depende dos requisitos que as universidades vão exigir. Claro que os profissionais terem de fazer exame de matemática A quando só aprendem matemática B não é muito justo, mas lá está levam muito mais conhecimento das disciplinas de TI 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho dois pontos a discutir face a isso.

1º Somos o país dos Engenheiros/Doutores, tudo quer ter diploma mas trabalhar está quieto. O sistema de ensino é igual para todos nessa competição regular, quem tem a teoria recebe o papel. Não admira estarmos onde estamos. Faltam profissionais com competências técnicas, isso sim é o que precisamos e é aqui que está o problema. Eles só trazem a solução.

2º É verdade que há muitos alunos que vão para os profissionais por preguiça ou porque simplesmente não estão aptos nem têm vontade de seguir o ensino regular mas também é verdade que os maiores profissionais técnicos provêm desses mesmos cursos.

Acho muito bem "facilitar" a entrada desses alunos que estão melhor preparados a nível profissional mas atenção, o artigo revela que terão de ser sujeitos a determinados requisitos pela entidade de ensino, ou seja, não vão entrar à borla. Primeiro são analisados quanto ao CV, experiência, aptidões, etc... e só depois é que entram ou não.

 

O típico aluno regular passa a sua vida a estudar para redigir no papel, sabem teórica como ninguém mas o problema é aplicar no dia a dia.

Já o típico aluno do profissional, tem experiência de trabalho como ninguém, falta-lhe teoria porque passou o tempo a aprender a prática.

Se o sistema de ensino não equilibrar a balança destas duas vertentes, ai sim está o problema.

Acho muito bem!

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 minutos atrás, morfo2 disse:

Tenho dois pontos a discutir face a isso.

1º Somos o país dos Engenheiros/Doutores, tudo quer ter diploma mas trabalhar está quieto. O sistema de ensino é igual para todos nessa competição regular, quem tem a teoria recebe o papel. Não admira estarmos onde estamos. Faltam profissionais com competências técnicas, isso sim é o que precisamos e é aqui que está o problema. Eles só trazem a solução.

2º É verdade que há muitos alunos que vão para os profissionais por preguiça ou porque simplesmente não estão aptos nem têm vontade de seguir o ensino regular mas também é verdade que os maiores profissionais técnicos provêm desses mesmos cursos.

Acho muito bem "facilitar" a entrada desses alunos que estão melhor preparados a nível profissional mas atenção, o artigo revela que terão de ser sujeitos a determinados requisitos pela entidade de ensino, ou seja, não vão entrar à borla. Primeiro são analisados quanto ao CV, experiência, aptidões, etc... e só depois é que entram ou não.

 

O típico aluno regular passa a sua vida a estudar para redigir no papel, sabem teórica como ninguém mas o problema é aplicar no dia a dia.

Já o típico aluno do profissional, tem experiência de trabalho como ninguém, falta-lhe teoria porque passou o tempo a aprender a prática.

Se o sistema de ensino não equilibrar a balança destas duas vertentes, ai sim está o problema.

Acho muito bem!

Concordo plenamente contigo,  estudei num profissional, não por preguiça ou por falta de sentir vontade de seguir ensino superior, simplesmente em vez de aprender algo mais geral, apliquei tempo na área que gostava e desenvolvi as minhas competências, acho que de facto os cursos profissionais são cursos do futuro.

 

O mesmo não me impediu de ir pa faculdade, realizei os exames como todos os outros.
Esta lei deveria ser aplica em muitas circunstancias, na verdade nem devia de existir exames para ires para a faculdade, mas sim outras maneiras de seguires o que queres sem depender de um papel ao final de 8 anos de estudos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

@morfo2 concordo contigo

 

Li e achei uma boa ideia a introdução do ano zero para estes alunos, assim poderiam adquirir os conhecimentos que faltam. É certo que demoraria mais 1 ano, mas iria haver profissionais com melhor qualidade

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não percebo qual o espanto nisto. É claro que os alunos de um curso profissional têm mais prática do que teórica e na minha opinião são melhor preparados do que os do ensino regular para um curso superior.
Mas como o @morfo2 disse eles não vão entrar de graça.
Eu fui aluno de um curso profissional e achei injusto chegar ao 12º ano e ter que fazer exames nacionais com níveis de Português e Matemática que não foram mencionados sequer, mas o que fazer? Estudei sozinho, tive explicações. Não passei mas tive um país que me deixou entrar na universidade sem exames específicos (apenas um exame de prova como domino o Inglês) no curso que eu queria... Se gostava de ter continuado a estudar em Portugal? Gostava. Não me foi facilitado o acesso como vai ser agora... Portugal tem que mudar muito e acho que este foi um passo na direção certa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alunos do Professional precisam de Matemática A  para ingressarem em Engenharias. Eles dão Matemática B. Faz sentido eles terem que fazer exames, senão não têm as bases necessárias para Análise etc...

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, .тιαgσ disse:

Acho normal, por exemplo um aluno de TI vai com melhor preparação para a universidade do que um aluno de ciências e tecnologia. Agora depende dos requisitos que as universidades vão exigir. Claro que os profissionais terem de fazer exame de matemática A quando só aprendem matemática B não é muito justo, mas lá está levam muito mais conhecimento das disciplinas de TI 

 

41 minutos atrás, Paradox disse:

Alunos do Professional precisam de Matemática A  para ingressarem em Engenharias. Eles dão Matemática B. Faz sentido eles terem que fazer exames, senão não têm as bases necessárias para Análise etc...

 

Eu entrei no superior em engenharia informática com o exame de matemática B, mas nem todas as universidades aceitam esse exame. Querem ir para uma das boas? Há que trabalhar para tal, chegam lá e têm a matemática na mesma, portanto, não a fazem antes têm de a fazer depois de qualquer das maneiras...

 

Tal como a @Lynn disse, eu também não fui para um profissional pelo facilitismo, fui porque científicos não dá com nada para informática, mas tive de fazer na mesma os exames nacionais para entrar, de matemática B e de português.

 

Tal como o @morfo2 disse, os alunos dos profissionais sabem a prática e até alguma teoria, no superior aprendes a teoria e prática quase nula...

 

Portanto, dito isto, acho que tem as suas vantagens e desvantagens, por um lado entram mais facilmente através dos conhecimentos técnicos que possuem, por outro lixam se lá dentro se o objetivo era fugir dos exames (de matemática principalmente)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um tema realmente interessante!

Fui aluno do ensino regular, porque não tinha certezas daquilo que queria seguir ao fim do 12º Ano. Sempre tive intenções de seguir Engenharia Informática, no entanto era algo que ainda havia pequenas dúvidas.

Ao final do meu 12º Ano e assim que ingressei no Ensino Superior percebi que faltava-me muita coisa ali para o meu sucesso. Eu não percebia nada de nada infelizmente... A única coisa que percebia era as Matemáticas..

No entanto assisti exatamento ao contrário com colegas que vieram do profissional. Eram alunos brilhantes em tudo que tem haver com Informática (alguns casos vá... a maioria não era assim tão brilhante ahahha xD), no entanto passam 3 e 4 anos consecutivos a repetir uma mera Análise Matemática 1... E a história repete-se em Análise Matemática 2...

Eu concordo plenamente que o ensino profissional deva ser a aposta do futuro e que os atuais entraves para o ingresso numa faculdade devam deixar de existir, mas para isso a maior parte dos cursos profissionais devem começar o sofrer um determinado nível de rigor a nível nacional. Existem cursos profissionais com dificuldades tão variadas... E isso devia ser mais uniformizado. E a aposta na Matemática nesses cursos devia ser maior, porque infelizmente embora esses cursos sejam uma mais valia, a maior parte dos alunos vão sem uma perna para uma das maiores dificuldades deles que é as Análises Matemáticas... Há quem as faça e à primeira é verdade... Mas são muito raros!

Share this post


Link to post
Share on other sites

É uma fita adesiva num problema maior.

Já repararam que este tópico resumido seria "Muita teoria, pouca prática"?

Vamos por partes, ninguém quer estudar coisas desinteressantes. Teoria é desinteressante para + de 80% dos alunos. Não acho que valha a pena tentar explicar porque.

Os caminhos normais, AKA, 12º em Letras, Cientificos, etc, são teoria por cima de teoria. Este ensino é uma merda porque têm de ser uma merda. Não há outro jeito. Quem vai, e agora vou só falar com base na minha experiência, para científicos leva com meia dúzia de disciplinas onde o objetivo é só DECORAR o que lá está.  Isto porque disciplinas tipo Matemática A são de carater teorico. E necessário. Não me cabe a mim pensar num sistema de ensino que tenha melhores resultados, mas com certeza que há. Basta olhar lá para fora.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this